
És senhorio? Fica a saber tudo sobre a entrega de IRS
A segunda fase de entrega das declarações de IRS decorre durante este mês, período durante o qual os senhorios têm de preencher o IRS, mesmo que tenham também rendimentos de trabalho ou pensões. Sabias que este ano há novas regras? Fica a saber tudo sobre o tema.
IRS 2015: Agora é a vez dos trabalhadores independentes entregarem a declaração
Os trabalhadores independentes ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias têm de entregar as declarações do IRS do ano passado até ao final deste mês, podendo fazê-lo através do Portal das Finanças ou em papel. Até sexta-feira (dia 29 de abril) tinham sido submetidas quase 3,1 milhões de declarações referentes à primeira fase – para trabalhadores dependentes e pensionistas.
IRS: contribuintes já estão a receber reembolsos de 2015
És um dos contribuintes que já entregaram a declaração de IRS de 2015? Então temos boas notícias para ti. As Finanças estão já, desde esta terça-feira, a pagar os reembolsos correspondentes às declarações de rendimentos do ano passado, segundo garante o Ministério das Finanças.

IRS 2015: Estes são os rendimentos que não tens de declarar
A maioria dos contribuintes em Portugal – os que têm rendimentos das categorias A e H (trabalho dependente e pensões) – tem de apresentar a declaração de rendimentos de 2015 até dia 30 de abril. Mas nem todos os ganhos que tiveste no ano passado têm de ser declarados no IRS, na “famosa” Modelo 3. Em causa estão, por exemplo, prémios do Euromilhões ou o subsídio de desemprego.

IRS 2015 entrega: tudo para que não falhes
Estamos em plena contagem decrescente para o fim do prazo da entrega da 1ªFase do IRS 2015. A maioria dos contribuintes em Portugal tem de apresentar a declaração de rendimentos do ano passado até ao próximo dia 30 de abril e nada melhor do que estar preparado para que nada falhe.

IRS 2015: recibos verdes com novas regras já na apresentação desta declaração
Trabalhas com recibos verdes? Atenção porque o modelo de anexo SS (Segurança Social) que tiveste de preencher para o IRS entregue no ano passado foi revogado. Hoje entra em vigor o novo impresso que terás de apresentar, em maio próximo, com a declaração de rendimentos de 2015.
IRS: o que fazer para que não percas as deduções da casa (seja própria ou arrendada)
A declaração de IRS de 2015, cujo prazo decorre agora para a maioria dos contribuintes tem um truque para poderes beneficiar das deduções da casa, tanto para proprietários como para inquilinos. O anexo H está escondido e o valor desta dedução tem de ser inserido manualmente, com a respetiva identificação do imóvel. Caso contrário, arriscas-te a perder este dinheiro.
Chrome e Edge não deixam apresentar declarações de IRS 2015 (ensinamos-te a resolver o problema)
Se utilizas os navegadores Chrome e Edge terás problemas no momento de apresentar a declaração do IRS de 2015 pela Internet, porque deixaram de ser compatíveis com a tecnologia Java, que é necessária para este procedimento no Portal das Finanças. A primeira fase do IRS do ano passado decorre de 1 a 30 de abril para os contribuintes com rendimentos da categoria A e da H (trabalho dependente e pensões).

OE 2016: O que muda desde as despesas de veterinário à conta da luz, passando pela educação e higiene feminina
O polémico Orçamento do Estado (OE) para este ano, sujeito a votações nesta segunda-feira no Parlamento, começa agora a ter aderência com a realidade de quem vive em Portugal. E o OE 2016 vai ter implicações diretas na carteira dos contribuintes nacionais, a vários níveis. Uma das novidades é que o IVA das despesas veterinárias passa a poder ser deduzido até 15% em sede de IRS, até ao limite de 250 euros.

Viver junto: já só basta isto para Fisco reconhecer uma união de facto
Viver junto é suficiente, a partir de agora, para que as Finanças reconheçam uma união de facto. Cai assim a obrigatoriedade de que as duas pessoas de um casal tivessem a mesma morada fiscal, ou no Cartão do Cidadão, num mínimo de dois anos, para conseguir este estatuto. Esta medida terá efeitos no momento de apresentar a declaração de IRS de 2015 e implica a prova por parte da junta de freguesia da residência.
Pedido de faturas com NIF sobe 46% num ano
Os incentivos para os consumidores pedirem faturas e lhe associarem o seu NIF começaram em 2013 e têm sido reforçados anualmente, e os contribuintes têm respondido “à letra”, já que no ano passado pediram mais 46% de faturas com a sua identificação do que em 2014.
E-faturas: o prazo termina hoje, não te esqueças
Atenção, depois de ter sido adiado por uma semana devido a problemas técnicos, termina hoje para os contribuintes o prazo de verificação e validação das faturas de 2015 no Portal das Finanças. Para mais tarde, ficam as despesas de saúde, educação e lares, que dependem da emissão de faturas por entidades públicas e não de empresas.
IRS: contribuintes vão ter nova página para confirmar deduções
Após todos os problemas com a confirmação das faturas - procedimento imprescindível para que os contribuintes possam deduzir as despesas no IRS de 2015 -, o Fisco decidiu criar uma nova página específica para este efeito dentro do Portal das Finanças. O novo sítio deverá estar em funcionamento até ao próximo dia 15 de março.
IRS: portal do e-fatura com problemas no dia em que acaba prazo para contribuintes
Um erro no portal e-fatura das Finanças impediu esta manhã os contribuintes de validar as faturas de 2015, cujo prazo termina esta segunda-feira ao final do dia, para que possam ser incluídas na declaração de IRS do ano passado. O Ministério das Finanças garante que o problema já está resolvido.

Rendas: senhorios têm de voltar a emitir recibos de 2015 para que entrem no IRS
Os proprietários que passaram, já em 2016, recibos de rendas recibidas no ano passado terão agora de anulá-los e emitir outros. Este é o novo procedimento obrigatório das Finanças para que estas rendas sejam consideradas rendimentos de 2015. Nos novos recibos, os senhorios têm passar a indicar a data efetiva do recebimento da renda.
IRS: prazo para confirmar faturas termina na próxima 2ªfeira
Termina na próxima segunda feira, dia 15 de fevereiro, o prazo para que os contribuintes possam confirmar as faturas do IRS de 2015 no Portal das Finanças. Depois disso, haverá um período transitório para que alguns gastos ainda possam ser declarados.
IRS: guia para saberes como sobreviver à declaração de 2015
Os contribuintes têm até ao próximo dia 15 de fevereiro para confirmar as suas faturas no Portal das Finanças e assim poderem deduzir as respetivas despesas no IRS de 2015. Este ano, também há novos prazos e regras na dedução das despesas. Como os imprevistos acontecem, aconselhamos-te a não deixares tudo para o último dia e apresentamos-te um guia para te ajudar neste processo, que pode ser complicado.
IRS: contribuintes podem, afinal, declarar despesas que não estejam no e-fatura
Os contribuintes vão, afinal, poder incluir na declaração do IRS de 2015 as despesas de saúde, educação e formação, bem como os encargos com imóveis e com lares que não constem do e-fatura, caso o valor do pré-preenchimento seja inferior aos valores que gastaram.

IRS 2015: guia para que não percas dinheiro com os impostos deste ano
O ano está a terminar e em poucos meses terás de apresentar a declaração de rendimentos de 2015, que se antecipa que vai ser uma missão complicada, com todas as mudanças que foram introduzidas. Cumprir calendário será determinante para garantir o correto reembolso do IRS, mas há outros procedimentos que também contam. Ora vê...

IRS 2015: prepara-te para o caos que aí vem
A entrega do IRS deste ano promete vir a ser um caos, devido à obrigatoriedade de os contribuintes validarem faturas na internet. O receio é da Ordem dos Contabilistas, sendo partilhado também pela Associação Nacional de Freguesias, que pede que seja retomado o apoio às pessoas sem capacidade de aceder ao e-fatura.
Reforma do IRS trouxe novas obrigações para os senhorios
A reforma do IRS traz novas obrigações para os senhorios. Por isso, atenção: todas as rendas obtidas durante este ano deverão ser declaradas até 31 de janeiro de 2016. Outra novidade é que os rendimentos prediais podem ser apresentados na categoria B, de empresas.
IRS 2015: senhorios podem juntar rendas a outros rendimentos sem ir ao banco
A reforma do IRS traz mais novidades para os senhorios em 2015. Os proprietários de imóveis arrendados que queiram agregar os valores recebidos com outros rendimentos na declaração de IRS de 2015 estarão livres de solicitar ao banco até 31 de janeiro uma declaração a fazer prova dos ganhos de capitais conseguidos durante o ano de 2014.

“A reforma” da reforma do IRS e o imobiliário
Estas linhas foram escritas em simultâneo com a votação na especialidade, no Parlamento, da reforma do IRS, ou seja, sem o conhecimento do seu resultado final. O título deste artigo já revela que a discussão na especialidade da proposta para a reforma do IRS, apresentada pelo Governo em outubro, deverá ter como resultado final alterações à dita proposta.

Guia do Orçamento do Estado/reforma fiscal 2015: IRS, imobiliário e muito mais
Depois de meses à espera, e de se conhecer a proposta da comissão do IRS, é agora oficial a reforma fiscal que o Governo quer implementar em Portugal a partir de 2015. O documento, cuja apresentação na semana passada coincidiu com a da proposta do Orçamento do Estado para 2015 na Assembleia da República, está cheio de novas medidas com efeitos no IRS e muito mais. O idealista News Portugal preparou um conjunto de artigos para te ajudar a entender como todas estas alterações vão afetar o setor imobiliário e a tua vida como contribuinte.