Valor gerido pelos fundos imobiliários cresceu para 10.968,7 milhões de euros, segundo a CMVM.
Comentários: 0
fundos imobiliários
pexels

Apesar do atual cenário macroeconómico, o interesse pelos fundos imobiliários continua a ser evidente, segundo mostram os dados mais recentes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Em agosto de 2022, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.968,7 milhões de euros, mais 106,2 milhões (1,0%) do que em julho.

Este foi o comportamento registado em agosto pelos fundos de investimento e de gestão de património sob gestão em Portugal, de acordo com o comunicado da CMVM:

  • Nos fundos de investimento imobiliário (FII) o montante investido cresceu 0,4% para 8.191,1 milhões de euros.
  • Nos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) o valor atingiu 2.459,8 milhões de euros, mais 2,9% que no mês anterior.
  • Nos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) o valor subiu 0,7% para 317,9 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 48,9% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (47,7%).

A Square AM (12,2%), a Interfundos (10,5%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,3%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

A CMVM indica ainda que, em agosto, foi constituída a sociedade de investimento imobiliário especializado "Companhia das Nações Aliadas" gerida pela Atlantic SGOIC e a sociedade de investimento imobiliário "Top Notch" gerida pela Lynx AM.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta