
Salário médio de trabalhadores domésticos é inferior a 360 euros
O salário médio dos trabalhadores do serviço doméstico declarado à Segurança Social (SS) é inferior a 360 euros, abaixo do Salário Mínimo Nacional (SMN), segundo dados oficiais. De acordo com estatísticas enviadas à Lusa pelo Instituto da Segurança Social (ISS), em dezembro de 2024, um trabalhador recebia, em média, 358 euros. O Governo quer, de resto, acabar com a criminalização da não declaração do trabalho do serviço doméstico, sendo que a mudança não isenta os empregadores da obrigação de comunicar a contratação de uma empregada de limpeza à SS.

IRS Jovem 2025: prazo para a nova declaração termina esta quarta-feira
Os jovens trabalhadores que entregaram a declaração de rendimentos de 2024 sem acionar o IRS Jovem ainda poderão pedir acesso a este incentivo fiscal até esta quarta-feira (30 de julho de 2025), submetendo uma declaração de substituição no Portal das Finanças.

Descida da retenção pode pesar no acerto do IRS em 2026
As novas tabelas de retenção do IRS vão, em regra, reduzir os reembolsos ou aumentar o valor a entregar pelos contribuintes na hora do acerto do imposto em 2026, mostram simulações da PwC. À semelhança do que aconteceu em 2024, em que o imposto também baixou a meio do ano, o Governo ajusta as tabelas de retenção na fonte em agosto e setembro para compensar as retenções já efetuadas nos primeiros meses do ano com base numa versão do Código do IRS anterior ao desagravamento fiscal.

Novo IRS 2025 já é conhecido: como fica a retenção nos salários?
Já são conhecidas as novas tabelas de IRS que vêm reduzir o desconto mensal do imposto nos salários e pensões até ao fim do ano. Em agosto e setembro, vão ser aplicadas taxas excecionalmente mais baixas para compensar as retenções na fonte realizadas desde o início do ano.

Descida do IRS em 2025 promulgada pelo Presidente da República
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que reduz o IRS em 2025 e inclui um compromisso para uma descida adicional no próximo ano, informa uma nota publicada no ‘site’ da Presidência esta quinta-feira, dia 17 de julho.A aprovação aconteceu um dia depois de a proposta

Certidões de não dívida às Finanças passam a ter validade de 4 meses
As certidões de não dívida que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) começou a emitir este mês têm um novo prazo de validade, de quatro meses.A regra começou a aplicar-se a 01 de julho, com a entrada em vigor do pacote de medidas de simplificação fiscal anunciado em janeiro pelo executivo anterio

IRS 2025: guia dos prazos para pagar em prestações e como pedir
Se estás a passar por um momento financeiro mais apertado, pagar o IRS em prestações pode ser a solução ideal para ti.

IRS Automático: entregar ou não entregar? Medimos os prós e contras
A entrega do IRS automático está a tornar-se cada vez mais comum em Portugal. Em 2023, quase 2 milhões de contribuintes optaram por este modelo. E tudo indica que, em 2025, esse número vai aumentar.Mas afinal, o IRS automático é mesmo a melhor opção para todos?

30 medidas que prometem reduzir os custos com o Fisco
Em janeiro, o Governo português aprovou um conjunto de 30 medidas destinadas a tornar o sistema fiscal mais simples e acessível.

Quem está abrangido pelo IRS automático? Vejamos o IRS jovem
A entrega da declaração de IRS está oficialmente a decorrer e com ela surgem sempre dúvidas.

Trabalho doméstico: fisco recebe dados para desconto de 200 euros
Pela primeira vez, os contribuintes que contratam trabalhadores domésticos vão poder beneficiar de uma dedução no IRS.

Entrega IRS: como o reembolso ajuda a reduzir os custos de créditos
Em vez de gastares o reembolso do IRS em coisas que não são prioritárias, aproveita para reforçares a tua situação financeira.Seja para amortizares o crédito habitação, baixares as prestações do crédito pessoal ou juntares dívidas num só pagamento, esta pode ser uma forma eficaz de aliviares os teus

IRS automático ou manual? Os prós e contras no momento de decidir
Entregar o IRS automático pode parecer a solução mais simples e conveniente: basta alguns cliques e a declaração fica submetida, com a promessa de um reembolso mais rápido e sem risco de multas por atrasos.No entanto, essa rapidez pode sair cara.

IRS Jovem: quem fez retenção tem de declarar ou perde benefício
Os contribuintes abrangidos pelo anterior IRS Jovem que pediram para lhes ser aplicada a correspondente redução da retenção na fonte em 2024, devem agora assinalar a adesão ao regime na declaração anual, ou terão de repor a totalidade do imposto. O aviso é da bastonária da Ordem dos Contabilist

Como receber mais IRS: ao assinalares esta opção pode ajudar
Sabias que há uma forma simples de aumentar o reembolso do teu IRS? Ao preencheres a declaração de IRS de 2025, podes assinalar uma opção que faz toda a diferença.Esta escolha, muitas vezes ignorada, pode traduzir-se num valor extra no teu reembolso e sem qualquer custo para ti.
Tudo sobre o IRS 2025: como entregar a declaração sem erros
A entrega da declaração de IRS em 2025 já começou, e para evitar erros ou atrasos é essencial estar bem-informado. Desde prazos e regras até novidades fiscais, há vários aspetos a considerar antes de submeter o IRS no Portal das Finanças. Para ajudar os contribuintes, o idealista/news preparou vários guias-resumo com tudo o que é preciso saber sobre reembolsos, deduções e até novos campos de preenchimento. Seja através do IRS automático ou Modelo 3, fica a saber como garantir uma entrega da declaração de rendimentos sem complicações e que maximize os reembolsos.

IRS 2025: guia prático com dicas e informações úteis
A campanha de entrega do IRS de 2025 está em marcha, trazendo com ela várias dúvidas e alterações que podem impactar diferentes perfis de contribuintes.

Guia definitivo sobre o IRS automático: conhece todos os abrangidos
O IRS automático oferece várias vantagens.

Crédito habitação: como deduzir as despesas no IRS de 2025?
Ao preencheres a tua declaração de IRS, é essencial saberes quais são as despesas de habitação que podem ser deduzidas, de forma a maximizares o reembolso ou reduzires o imposto a pagar. Desde os juros do crédito habitação (para os mais contratos antigos) às rendas e encargos com a reabilitação

Reembolsos, novas regras e mudanças fiscais: novidades do IRS em 2025
A campanha de entrega da declaração de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos auferidos em 2024, já arrancou, prolongando-se até ao próximo dia 30 de junho.

Reembolso mais baixo no IRS ou imposto a pagar? "Era expectável"
A bastonária da Ordem dos Contabilistas diz que há contribuintes surpreendidos com a redução do reembolso ou por terem de pagar IRS, notando que isto decorre da redução da retenção fonte em 2024, que deixou mais dinheiro disponível mensalmente. Em declarações à Lusa, a bastonária da Ordem dos C

Falhas na indicação do IBAN atrasam muitas declarações do IRS
A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, sublinha a necessidade de os contribuintes indicarem ou confirmarem o IBAN na declaração do IRS, pois a sua falha está na origem do atraso no processamento de muitas declarações.Em entrevista à Lusa, numa altura em que a campanha da e

IRS: prazo médio do pagamento dos reembolsos deve diminuir
A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, referiu, em entrevista à Lusa, que o caminho de redução do prazo médio do reembolso do IRS vai se manter este ano, devendo diminuir face aos 13 dias de 2024.

Entrega do IRS arranca a 1 de abril: o que é preciso saber
A entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos obtidos em 2024 arrancou no dia 1 de abril e prolonga-se até 30 de junho.

IRS: prazo para comunicar agregado familiar vai mudar
O prazo para a comunicação e validação do agregado familiar vai passar a ter por limite o último dia de fevereiro, segundo um decreto-lei com medidas de simplificação fiscal publicado esta quinta-feira, 27 de março de 2025.