Comentários: 0
Uma das mais antigas quintas do Douro renasce com investimento alemão de 12 milhões
Quinta do Convento de São Pedro das Águias, Vale do Távora, em Tabuaço. Christoph Kranemann

Christoph Kranemann, um cirurgião enófilo alemão radicado no Canadá e casado com uma portuguesa, descobriu a Quinta do Convento de São Pedro das Águias em 2018 e ficou rendido. Encontrando ali "a conjugação perfeita das suas paixões: vinho, geologia, história e arquitetura" decidiu avançar com um projeto vitivinícola e de enoturismo, que implica um investimento inicial de 12 milhões de euros.

Localizada no Vale do Távora, em Tabuaço, esta é uma das quintas mais antigas do Douro e foi adquirida por Christoph Kranemann. Ali vai nascero o Kranemann Wine Estates, um empreendimento focado nos vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro e no Vinho do Porto.

"Este projeto representa, numa primeira fase, um investimento de 12 milhões de euros, para aposta em vinhos DOC Douro, Porto e enoturismo, dinamizando a economia local e criando, pelo menos, 50 empregos diretos", refere o promotor uma nota de imprensa, citada pela Lusa.

Os primeiros vinhos da quinta "acabam de ser lançados no mercado e, em breve, avançará a recuperação do mítico Convento de São Pedro das Águias", construído no século XII e que será valorizado enquanto unidade hoteleira, que terá 25 quartos, acrescenta.

Encantos do Douro destronam Austrália 

Depois de ter considerado estabelecer-se na Austrália enquanto produtor, Christoph Kranemann começou a visitar Portugal em 2004, quando conheceu a sua mulher, e a descobrir os vinhos e as castas locais - antes do Douro, teve uma pequena experiência vitícola no Dão.

Com 150 hectares, a agora comprada Quinta do Convento de São Pedro das Águias, nos últimos 50 anos, esteve essencialmente dedicada à produção de vinhos. Os 27 hectares de vinha foram plantados nos anos 70 do século passado e partilham espaço com cinco mil oliveiras, árvores de fruto e floresta.

Durante a sua história, segundo conta a agência de notícias, a quinta já teve proprietários tanto portugueses como estrangeiros: a família Macedo e Pinto, os franceses Paul Vranken e Mauricette Mordant, Patrick Landanger (construtor da moderna adega hoje existente) e os canadianos do Grupo Colt.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade