Residência de estudantes em Seia

Antiga fábrica em Seia "renasce" como residência de estudantes

O Governo aprovou os projetos para a adaptação de antigas instalações fabris em Seia, no distrito da Guarda, em residência de estudantes, com 100 camas, respondendo a uma antiga ambição da Câmara Municipal. Os projetos foram aprovados em Conselho de Ministros este domingo (24 de março de 2024).
Construção de residências de estudantes

Beja e Valença com residências de estudantes de "construção inovadora"

O Grupo Casais foi selecionado, em concurso público, para a conceção e construção de duas residências de estudantes, em Beja e Valença, com soluções próprias industrializadas ‘off-site’. As duas unidades terão 327 e 32 alojamentos, respetivamente. Trata-se de uma “solução de construção inovadora, que é o sistema híbrido e o método CREE Buildings”, diz António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

Residências de estudantes: "Licença de uso específica” aumentava oferta

A crise na habitação atinge vários segmentos do setor imobiliário em Portugal, sendo o alojamento estudantil um deles. Um estudo recente da JLL confirmou isso mesmo, concluindo que faltam cerca de 46.000 camas em residências de estudantes em Lisboa e no Porto. Significa isto, portanto, que continua a haver um grande desequilíbrio entre a oferta e a procura. Como resolver este problema? Para aumentar a oferta, será necessário "agilizar processos de licenciamento e, acima de tudo, criar uma licença de uso especifica de residências de estudantes, que não existe”, adianta Maria Empis, Head of Work Dynamics da JLL, em entrevista ao idealista/news. 
Ave Park

Guimarães vai ter residência de estudantes inovadora feita em madeira

O Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, situado em Guimarães, vai receber um novo edifício destinado ao alojamento de estudantes universitários. A residência terá três pisos e será construída em madeira, numa parceria inédita e pioneira em Portugal que irá juntar a Carmo Wood e a PORTILAME.
Residência de estudantes em Odivelas

Vai nascer no Mosteiro de Odivelas uma… residência universitária

O espaço histórico do Mosteiro de Odivelas, cidade localizada nos arredores de Lisboa, vai acolher uma residência de estudantes com 204 camas (52 quartos duplos e 100 individuais). As obras de requalificação estão a decorrer – começaram em novembro de 2023 – e a nova residência do Iscte – Instituto Universitário deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2025/2026.
Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

O hotel da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – de aplicação para ações formativas – vai ter um novo uso, passado a funcionar como residência de estudantes a partir do próximo ano letivo. Em causa está um edifício anexo à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, localizado na Rua Saraiva de Carvalho. O objetivo é aumentar a oferta de alojamento neste segmento do mercado. 
residências de estudantes

Residências de estudantes com “dinamismo ímpar” em Portugal

O setor de residência de estudantes em Portugal faz sucesso e tem vindo a registar ao longo de 2023 um enorme dinamismo, segundo revela a CBRE. De acordo com a consultora, estão em pipeline para construção cerca de 1.900 camas no Porto e 1.800 em Lisboa, mas a oferta “é manifestamente escassa face à procura”.