Comentários: 0

Neste mês de maio, o teu salário já vai refletir as novas tabelas de retenção da fonte de 2016. Disponíveis desde este sábado passado, no portal das Finanças, as novas tabelas aplicam-se a para trabalhadores dependentes e pensionistas, conjugando-se com as tabelas referentes à sobretaxa de IRS que foram publicadas em janeiro. 

As novas tabelas de retenção na fonte determinam que os titulares únicos e pensionistas que recebam até 610 euros não têm retenção. Mas quem tiver filhos pagará mais a partir dos 1.211 euros. Já para os não casados há uma maior retenção na fonte a partir dos 3.495 euros, em alguns casos (sem dependentes ou com filhos), em comparação com este ano.

Para os casados (dois titulares), as taxas de retenção começam a partir dos 610 euros, se não tiverem filhos. Em 2015, as retenção começavam aos 607 euros para quem não tivesse filhos e a um valor superior, analisa o Jornal de Negócios.

Para os casais com filhos, as taxas aumentam a partir dos 1.211 euros mensais. Também aqui quem receba acima dos 3.495 euros começa a reter mais imposto que em 2015.

"Em antecipação à publicação do despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, divulgam-se as tabelas de retenção na fonte de IRS para os titulares de rendimentos do trabalho dependente e de pensões com residência fiscal no território português, com excepção das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a aplicar em 2016", lê-se no portal das Finanças.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta