Comentários: 0

A lista Falciani foi obtida ilegalmente e apenas serve de base à investigação feita em Portugal. As autoridades nacionais, como o Fisco e o Ministério Público, vão agora cruzar dados, a partir dos nomes revelados pela filial suíça do HSBC às autoridades que garantem impostos e acções criminais.

Os 611 nomes dos clientes da filial suíça do banco HSBC associados a Portugal, dos quais 220 têm nacionalidade portuguesa, não podem ser usados como prova pelas autoridades judiciais e fiscais nacionais, segundo escreve o Diário Económico.

A famosa lista ‘Swiss Leaks', revelada pelo consórcio internacional de jornalistas (ICIJ), foi obtida por meios ilegais por um ex-informático do HSBC, Hervé Falciani. É, por isso, considerada uma prova nula. Os nomes de portugueses só poderão ser usados como ponto de partida para a investigação do Fisco e Ministério Público (MP).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta