Comentários: 0

Os cofres do Estado vão este ano voltar a engordar com os lucros do Banco de Portugal (BdP). O regulador do setor financeiro nacional vai entregar um dividendo de 243 milhões de euros referente ao exercício do ano passado e que corresponde a 80% dos lucros totais registados pelo BdP em 2014 (304 milhões de euros).

Em média, entre 2007 e 2014, o BdP rendeu ao Estado 196 milhões de euros em dividendos por ano e 295 milhões anuais quando se juntam os impostos sobre o rendimento pagos, segundo escreve o Expresso.

A maior parte dos resultados do BdP resulta da chamada margem de juro que, no fundo, mede a diferença entre os juros pagos e os juros recebidos, explica o jornal.

A maior subida de ganhos da instituição liderada por Carlos Costa aconteceu nos resultados com operações financeiras de um valor negativo de 119 milhões em 2013 para um montante positivo de 216 milhões de euros no ano passado.

Já o ouro teve uma valorização de 1433 milhões de euros, sendo que o Estado recebe ainda 129 milhões de euros em impostos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade