Comentários: 0

No índice de Transparência Internacional relativo a 2015, divulgado esta quarta-feira (dia 27), Portugal aparece na 28ª posição, encontrando-se à frente, por exemplo, de Espanha (36º) e Itália (61º).

O ranking analisa a perceção da corrupção no setor público de 168 países e, a título meramente comparativo, percebe-se que a perceção dos portugueses está ao mesmo nível da dos cidadãos do Botswana, escreve a Rádio Renascença.

Face ao índice do ano passado, Portugal mantém inalterado o nível de corrupção percecionada, arrecadando 63 pontos, numa escala de zero a 100.

De referir que o Brasil regista a pior queda, descendo sete lugares, para a 76ª posição. Entre os países de língua oficial portuguesa, Angola está na 163ª posição entre 168 países e continua a registar a maior perceção de corrupção no setor público. No conjunto dos lusófonos, Portugal regista o menor índice de corrupção percecionada pela opinião pública.

Dinamarca, Finlândia e Suécia são, por esta ordem, os países onde há um sentimento menor de corrupção no setor público. O primeiro país não europeu ao alto da classificação é a Nova Zelândia, que ocupa a quarta posição do ranking.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta