Negócios imobiliários do Novo Banco

As polémicas vendas imobiliárias do Novo Banco

Os negócios de vendas de imóveis e carteiras de crédito malparado por parte do Novo Banco, entidade que ficou com a atividade bancária e com os chamados ativos bons do antigo Banco Espírito Santo (BES), fizeram correr muita tinta nos últimos anos. E o tema volta agora a estar em cima da mesa, tendo a Polícia Judiciária (PJ) realizado buscas na sede do banco e nas instalações da consultora KPMG, em Lisboa, indicando estarem em “causa suspeitas de terem sido praticadas diversas ilegalidades na venda de ativos imobiliários”. Viriato, Sertorius, Nata I e II e Albatroz, estas são algumas das polémicas vendas de carteiras de imóveis – e de crédito malparado – realizadas pela entidade desde 2018.
Buscas no Novo Banco

Buscas no Novo Banco por “ilegalidades na venda de ativos imobiliários”

A Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas esta quarta-feira (29 de outubro de 2025) na sede do Novo Banco e nas instalações da consultora KPMG, em Lisboa, num inquérito que investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva, segundo anunciou. Em causa está a operação intitulada ‘Hair-Cut’, que investiga alegadas irregularidades na venda de ativos imobiliários da instituição, situados na zona de Sesimbra. De referir que as buscas acontecem no dia em que ficou consumada a venda do banco por parte do Governo e do Fundo de Resolução ao grupo bancário francês BPCE.
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos

MP quer saber mais de negócios de Montenegro e casa de Pedro Nuno Santos

O Ministério Público (MP) pediu informações adicionais a Luís Montenegro, no âmbito da averiguação preventiva relacionada com a empresa Spinumviva, e aguarda ainda o envio desses documentos, informou esta terça-feira (20 de maio de 225) a Procuradoria-Geral da República (PGR), precisando também que tomou idêntica iniciativa em relação a Pedro Nuno Santos.
Banco de Portugal

Operação "Pactum": PJ faz 75 buscas e Banco de Portugal é um dos alvos

“Pactum”. Assim se chama a operação desencadeada esta quinta-feira (3 de abril de 2025) pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de um inquérito a correr termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Em causa estão 75 mandados de busca e apreensão, tendo o Banco de Portugal (BdP) confirmado que é um dos alvos de buscas.
Miguel Pinto Luz

PJ investiga construção de hotel em Cascais – Pinto Luz será visado

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, anunciou que realizou esta quarta-feira (2 de abril de 2025) buscas em Lisboa e Cascais por suspeitas de favorecimento no processo de venda de um terreno municipal destinado à construção de um hotel de luxo. O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, confirmou as buscas da PJ na autarquia, sendo que um dos visados na investigação será Miguel Pinto Luz, ex-vice-presidente do município e atual ministro das Infraestruturas e da Habitação. O governante assegurou que sempre pautou conduta na Câmara de Cascais “pela integridade”.
Transparência e corrupção

Portugal cai no Índice de Percepção da Corrupção: é 43º em 180 países

Portugal caiu nove lugares no Índice de Percepção da Corrupção 2024: ocupava a 34ª posição e está agora na 43ª, num total de 180 países analisados, com 57 pontos, o valor mais baixo de sempre. O Índice de Percepção da Corrupção 2024, que foi divulgado esta terça-feira (11 de fevereiro de 2025) pela Transparência Internacional, tem uma escala de 0 a 100, em que 0 é o mais corrupto possível e 100 é não corrupto.
Projetos imobiliários em Gaia

Operação Babel: acordo com promotores de hotéis beneficiava câmara

O antigo vice-presidente da Câmara de Gaia assumiu na quinta-feira, dia 30 de janeiro, ter acordado com os promotores de dois hotéis para custearem a estabilização da escarpa que os separava a troco da redução ou isenção de taxas, situação que beneficiava a autarquia. “O acordo era muito simples, os dois hotéis avançavam com a consolidação da escarpa e a câmara isentava-os de taxas”, afirmou Patrocínio Azevedo perante o coletivo de juízes do Tribunal de Vila Nova de Gaia na quinta sessão de julgamento.
Luanda Leaks

Reino Unido congela bens a Isabel dos Santos e a seus associados

O Governo britânico anunciou esta quinta-feira (dia 21 de novembro) sanções à empresária angolana Isabel dos Santos e dois dos seus associados, incluindo a proibição de entrar no país e o congelamento de ativos.As sanções constituem o primeiro passo da nova campanha do Ministério dos Negócios Estran
Corrupção em Portugal

Corrupção em Portugal: clubes de futebol, partidos e câmaras no top 3

Os clubes de futebol, os partidos e as autarquias são vistos como os grupos mais corruptos em Portugal, com uma pontuação de 8,1, 7,5 e 7,5, respetivamente, numa escala de 0 a 10. Em causa estão dados que constam no novo barómetro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apresentado esta segunda-feira (16 de setembro de 2024). 
Empreendimento Dubai Madeira

Empreendimento de luxo na Madeira une os três detidos por corrupção

Avelino Farinha e Custódio Correia, sócios da Varino, empresa promotora do projeto imobiliário Dubai Madeira e detida pelos grupos madeirenses AFA e Socicorreia, e Pedro Calado, ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal, estão detidos, em Lisboa, por suspeitas de corrupção na Madeira, estando a ligação entre eles a ser escrutinada pelas autoridades.
Burlas na construção civil

Construção civil: arguido confessa crimes de burla a empreiteiros

O principal arguido num processo de burlas a empresários da construção civil confessou esta sexta-feira (17 de novembro de 2023), no início do julgamento no Tribunal de Vila Real, a autoria de todos os crimes de burla qualificada e branqueamento de que está indiciado. O processo, que remonta a 2021, envolve um total de 13 arguidos, com idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos.
António Costa demitiu-se

Demissão de António Costa: o que está a ser investigado?

Depois de uma crise habitacional, uma crise política. O dia 7 de novembro de 2023 ficará registado na memória dos portugueses pela inesperada demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro. Um pedido que foi imediatamente aceite pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que convocou os partidos com assento parlamentar para esta quarta-feira (8 de novembro de 2023) e o Conselho de Estado para o dia seguinte, falando depois ao país. Mas o que está em causa? O que levou, afinal, António Costa a demitir-se? Explicamos.