Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Corrupção

Últimas notícias sobre "Corrupção" publicadas em idealista.pt/news

Bancos “portugueses” transferiram 672 milhões para lista de offshores da UE em 2018

Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros para os territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia (UE), que foram atualizadas recentemente.

Notícia sobre:

Casa de luxo de Manuel Pinho em Nova Iorque terá sido paga com "saco azul" do GES

O ex-ministro da Economia do socialista José Sócrates, Manuel Pinho comprou um apartamento de luxo no Edifício Platinum, perto da Broadway, em Nova Iorque, que terá sido financiado com dinheiro vindo do chamado "saco azul" do Grupo de Espírito Santos (GES). Os procuradores do Ministério Público (MP) consideram que a transação terá sido suportada pela avença mensal de 15 mil euros que o economista alegadamente recebeu, entre março de 2005 e julho de 2009.

Notícia sobre:

Odebrecht tenta proteção de falência nos EUA após escândalo de corrupção

A construtora brasileira solicitou esta semana o enquadramento na lei de falências dos EUA, depois de ter feito o mesmo no Brasil em junho. Empresa está envolvida na maior investigação de corrupção do Brasil, a operação Lava Jato.

Notícia sobre:

Construtora portuguesa BPC “escapa” à derrocada do grupo brasileiro Odebrecht

O grupo Odebrecht, que chegou a ser o maior empreiteiro do Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo. Um processo que deixa de fora a Odebrecht Engenharia, de que faz parte a portuguesa Bento Pedroso Construções (BPC).

Notícia sobre:

Governo diz que tem procurado melhorar programa dos vistos gold (investimento caiu 33%)

O Governo tem procurado melhorar o programa dos vistos gold, que já captou 4.500 milhões de euros – o investimento caiu, no entanto, 33% no 1º trimestre face ao período homólogo –, revelou o ministro Augusto Santos Silva. 

Notícia sobre:

Controlos de vistos gold em Portugal “não são suficientes”, alerta a Transparency International

A organização Transparency International (TI) considera que o regime nacional de atribuição de vistos gold não tem controlos suficientes, tem poucos funcionários para tratar os pedidos e tem feito “caminho inverso” no fortalecimento das regras.

Notícia sobre:

Construtoras acusadas de cartel concorrem a novas obras da Infraestruturas de Portugal

As construtoras acusadas pela Autoridade da Concorrência de atuarem em cartel e lesarem o Estado em concursos públicos estão a entrar em novos concursos lançados pela Infraestruturas de Portugal.

Notícia sobre:

Combate à corrupção está estagnado em Portugal

O combate à corrupção está estagnado em Portugal, acusa a associação cívica Transparência e Integridade, justificando com a manutenção de escândalos públicos de falta de ética e alegadas tentativas de controlo político dos Conselhos Superiores da Magistratura e Ministério Público.

Notícia sobre:

Vistos gold: ex-ministro Miguel Macedo e ex-diretor do SEF absolvidos de todos os crimes

O ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo foi absolvido de todos os crimes de que era acusado no processo vistos gold. O mesmo veredicto para Jarmela Palos, ex-diretor do SEF. Já António Figueiredo, ex-presidente do IRN, foi condenado pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e peculato.

Notícia sobre:

Vistos gold: decisão do julgamento conhecida hoje

A leitura do acórdão do processo vistos gold está marcada para esta sexta-feira (4 de janeiro de 2018), após três adiamentos, o último dos quais devido à greve parcial dos funcionários judiciais, a 21 de dezembro. Entre os 21 arguidos que aguardam decisão judicial – quase dois anos após o início do julgamento – estão o ex-ministro Miguel Macedo e o antigo presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo. 

Notícia sobre: