Comentários: 1
Impostos sobre imobiliário rendem cada vez mais às autarquias: 100 milhões extra até julho
Nathalia Segato on Unsplash

Os impostos sobre o setor imobiliário continuam a engordar os cofres das autarquias. Em ano de eleições, as Câmaras Municipais encaixaram, até julho, mais 100 milhões de euros do que em igual período do ano passado. Tanto o IMT como o IMI renderam mais, como resultado do dinamismo que vive o setor imobiliário em Portugal, mas também as taxas e multas. 

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) rendeu às 308 autarquias cerca de 756 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano. No caso do Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) - cuja pagamento é realizado sempre que uma casa é adquirida - a subida das receitas foi ainda maior, passando de 405 milhões para 495 milhões. As taxas e multas também apresentaram um aumento expressivo. Feitas as contas a receita fiscal subiu mais 101 milhões de euros na sua globalidade.

O encaixe adicional em IMI e IMT fez aumentar as receitas fiscais, mas também o nível de investimento. Em comparação ao ano passado o investimento das câmaras cresceu 49,9 %, o equivalente a 214 milhões de euros, escreve o Jornal de Negócios. Foram investidos 643 milhões até julho, um montante muito superior ao do ano passado, que se ficou pelos 429 milhões. 

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Lopes
2 Dezembro 2017, 0:11

Adquir um bem é à partida fomentar a riqueza camarária que à priori distribuiu facilidades na construção de imóveis pelo país e eu estou no grupo dos que cairam no ingodo da aposta em investir em Portugal. Que Conto do vigário por Portugal e além fronteiras. Muitos se arruinaram porque acreditaram. E aqui as câmaras os têm pendurados pelo pescoço com taxas e coimas....foi e é estudo golpista que vai proliferando.

Para poder comentar deves entrar na tua conta