Comentários: 0
Lisboa: património arqueológico do século XVIII vai ser destruído para ser construído um estacionamento
autorizado

Uma parte do Cais da Ribeira Velha - estrutura portuária do plano de reconstrução pós-terramoto de Lisboa, cuja presença no subsolo do Campo das Cebolas foi confirmada por trabalhos arqueológicos recentes - vai ser destruída para dar lugar a um parque de estacionamento subterrâneo da EMEL. Em causa está um projeto de 12 milhões de euros, que também prevê a requalificação do espaço público da zona.

O Público noticia que a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) autorizou o desmonte de parte do Cais da Ribeira Velha depois de o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa ter feito um apelo nesse sentido. Manuel Salgado, de acordo com o jornal, terá que a manutenção do achado, ao qual se refere como “um muro”, inviabilizaria a construção do parque de estacionamento previsto no Campo das Cebolas.

Em 2014, segundo conta o diário, foram realizadas nesta área da frente ribeirinha sondagens de diagnóstico arqueológico, durante as quais foi identificado um troço da “estrutura do paredão do antigo Cais da Ribeira Velha”, cais do século XVIII.

E a memória descritiva do projeto do espaço público e estacionamento subterrâneo, com data de março de 2015 e da autoria do arquitecto Carrilho da Graça, é frisado, tal como diz o Público, que aquelas sondagens “revelaram elementos cuja presença se intuía, especialmente as paredes pétreas do Cais da Ribeira Velha/Cais de Ver-o-Peso, permitindo a sua inclusão informada no projecto, o que foi sempre entendido como uma maior valia”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade