Comentários: 0
Banco de Portugal compra terreno nas Laranjeiras para construir edifício central
Gustavo Bom / Global Imagens (DV)

A sede vai manter-se na Baixa de Lisboa. Mas o Banco de Portugal (BdP) está a considerar construir um edifício central na zona das Laranjeiras, onde pretende concentrar os restantes serviços, atualmente, dispersos por quatro diferentes localizações na capital. Para isso, já comprou um terreno na Quinta Bensaúde, por um valor inferior a 40 milhões de euros. 

"O Banco de Portugal adquiriu em março um lote de terreno nas Laranjeiras", confirmou ao Jornal de Negócios a assessoria de imprensa da autoridade bancária. 

Neste momento o supervisor está a estudar como vai organizar a distribuição no espaço do seu quadro de 1.761 efetivos - sendo que pretende terminar 2020 com um máximo de 1.700 funcionários.

Mas garante já: "Independentemente do desfecho do processo de avaliação em curso, a sede do Banco de Portugal manter-se-á no mesmo edifício da Rua do Comércio onde está atualmente, conjuntamente com o espaço museológico (no qual continuamos a investir de forma significativa)", segundo declara a mesma fonte, referindo-se ao Museu do Dinheiro, que funciona no mesmo edifício onde está sedeada a autoridade.

Terreno comprado ao BCP por menos de 40 milhões

A aquisição deste lote na Quinta Bensaúde, que pertencia ao BCP (para onde foi parar na sequência da insolvência do empresário Carlos Saraiva), estava em cima da mesa desde 2016, recorda o diário citando uma notícia dada pelo Observador.

Entretanto houve necessidade de negociações, nomeadamente devido à finalidade do terreno, com a Câmara Municipal de Lisboa e a concretização do negócio derrapou para este ano.

O Negócios escreve ainda que a compra pelo Banco de Portugal ficou abaixo dos 40 milhões que tinham sido, no início de 2017, noticiados pelo Expresso, dizendo que o regulador não quis fazer comentários nem especificar o preço.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta