Comentários: 0

O setor hoteleiro está ao rubro. E com investidores chineses e norte-americanos envolvidos em negócios milionários. Depois de na semana passada o grupo chinês Anbang ter comprado o fundo de investimento imobiliário Strategic à Blackstone por 5.900 milhões de euros, assumindo a gestão de uma carteira de 16 hotéis nos EUA, a cadeia Marriott Internacional anunciou agora que oferece mais de 12 mil milhões de euros pelo grupo dono dos hotéis Sheraton.

Segundo o Dinheiro Vivo, a cadeia internacional Marriott International subiu a oferta inicial pela Starwood Hotels and Resorts, superando a proposta do grupo chinês Anbang, que no ano passado falhou a aquisição do Novo Banco. A empresa oferece agora 13,6 mil milhões de dólares (mais de 12 mil milhões de euros) pelo grupo dono dos hotéis Sheraton.

O conselho de administração da Starwood aceitou a nova proposta da Marriott, por considerar que os termos revistos constituem uma proposta mais atrativa face ao que foi proposto pelo consórcio liderado pela Anbang.

A primeira oferta pela Starwood Hotels and Resorts, anunciada em novembro do ano passado, foi da Marriott. Uma operação que rondava os 12,18 mil milhões de dólares. Na semana passada, um consórcio de empresas liderado pela Anbang avançou com uma proposta de 76 dólares por ação da empresa, o que avaliava a cadeia hoteleira em 12,84 mil milhões de dólares.

Na altura, a Marriott garantiu que estava comprometida na fusão com a Starwood e acabou mesmo por subir a proposta, oferecendo agora 79,53 dólares por ação da Starwood, avaliando-a em 13,6 mil milhões de dólares, escreve a publicação. Com esta melhoria da oferta, a Starwood acaba por aceitar a fusão originalmente prevista, uma operação que vai dar origem à maior cadeia hoteleira do mundo: mais de 5.500 hotéis por todo o mundo, com 1,1 milhões de camas.

Anbang paga 5.900 milhões à Blackstone

Já na semana passada ficou a saber-se que a Anbang comprou o fundo de investimento imobiliário Strategic à norte-americana Blackstone por 5.900 milhões de euros, assumindo a gestão de uma carteira de 16 hotéis nos EUA.

A Anbang passa a ser, desta forma, dona de locais emblemáticos como os hotéis Ritz-Carlton de Half Moon Bay e Laguna Niguel, o JW Marriott Essex House de Manhattan e os resorts Four Seasons no Arizona e em Jackson Hole. Para a Blackstone, o negócio significa um lucro de 410 milhões de euros face ao preço pago para comprar a carteira de hotéis em dezembro do ano passado, escreve o Notícias ao Minuto.

Com a venda deste pacote de 16 hotéis, a Blackstone ganha mais dinheiro para investir fora dos EUA e quiçá continuar a apostar no mercado português: o grupo norte-americano é dono do fundo de gestão ESAF, do Alverca Park e de 13 centros comerciais portugueses, incluindo o Fórum Sintra, Almada Fórum e Fórum Montijo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta