Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Residências universitárias

Últimas notícias sobre "Residências universitárias" publicadas em idealista.pt/news

Guimarães terá uma residência universitária de “referência mundial” com 632 camas

Vai nascer em Guimarães “um projeto pioneiro em Portugal de residências universitárias, de iniciativa privada”. Trata-se de uma residência universitária “de referência mundial” que terá 632 camas, num investimento de 15 milhões de euros, anunciou o município, numa nota publicada na sua página de Facebook, adiantando que a residência ficará situada na freguesia de Azurém, a 650 metros da Universidade do Minho.

Notícia sobre:

Prédio degradado em Braga ganha “segunda vida” como residência privada de estudantes

Um prédio degradado e que está há décadas votado ao abandono em Braga vai ganhar uma “segunda vida” como residência privada de estudantes, com 170 unidades de alojamento. A Câmara Municipal de Braga (CMB) aprovou, esta segunda-feira (28 de dezembro de 2020), em reunião do executivo, o interesse público da construção do imóvel, com a abstenção do PS e a CDU. 

Notícia sobre:

Só há 300 camas para universitários do universo de 2.500 prometidas pelo Governo

O problema da falta de camas para estudantes no ensino superior é uma realidade, e a oferta continua longe de satisfazer as necessidades do país. O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), anunciado no ano passado pelo Governo, prometia 2.500 camas em residências universitárias para este novo ano letivo, mas feitas as contas, só foram criadas 300.

Notícia sobre:
Exterior da residencia Livensa Living Porto / Temprano

Redução de alunos de Erasmus leva residências a descer preços e a fazer descontos

A pandemia da Covid-19 está a ter um forte impacto no funcionamento das universidades portuguesas, já que a maioria dos alunos de Erasmus decidiu cancelar ou adiar as suas experiências internacionais de ensino. Uma situação que tem consequências também na ocupação das milhares de camas disponíveis nas residências universitárias privadas, nomeadamente as lançadas nos últimos dois anos em Lisboa e Porto pelos operadores privados internacionais – protagonizaram alguns dos maiores investimentos imobiliários em 2019 – e que são vocacionadas sobretudo para responder a este tipo procura.

Notícia sobre:

Vêm aí 4.500 camas para estudantes em unidades de AL, hotéis e pousadas da juventude

Empresas de Alojamento Local (AL), hotéis e pousadas da juventude puseram no mercado 4.500 camas para estudantes do ensino superior a preços regulados. Em causa estão acordos celebrados entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a Movijovem, que gere as pousadas da juventude, e associações e estruturas de AL e hotéis que se comprometeram a disponibilizar alojamentos para estudantes até ao fim do ano letivo de 2020/2021 “em condições de conforto, qualidade e segurança”. 

Notícia sobre:

Viver numa residência universitária a estrear sem pagar? Há um passatempo com 4 vagas em aberto

A U.hub, operador de referência de residências universitárias, vai atribuir quatro bolsas de alojamento em residências U.hub, contribuindo para superar as dificuldades económicas originadas pela pandemia da Covid-19. Para esse efeito, está a promover um passatempo, sendo que aos vencedores será atribuída uma bolsa de alojamento nas novas residências de Lisboa e Porto – em Benfica e na Asprela, respetivamente – que irão abrir em setembro.

Notícia sobre:

Novas residências de estudantes em estações e outras instalações desativadas da IP na Grande Lisboa

O Governo e a Infraestruturas de Portugal (IT) celebram esta quinta-feira (30 de janeiro de 2020) um protocolo que prevê que várias estações e outras instalações desativadas localizadas na Grande Lisboa sejam disponibilizadas para serem transformadas em residências de estudantes. Os alojamentos em causa terão “entre 300 a 500 camas”, adiantou o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.

Notícia sobre:

Mais investimento a caminho de Carcavelos: Campus da Nova acolhe pólo de Medicina

Carcavelos está prestes a protagonizar uma nova onda de investimento, gerada a partir do mundo universitário. Depois da Nova School of Business and Economics (SBE), o campus - localizado no concelho de Cascais (nos arredores de Lisboa) - também terá um pólo de Medicina. O projeto está previsto para avançar ainda este ano e prevê a criação de equipamentos modernos para o ensino nesta área, entre os quais vários laboratórios e também mais alojamento e residências universitárias.

Notícia sobre: