Comentários: 0
Estado recebe em impostos quase metade do custo inicial de uma casa
Laëtitia Buscaylet/Unsplash

Ao fim de 50 anos, a uma casa que tenha sido comprada à data de hoje por 170.000 euros o Estado já passou uma fatura de 86.000 em impostos. As contas são da Associação Portuguesa de Proprietários (APROP) e mostram que o Estado cobra quase metade do preço pago inicialmente por um imóvel.

A simulação da APROP parte da compra de um imóvel por 170.000 euros por um jovem casal com residência fiscal em Portugal que, ao fim de 50 anos, o vende por 320.000 euros, e conclui que segundo as taxas hoje em vigor, os impostos a pagar seriam de quase de 86.000 euros, pouco mais de metade do valor original da aquisição. Na prática, o custo da casa no final desse período ascende já a 255.789 euros.

“Usando estas premissas chegamos à conclusão de que tanto para a classe média, como para as empresas, o peso da fiscalidade na venda de um imóvel é elevadíssimo“, frisa o presidente da APROP, João Caiado Guerreiro, citado pelo Público.

A associação fez o mesmo tipo de cálculos para custos a longo prazo associados à venda de um imóvel no caso das empresas, e concluiu que a fatura é ainda maior, representando quase 80% do valor da aquisição. Neste caso, se um imóvel for comprado por um milhão de euros e vendido, 50 anos depois, por três milhões de euros, o valor com impostos e taxas já ascende a 870.000 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta