Comentários: 0
Mais de 300 investidores de olhos nos edifícios históricos que vão ser concessionados
Hotel Turismo da Guarda é o mais recente concurso lançado pelo Programa Revive wikimedia_commons

Até ao final do ano, o Governo prevê lançar 12 concursos para os 33 edifícios históricos que pretende concessionar a privados para projetos turísticos, através do Revive. Até ao momento, o programa lançado no ano passado com o objetivo de recuperar e valorizar o património cultural e histórico, já captou a atenção de mais de 300 investidores nacionais e estrageiros, segundo a Secretaria de Estado do Turismo.

Atualmente, está a decorrer o concurso para o Hotel Turismo da Guarda, que é o terceiro lançado pelo Revive, que terá também uma vertente de formação. Os interessados, segundo diz o Expresso, podem avançar com propostas até 15 de setembro, e apesar deste concurso não incluir valores mínimos de investimento, o Governo estima aqui “a necessidade de obras na ordem dos 5 milhões de euros”.

Os projetos na calha

O primeiro projeto do Revive aberto à concessão privada foi o Hotel Convento de São Paulo em Elvas, num concurso ganho pelo grupo hoteleiro Vila Galé em outubro do ano passado. Já em fevereiro deste ano, seguiu-se o dos pavilhões do Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha, neste momento em fase de adjudicação aos hotéis Montebelo do grupo Visabeira e com um investimento previsto de 15 milhões de eurs. No antigo complexo termal, agora concessionado ao grupo detentor da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro, vai nascer até 2020 um hotel “com ligação a atividades termais e cerâmicas”.

Já com o memorando de entendimento assinado entre as várias entidades ligadas às Finanças, cultura e património, a Coudelaria de Alter, o Quartel do Carmo na Horta (Açores) ou o Convento de Santa Clara em Vila do Conde perfilam-se entre os próximos a ir a concurso, de acordo ainda com o semanário. Sem querer divulgar a lista, o Governo assume estar nesta fase a fazer “levantamentos arquitetónicos, estudos patrimoniais e o registo de todos os imóveis” para avançar com as concessões do Revive.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta