Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Corrupção

Últimas notícias sobre "Corrupção" publicadas em idealista.pt/news

Portugal continua a ser o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro país com melhor pontuação no Global Peace Index, ranking que mede quais são os países mais pacíficos do mundo e que é elaborado pelo Institute for Economics & Peace (IEP) – tem os mesmos 1.247 pontos que na edição de 2019. Nova Zelândia lidera a lista, sendo seguida por Islândia.

Notícia sobre:

A fonte do Luanda Leaks tem voz portuguesa: Rui Pinto é o denunciante

Rui Pinto, o ‘whistleblower’ (denunciante) dos Football Leaks, é também a fonte por detrás dos Luanda Leaks. Foi o hacker informático português que entregou ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) os mais de 715 mil documentos que ficaram conhecidos como Luanda Leaks, que tinham como foco principal os esquemas financeiros que possibilitaram vários negócios de Isabel dos Santos.

Notícia sobre:

Estas são as 22 empresas portuguesas (5 estão na Madeira) em que Isabel dos Santos "meteu o dedo”

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), representado em Portugal pelo Expresso e SIC, pôs a descoberto como Isabel dos Santos se tornou a mulher mais rica de África, mas também levantou o pano sobre a esfera de influências da empresária. Em Portugal, o segundo país onde tem maior presença, atrás de Angola, são 22 participações, incluíndo cinco na Zona Franca da Madeira.

Notícia sobre:

Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa

A empresária angolana Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm um vasto património imobiliário localizado em várias geografias. Luanda, Dubai, Mónaco e Londres entram nestas “contas”, bem como Lisboa. Na capital portuguesa, a filha do ex-Presidente de Angola tem dois apartamentos num luxuoso edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao El Corte Inglés e ao Parque Eduardo VII

Notícia sobre:

Bancos “portugueses” transferiram 672 milhões para lista de offshores da UE em 2018

Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros para os territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia (UE), que foram atualizadas recentemente.

Notícia sobre:

Casa de luxo de Manuel Pinho em Nova Iorque terá sido paga com "saco azul" do GES

O ex-ministro da Economia do socialista José Sócrates, Manuel Pinho comprou um apartamento de luxo no Edifício Platinum, perto da Broadway, em Nova Iorque, que terá sido financiado com dinheiro vindo do chamado "saco azul" do Grupo de Espírito Santos (GES). Os procuradores do Ministério Público (MP) consideram que a transação terá sido suportada pela avença mensal de 15 mil euros que o economista alegadamente recebeu, entre março de 2005 e julho de 2009.

Notícia sobre:

Odebrecht tenta proteção de falência nos EUA após escândalo de corrupção

A construtora brasileira solicitou esta semana o enquadramento na lei de falências dos EUA, depois de ter feito o mesmo no Brasil em junho. Empresa está envolvida na maior investigação de corrupção do Brasil, a operação Lava Jato.

Notícia sobre:

Construtora portuguesa BPC “escapa” à derrocada do grupo brasileiro Odebrecht

O grupo Odebrecht, que chegou a ser o maior empreiteiro do Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo. Um processo que deixa de fora a Odebrecht Engenharia, de que faz parte a portuguesa Bento Pedroso Construções (BPC).

Notícia sobre:

Governo diz que tem procurado melhorar programa dos vistos gold (investimento caiu 33%)

O Governo tem procurado melhorar o programa dos vistos gold, que já captou 4.500 milhões de euros – o investimento caiu, no entanto, 33% no 1º trimestre face ao período homólogo –, revelou o ministro Augusto Santos Silva. 

Notícia sobre:

Controlos de vistos gold em Portugal “não são suficientes”, alerta a Transparency International

A organização Transparency International (TI) considera que o regime nacional de atribuição de vistos gold não tem controlos suficientes, tem poucos funcionários para tratar os pedidos e tem feito “caminho inverso” no fortalecimento das regras.

Notícia sobre: