Comentários: 0
Investidores imobiliários de residências para estudantes reúnem-se em Lisboa
Photo by Daria Shevtsova on Unsplash

Encontrar casa para arrendar – e a preços acessíveis – está a ficar cada vez mais difícil. Que o digam os estudantes universitários, a enfrentar sérias dificuldades um pouco por todo o país, graças à pressão turística e ao aumento da procura imobiliária, que estão a fazer disparar os preços dos imóveis. Um desafio para os estudantes, uma oportunidade para investidores e para o mercado de residências universitárias. Em novembro, de resto, Lisboa será palco de uma conferência internacional – "The Class Conference" – que pretende discutir e melhorar a forma como os estudantes vivem na Europa.

A iniciativa, que se trata do maior evento internacional de habitação universitária em todo o mundo, é organizada pela plataforma "The Class of 2020", líder na Europa e "think tank" sobre alojamento de estudantes universitários. Vai juntar investidores, universidades e stakeholders para discutir o potencial do mercado de residências universitárias em Portugal, que está a crescer e cujas previsões de investimento já ultrapassam os 750 milhões de euros.

“O mercado das residências de estudantes em Portugal é cada vez mais atrativo para investidores internacionais, pois o número de estudantes estrangeiros no nosso país cresce ano após ano”, explica o cofundador da Uniplaces, Miguel Santo Amaro. “A oferta de alojamento para estudantes ainda está muito concentrada em alojamentos privados, e cidades como Lisboa, Porto e Coimbra estão no radar dos investidores internacionais”, acrescenta.

Desde o final de 2016 que várias empresas internacionais e nacionais anunciaram o investimento em projetos imobiliários que incluem a construção de residências em Portugal. A Temprano Capital Partners revelou recentemente que vai investir 100 milhões de euros em quatro residências universitárias em Lisboa, Porto e Coimbra.

Conferência junta universidades, investidores e outros stakeholders

“Building Bridges Over Growing Barriers” é o tema da edição deste ano da conferência internacional que tem como objetivo construir um ecossistema onde cidades, universidades e o setor imobiliário se juntam de forma a melhorar a experiência dos estudantes na Europa.

A organização divulgou que estão confirmados como oradores Eduardo Marçal Grilo, ex-Ministro da Educação e atual Diretor da Fundação Calouste Gulbenkian, Jo Ritzen, ex-Ministro da Educação da Holanda, Miguel Fontes, CEO da Start Up Lisboa, Chris Holloway, diretor-geral da Nexo, empresa de residências universitárias em Madrid, Gunther Schmidt, CEO da Medici Living, empresa alemã que promove a partilha de alojamento, David Tigg, diretor-geral da Tigg Coll Architects, Paloma Lisboa, Head of Student Accommodation da Kings College London, e Davide Dattoli, cofundador da Talent Garden, empresa italiana de coworking.

A conferência está agendada para 15 e 16 de novembro, no Convento do Beato, em Lisboa. A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, será a anfitriã.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta