
A entrega do IRS deste ano, que está prestes a terminar, promete vir a ser um caos, devido à obrigatoriedade de os contribuintes validarem faturas na internet. O receio é da Ordem dos Contabilistas, sendo partilhado também pela Associação Nacional de Freguesias que pede que seja retomado o apoio às pessoas sem capacidade de aceder ao e-fatura.
No dia 31 de dezembro de 2015 termina o prazo para todos os contribuintes garantirem que têm faturas com despesas de gerais (água, luz, telefone, roupa, compras de supermercado, entre outras)
Citado pela TSF, o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), antecipa que a entrega de despesas de IRS vai ser "muito complicada" e "vão acontecer muitos problemas quando os contribuintes forem enviar as declarações".
Domingues Azevedo aprevê, por isto, uma grande confusão na entrega do IRS. " É uma confusão diabólica que não faz sentido", disse o responsável à rádio.
O bastonário adianta que o problema vai afetar não só as pessoas mais velhas, que nunca lidaram com um computador, mas também qualquer "cidadão normal".
Domingues Azevedo espera que o governo PS seja sensível ao problema e mantenha em vigor o método antigo.
ANAFRE quer reativar protocolo com AT
O tema também levanta também preocupações à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que, segundo noticia a TSF, vai pedir ao governo para que seja retomado o protocolo que permitia às freguesias apoio às populações no preenchimento das declarações de IRS e esclarecer dúvidas.
"Vamos retomar a ideia de protocolo com a Autoridade Tributária (AT)", disse Pedro Cegonho à rádio.
O presidente da ANAFRE tenciona que o protocolo abranja a cedência de computadores às juntas de freguesia "para que os contribuintes mais velhos possam cumprir as obrigações" e a "formação dos colaboradores que fiquem a auxiliar as pessoas no acesso ao portal da Autoridade Tributária".
E o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos também está preocupado, tendo entregue na nova comissão de Orçamento e Finanças uma exposição pedindo um regime transitório para as despesas de IRS, segundo noticiou esta semana o Jornal de Negócios.
Para poder comentar deves entrar na tua conta