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Relatório

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Banco de Portugal engorda cofres do Estado com 243 milhões de euros de lucros

Os cofres do Estado vão este ano voltar a engordar com os lucros do Banco de Portugal (BdP). O regulador do setor financeiro nacional vai entregar um dividendo de 243 milhões de euros referente ao exercício do ano passado e que corresponde a 80% dos lucros totais registados pelo BdP em 2014 (304 milhões de euros).

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ANA, Montepio e EPAL "comem" maior fatia das subvenções totais do Estado (que duplicaram num ano...)

Publicado com mais um ano de atraso, o relatório da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) vem mostrar que o Estado português gastou em 2013 quase o dobro (4.400 milhões de euros) do que tinha gasto em 2012 (2.200 milhões de euros) com subvenções públicas. A gestora aeroportuária ANA foi o maior beneficiário em 2013 (recebeu 81,6 milhões de euros), seguida pela Caixa Económica Montepio Geral (62,5 milhões) e a Empresa Portuguesa de Águas Livres (46,8 milhões).

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Lei das rendas: Bruxelas diz que alterações são um “contratempo”

As alterações que o Governo quer introduzir na lei das rendas são vistas como um “contratempo” pela Comissão Europeia (CE) no seu relatório de avaliação ao Programa de Ajustamento, conhecido ontem. Segundo a CE, o impacto da reforma do arrendamento urbano “ainda precisa de ser completamente avaliado”.

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Investimento em imobiliário comercial pode ser histórico e superar os mil milhões

Lisboa está na moda e há cada vez mais investidores, sobretudo estrangeiros, interessados em ativos imobiliários portugueses. E apesar de no primeiro semestre do ano o volume de negócios em imobiliário comercial ter atingido um valor ligeiramente menor que no período homólogo (156 milhões de euros), está em perspetiva um quarto trimestre capaz de bater todos os recordes.

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Relatórios de avaliação de imóveis devem ser sempre entregues aos clientes, diz Banco de Portugal

Os relatórios de avaliação de imóveis dados como garantia de empréstimos devem ser entregues aos clientes, sempre que estes são pagos total ou parcialmente por estes e independentemente da finalidade do crédito. Trata-se de uma recomendação do BdP, que já tinha recomendado, em 2010, a entrega aos clientes dos relatórios.

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Crédito à habitação: 27 mil contratos fechados em 2013, mais 16% que no ano anterior

Em 2013, foram celebrados 26.941 contratos de crédito à habitação em Portugal, mais 16% que no ano anterior. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), os referidos contratos tiveram um montante médio de 76.929 euros e um prazo médio de 29,5 anos. Este valor representa “uma redução, face a 2012, de 17,5%”, esclarece a entidade, salientando que o prazo diminuiu 20 meses.

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Portugal sobe cinco lugares no ranking da transparência imobiliária

Portugal subiu cinco lugares no Índice de Transparência do Imobiliário, tendo passado da 28ª posição do ranking em 2012 para a 23ª em 2014. Desta forma, o país manteve-se na categoria de “Transparente”, que só é superada pelos países que ocupam o top dez do ranking, os quais são classificados como de “Elevada Transparência”.

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Portugal tem 3.600 edifícios expostos a cheias

Há em Portugal pelo menos 3.601 edifícios expostos aos danos de inundações em zonas problemáticas de Lisboa, Porto, Coimbra e Oeiras. Em causa estão dados que resultam de um projeto da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, financiado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), que fez a primeira cartografia completa do risco de cheias no país.

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FMI apela a “diálogo social” para evitar fracasso da reforma do Estado

O FMI aproveitou o relatório internacional Monitor Orçamental, divulgado esta quarta-feira, para relembrar que “reformas com pouco diálogo social podem muito bem regredir após poucos anos”. “Reformas fundamentais” como a “redução da folha salarial do setor público” podem redundar em fracasso se não forem acompanhadas de “diálogo social” e “suporte popular”, diz o FMI. A mesma lógica aplica-se aos cortes das pensões e dos serviços de saúde.

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BdP recebeu 68 reclamações contra bancos por dia

No ano passado, as reclamações dos clientes bancários aumentaram 15% face a 2012. Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, em 2013, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 17.911 reclamações, o equivalente a 1.493 queixas por mês ou 68 por cada dia útil.

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