Dan Jørgensen e Carlos Moedas

"Ter uma casa não é um luxo: é um direito humano", diz comissário europeu

“Ter uma casa não é um luxo: é um direito humano.” Foi desta forma que o comissário europeu, Dan Jørgensen, marcou a conferência da passada sexta-feira, que deu a conhecer o esperado Plano Europeu para a Habitação Acessível. Bruxelas escolheu Lisboa para apresentar a nova estratégia comunitária para afrontar a crise habitacional nos vários Estados-membros, e o responsável aproveitou para destacar a necessidade urgente de reformular as normas dos auxílios de Estado, bem como de criar uma plataforma europeia, que reúna investidores, autoridades públicas e parceiros sociais, e acelere a oferta de casas a preços acessíveis. Por seu lado, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), pediu a Bruxelas um PRR exclusivo para habitação.
Carlos Moedas

Isenção do IMT para jovens em Lisboa: Moedas diz que chumbo é um erro

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), fez um balanço “positivo” da aprovação do orçamento para 2023, apesar de considerar “um erro” o chumbo da isenção do IMT para jovens, medida que pondera voltar a propor. “O balanço é, obviamente, positivo, porque conseguimos aprovar este orçame
Quinta do Ferro: autarquia de Lisboa vai reabilitar o bairro e realojar famílias com casas em risco

Quinta do Ferro: autarquia de Lisboa vai reabilitar o bairro e realojar famílias com casas em risco

O projeto de reabilitação da Quinta do Ferro, em Lisboa, vai avançar. A autarquia anunciou que irá iniciar o processo de participação pública para o envolvimento dos moradores e proprietários do bairro, parceiros locais e os cidadãos da zona envolvente na discussão e recolha dos seus contributos para as ações de transformação deste território. Entretanto, as famílias em situação de risco ou falta de condições serão realojadas em casas do município.
Quarteirão da Portugália “perde” a polémica torre e ganha edifícios de oito andares e hotel

Quarteirão da Portugália “perde” a polémica torre e ganha edifícios de oito andares e hotel

O projeto previsto para o quarteirão da Portugália, que se situa na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, fez correr muita tinta. Sabe-se agora, afinal, que a polémica torre – de 60 metros e que foi depois reduzida para 49 metros – será substituída pela construção de prédios com oito pisos e cerca de 23 metros. O projeto deverá incluir ainda, além de habitação, comércio e serviços, um hotel e apartamentos turísticos. A discussão de um pedido de informação prévia para a requalificação do quarteirão da Portugália era para ter acontecido quinta-feira (1 de abril de 2020), mas esse ponto da ordem de trabalhos foi adiado, não tendo o mesmo sido abordado na reunião da Câmara Municipal de Lisboa (CML).