
MP quer saber mais de negócios de Montenegro e casa de Pedro Nuno Santos
O Ministério Público (MP) pediu informações adicionais a Luís Montenegro, no âmbito da averiguação preventiva relacionada com a empresa Spinumviva, e aguarda ainda o envio desses documentos, informou esta terça-feira (20 de maio de 225) a Procuradoria-Geral da República (PGR), precisando também que tomou idêntica iniciativa em relação a Pedro Nuno Santos.

Construção: Zagope paga milhões a filho do ditador da Guiné Equatorial
Entre 2014 e 2018, a construtora portuguesa Zagope terá transferido 72 milhões para uma empresa controlada por Teodorin Obiang, filho do presidente da Guiné Equatorial, segundo documentos revelados pelo Expresso em colaboração com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), Le M

Obras ilegais: fiscais da Câmara de Loures condenados por corrupção
Quatro fiscais da Câmara Municipal de Loures foram condenados por corrupção passiva, num processo que resultou também na condenação de outros 10 arguidos, munícipes nesta autarquia do distrito de Lisboa, por corrupção ativa, revelou esta terça-feira (dia 13 de maio) o Ministério Público (MP).Os crim

Líder de gigante imobiliária condenada a 30 anos de prisão no Vietname
Um tribunal da cidade de Ho Chi Minh condenou esta segunda-feira (21 de abril de 2025) a dirigente de uma gigante imobiliária a 30 anos de prisão, após recurso, num caso ligado ao maior escândalo financeiro na história do Vietname.

Operação "Pactum": PJ faz 75 buscas e Banco de Portugal é um dos alvos
“Pactum”. Assim se chama a operação desencadeada esta quinta-feira (3 de abril de 2025) pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de um inquérito a correr termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Em causa estão 75 mandados de busca e apreensão, tendo o Banco de Portugal (BdP) confirmado que é um dos alvos de buscas.

PJ investiga construção de hotel em Cascais – Pinto Luz será visado
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, anunciou que realizou esta quarta-feira (2 de abril de 2025) buscas em Lisboa e Cascais por suspeitas de favorecimento no processo de venda de um terreno municipal destinado à construção de um hotel de luxo. O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, confirmou as buscas da PJ na autarquia, sendo que um dos visados na investigação será Miguel Pinto Luz, ex-vice-presidente do município e atual ministro das Infraestruturas e da Habitação. O governante assegurou que sempre pautou conduta na Câmara de Cascais “pela integridade”.

Portugal cai no Índice de Percepção da Corrupção: é 43º em 180 países
Portugal caiu nove lugares no Índice de Percepção da Corrupção 2024: ocupava a 34ª posição e está agora na 43ª, num total de 180 países analisados, com 57 pontos, o valor mais baixo de sempre. O Índice de Percepção da Corrupção 2024, que foi divulgado esta terça-feira (11 de fevereiro de 2025) pela Transparência Internacional, tem uma escala de 0 a 100, em que 0 é o mais corrupto possível e 100 é não corrupto.

Operação Babel: acordo com promotores de hotéis beneficiava câmara
O antigo vice-presidente da Câmara de Gaia assumiu na quinta-feira, dia 30 de janeiro, ter acordado com os promotores de dois hotéis para custearem a estabilização da escarpa que os separava a troco da redução ou isenção de taxas, situação que beneficiava a autarquia. “O acordo era muito simples, os dois hotéis avançavam com a consolidação da escarpa e a câmara isentava-os de taxas”, afirmou Patrocínio Azevedo perante o coletivo de juízes do Tribunal de Vila Nova de Gaia na quinta sessão de julgamento.

Operação Babel: Patrocínio Azevedo nega ter "dado cobertura" a Malafaia
O antigo vice-presidente da Câmara de Gaia Patrocínio Azevedo negou esta quarta-feira (22 de janeiro de 2025) ter “dado cobertura” e permitido “coisas do arco-da-velha” ao empresário Paulo Malafaia, o qual considerou o ex-autarca um “contacto de ouro” e “o futuro presidente da câmara”.

Promotora imobiliária Fortera está a vender projeto Bonfim por 18 milhões
A promotora imobiliária Fortera, de capitais israelitas – surge no centro da Operação Babel por suspeitas de corrupção e favorecimento em projetos urbanísticos em Gaia –, está a vender um dos seus projetos, o Bonfim, localizado no Porto. O mesmo contempla a construção de uma residência de estudantes e de um hotel.

Reino Unido congela bens a Isabel dos Santos e a seus associados
O Governo britânico anunciou esta quinta-feira (dia 21 de novembro) sanções à empresária angolana Isabel dos Santos e dois dos seus associados, incluindo a proibição de entrar no país e o congelamento de ativos.As sanções constituem o primeiro passo da nova campanha do Ministério dos Negócios Estran

Empresa de construção acusada de crimes de auxílio à imigração ilegal
Uma empresa do ramo da construção civil e o seu sócio gerente foram acusados da prática de oito crimes de auxílio à imigração ilegal e outros oito por angariação de mão de obra ilegal, segundo a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa.

Operação Babel: julgamento arranca a 6 de janeiro em Vila Nova de Gaia
O julgamento da Operação Babel, relacionada com a alegada viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanísticos em Gaia, arranca a 6 de janeiro no Tribunal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Corrupção em Portugal: clubes de futebol, partidos e câmaras no top 3
Os clubes de futebol, os partidos e as autarquias são vistos como os grupos mais corruptos em Portugal, com uma pontuação de 8,1, 7,5 e 7,5, respetivamente, numa escala de 0 a 10. Em causa estão dados que constam no novo barómetro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apresentado esta segunda-feira (16 de setembro de 2024).

Burlas imobiliárias: detidos sete suspeitos de associação criminosa
As autoridades detiveram esta quarta-feira (26 de junho de 2024) no Algarve sete pessoas suspeitas de associação criminosa e burla na obtenção de créditos bancários para obtenção de segunda habitação naquela região, informou o Ministério Público (MP).

Caso EDP: Pinho e Salgado condenados a 10 e a 6,3 anos de prisão
O ex-ministro da Economia Manuel Pinho e o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado foram condenados a penas de 10 anos e de seis anos e três meses de prisão, respetivamente, no julgamento do Caso EDP. As defesas vão, no entanto, recorrer.

Operação Babel: ex-vice de Gaia e 15 arguidos desviaram 40 milhões
A Operação Babel, que se centra na suposta viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a grandes projetos imobiliários, continua a fazer correr muita tinta.

Vietname: tribunal sentencia à morte presidente de empresa imobiliária
Um tribunal vietnamita condenou esta quinta-feira (11 de abril de 2024) a presidente de uma empresa imobiliária à pena de morte num caso de fraude que totalizou 25 mil milhões de euros, o maior escândalo financeiro de sempre no país.

Empreendimento de luxo na Madeira une os três detidos por corrupção
Avelino Farinha e Custódio Correia, sócios da Varino, empresa promotora do projeto imobiliário Dubai Madeira e detida pelos grupos madeirenses AFA e Socicorreia, e Pedro Calado, ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal, estão detidos, em Lisboa, por suspeitas de corrupção na Madeira, estando a ligação entre eles a ser escrutinada pelas autoridades.

Construção civil: arguido confessa crimes de burla a empreiteiros
O principal arguido num processo de burlas a empresários da construção civil confessou esta sexta-feira (17 de novembro de 2023), no início do julgamento no Tribunal de Vila Real, a autoria de todos os crimes de burla qualificada e branqueamento de que está indiciado. O processo, que remonta a 2021, envolve um total de 13 arguidos, com idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos.

Demissão de António Costa: o que está a ser investigado?
Depois de uma crise habitacional, uma crise política. O dia 7 de novembro de 2023 ficará registado na memória dos portugueses pela inesperada demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro. Um pedido que foi imediatamente aceite pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que convocou os partidos com assento parlamentar para esta quarta-feira (8 de novembro de 2023) e o Conselho de Estado para o dia seguinte, falando depois ao país. Mas o que está em causa? O que levou, afinal, António Costa a demitir-se? Explicamos.

PR aceita demissão de Costa e convoca partidos e Conselho de Estado
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou, numa nota publicada no site da Presidência da República, que aceitou a demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro, tendo revelado que convocou os partidos com assento parlamentar para quarta-feira (8 de novembro de 2023) e o Conselho de Estado para o dia seguinte, falando depois ao país.

Caso Altice: Armando Pereira e braço direito em prisão domiciliária
O juiz Carlos Alexandre decretou esta segunda-feira, dia 24 de julho, prisão domiciliária sem vigilância eletrónica para o cofundador da Altice Armando Pereira e Hernâni Vaz Antunes, considerado o seu ‘braço direito’, no âmbito da ‘Operação Picoas’.

Capitão Ferreira suspeito de corrupção em obras no Palácio Bensaúde
A operação Tempestade Perfeita envolve altos quadros da Defesa, entre os quais está Marco Capitão Ferreira, que tomou posse como secretário de Estado da Defesa Nacional em março de 2022 e que se demitiu na semana passada. Um dos negócios suspeitos de envolver Capitão Ferreira e o ex-diretor geral da Defesa, Alberto Coelho, diz respeito às obras no Palácio Bensaúde, em Lisboa, que foram realizadas por uma construtora envolvida na rede de corrupção desta operação. A ideia era ali alojar a Portugal Defense.

Armando Pereira indiciado de 11 crimes: o que já se sabe do caso Altice
Na última semana, veio a público um alegado esquema financeiro em torno da Altice, detentora da antiga PT, que terá lesado o Estado e o grupo empresarial em centenas de milhões de euros. A chamada Operação Picoas aponta para suspeitas de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, envolvendo a compra e venda de imóveis (e não só). O principal visado neste processo é mesmo o co-fundador da Altice, Armando Pereira, que é suspeito de 11 crimes de corrupção. Explicamos o que já se sabe em sete pontos essenciais desta investigação que dura há já cerca de três anos em torno da Altice.