Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Corrupção

Últimas notícias sobre "Corrupção" publicadas em idealista.pt/news

Travão nos vistos gold: investimento cai 43% em julho para 56 milhões de euros

Em julho, o investimento captado através dos vistos gold – Autorização de Residência para Investimento (ARI), na designação oficial – recuou 42,9% em termos homólogos e 37% face ao mês anterior, para 56 milhões de euros. Foram atribuídos ao todo 108 vistos gold: 98 por via da aquisição de bens imóveis (37 na compra de imóveis para reabilitação urbana) e 10 através do critério de transferência de capital.

Notícia sobre:

Cerco anti-corrupção mais apertado no imobiliário: “Investidores valorizam transparência nos negócios”

“A transparência funciona assim como um íman de atração de investimento, servindo de critério comparativo entre os diferentes países”, considera Pedro Lancastre, diretor-geral da JLL Portugal, em entrevista ao idealista/news. E é por isto mesmo que a consultora internacional decidiu criar um Índice Global de Transparência Imobiliária (IGTI), que é publicado de dois em dois anos pela JLL e LaSalle. Portugal ocupa, na edição de 2020, a 26ª posição, com um score de 2,42, sendo o ranking liderado pelo Reino Unido (1,31) – EUA (1,35) e Austrália (1,39), por esta ordem, completam o pódio.

Notícia sobre:

Caso EDP: guia para entender o que está em causa

António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, foram suspensos das funções pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, tal como tinha sido solicitado pelo Ministério Público (MP), para não perturbarem a investigação de que são alvo. Os dois gestores são suspeitos, em coautoria, da prática de quatro crimes de corrupção ativa e de um crime de participação económica em negócio, tendo sido constituídos arguidos há cerca de três anos. Agora ficam também proibidos de viajar para o estrangeiro, impedidos de entrar nos edifícios da EDP e contactar com com arguidos e testemunhas.

Notícia sobre:

Portugal continua a ser o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro país com melhor pontuação no Global Peace Index, ranking que mede quais são os países mais pacíficos do mundo e que é elaborado pelo Institute for Economics & Peace (IEP) – tem os mesmos 1.247 pontos que na edição de 2019. Nova Zelândia lidera a lista, sendo seguida por Islândia.

Notícia sobre:

A fonte do Luanda Leaks tem voz portuguesa: Rui Pinto é o denunciante

Rui Pinto, o ‘whistleblower’ (denunciante) dos Football Leaks, é também a fonte por detrás dos Luanda Leaks. Foi o hacker informático português que entregou ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) os mais de 715 mil documentos que ficaram conhecidos como Luanda Leaks, que tinham como foco principal os esquemas financeiros que possibilitaram vários negócios de Isabel dos Santos.

Notícia sobre:

Estas são as 22 empresas portuguesas (5 estão na Madeira) em que Isabel dos Santos "meteu o dedo”

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), representado em Portugal pelo Expresso e SIC, pôs a descoberto como Isabel dos Santos se tornou a mulher mais rica de África, mas também levantou o pano sobre a esfera de influências da empresária. Em Portugal, o segundo país onde tem maior presença, atrás de Angola, são 22 participações, incluíndo cinco na Zona Franca da Madeira.

Notícia sobre:

Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa

A empresária angolana Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm um vasto património imobiliário localizado em várias geografias. Luanda, Dubai, Mónaco e Londres entram nestas “contas”, bem como Lisboa. Na capital portuguesa, a filha do ex-Presidente de Angola tem dois apartamentos num luxuoso edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao El Corte Inglés e ao Parque Eduardo VII

Notícia sobre:

Bancos “portugueses” transferiram 672 milhões para lista de offshores da UE em 2018

Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros para os territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia (UE), que foram atualizadas recentemente.

Notícia sobre:

Casa de luxo de Manuel Pinho em Nova Iorque terá sido paga com "saco azul" do GES

O ex-ministro da Economia do socialista José Sócrates, Manuel Pinho comprou um apartamento de luxo no Edifício Platinum, perto da Broadway, em Nova Iorque, que terá sido financiado com dinheiro vindo do chamado "saco azul" do Grupo de Espírito Santos (GES). Os procuradores do Ministério Público (MP) consideram que a transação terá sido suportada pela avença mensal de 15 mil euros que o economista alegadamente recebeu, entre março de 2005 e julho de 2009.

Notícia sobre: