Comentários: 0

Os contribuintes vão sentir este ano, de uma forma geral, um alívio na fatura fiscal mensal. As novas tabelas de retenção na fonte da sobretaxa em sede de IRS já foram aprovadas pelo Ministério das Finanças e vão fazer com que todos os rendimentos paguem menos.

A nova solução encontrada para a sobretaxa, segundo escreve o Diário Económico, faz depender a taxa aplicada dos rendimentos ganhos pelos contribuintes, solução diferente da inicialmente defendida por António Costa que queria uma redução da sobretaxa de 3,5% para metade para todos os contribuintes. No entanto, as negociações com o PCP e com o Bloco de Esquerda levaram a um escalonamento da sobretaxa.

De acordo com as simulações feitas pelo ministério, e citadas pelo jornal, um contribuinte solteiro ou um casal em que ambos trabalham e que recebam 790 euros mensais pagavam 4,58 euros por mês no ano passado. Ora, com as novas taxas deixa de pagar sobretaxa este ano. Já, para quem ganha dois mil euros brutos a poupança será de 14,53 euros, mensais. Estes contribuintes vão pagar 13,65 euros por mês.

Nos casais em que apenas um dos membros do casal trabalha, diz ainda o Económico, o cenário também é de poupança: um salário mensal de quatro mil euros pagava 71,93 euros por mês e terá agora um custo mensal de 35,53 euros. Se a remuneração for de 12 mil euros, a poupança é menor: de apenas 88 cêntimos, com a sobretaxa mensal a ser de 120,05 euros.

Os rendimentos mais baixos, até 7.420 euros, os contribuintes estarão isentos. 

IRS: sabes como te vão afetar as novas tabelas de retenção na fonte da sobretaxa?
autorizado
IRS: sabes como te vão afetar as novas tabelas de retenção na fonte da sobretaxa?
autorizado

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta