Comentários: 0

A União Europeia vai criar um fundo especial de investimento que, de acordo com as perspetivas da comissão, poderá convencer o setor privado a correr mais riscos e lançar na economia 315 mil milhões de euros em novos projetos de criação de infraestruturas ou inovação.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira no Parlamento Europeu por Jean-Claude Juncker. O presidente da Comissão Europeia confirmou que para o novo fundo - que terá a designação de Fundo Europeu para o Investimento Estratégico (FEIE) - irão ser transferidos 16 mil milhões de euros do orçamento da UE que estavam antes destinados aos tradicionais fundos comunitários e cinco mil milhões de euros do Banco Europeu de Investimento.

Com estes 21 mil milhões de euros nas suas mãos, o novo fundo tentará ir buscar mais financiamento no mercado e chamar os investidores privados a juntarem o seu dinheiro aos projetos para os quais for decidido avançar.

“A Europa está a precisar de ligar o motor e hoje o que a Comissão está a fazer é a aplicar os cabos de ignição”, afirmou Jean-Claude Juncker aos deputados europeus.

O plano de investimento da comissão, que foi sendo revelado nos últimos dias por vários órgãos de comunicação social, tem sido já criticado por depender demasiado da sua capacidade para convencer os investidores privados a participar, não estando previsto o lançamento de fundos públicos novos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta