
Fundos de investimento imobiliário: mercado nacional bate recordes
A N2AM – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) apresentou as conclusões do estudo anual “Organismos de Investimento Alternativo Imobiliário – Retrato da Atualidade em Portugal”, que revela a consolidação do forte crescimento do setor em 2025. O estudo, que assinala a sua segunda edição, analisa a dinâmica da indústria nacional de fundos de investimento imobiliário, abordando os seus principais indicadores económicos.

Explorer quer comprar carteira de hotéis de luxo em Portugal aos bancos
Este tem tudo para ser um dos maiores negócios imobiliários do ano. Em causa está a compra, por parte da Explorer Investmentes, de uma carteira de hotéis de luxo e outros ativos turísticos que está na posse de vários bancos. A transação rondará os 660 milhões de euros.

Compra do Grupo Hospitalar das Beiras comunicada à AdC
A Luz Saúde e a C2 MedCapital, fundo de capital de risco fechado, notificaram a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do controlo conjunto sobre o Grupo Hospitalar das Beiras. O GHB detém as sociedades Imosaúde das Beiras, Imosaúde das Beiras II e o Hospital Privado da Covilhã. A sociedade HPC vai explorar o hospital, com abertura prevista para o próximo ano.

Fundo Fortitude Capital quer investir nos principais estádios portugueses
O Fortitude Capital, fundo de investimento liderado pelo banqueiro português António Esteves, tenciona investir em estádios de futebol portugueses. O Benfica, recorde-se, anunciou recentemente um ambicioso projeto imobiliário (Benfica District) avaliado em 220 milhões de euros.

Portugal destaca-se na UE pela dependência financeira externa
Entre 2014 e 2020, Portugal foi o país da União Europeia mais dependente dos fundos de coesão para financiar o investimento público, com 90% desse investimento sustentado por esses apoios. Este valor coloca Portugal muito acima da média europeia, que se ficou pelos 14%, segundo o relatório do Tribunal de Contas Europeu.

Square AM investe em Portugal e Espanha – e compra edifício em Barcelona
A gestora de fundos imobiliários portuguesa Square Asset Management (Square AM) prevê investir mais 200 milhões de euros em Portugal e Espanha este ano, tendo comprado recentemente um edifício em Barcelona (Espanha) por 40 milhões de euros.

Fundo gerido pela Square AM compra imóvel arrendado à Conforama
Os investidores estão, definitivamente, de olhos postos no imobiliário comercial em Portugal, nomeadamente nos segmentos de retalho e logística. Prova disso é, por exemplo, a compra de um ativo logístico em Albufeira arrendado à loja de mobiliário Conforama por parte do fundo de investimento imobiliário aberto português Property Core Real Estate Fund, que é gerido pela Square Asset Management (Square AM). A transação foi fechada por 5,5 milhões de euros.

Fundos imobiliários querem apostar em casas de renda acessível
A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) já havia iniciado conversações com o antigo Executivo da AD sobre a simplificação da entrada de fundos de investimento imobiliário no mercado de arrendamento acessível.

CORUM lança novo fundo imobiliário aberto a pequenos investidores
A CORUM Investments passou a disponibilizar o fundo imobiliário CORUM Eurion a todos os pequenos investidores em Portugal, depois da aprovação do regulador nacional. Até agora reservado a investidores profissionais, o fundo — lançado em 2020 e focado em ativos da Zona Euro com critérios ESG (ambientais, sociais, etc..) — junta-se assim aos fundos CORUM Origin e CORUM XL já disponíveis ao público em geral.

Habitação pesa apenas 6,6% no arrendamento dos fundos imobiliários
Nos últimos anos, têm surgido vários incentivos fiscais para que os fundos de investimento imobiliário apostem no arredamento habitacional. Mas os dados mais recentes do Tribunal de Contas (TdC) sugerem que estas medidas tiveram um impacto limitado na dinamização do mercado residencial português.

Fundos de investimento imobiliário só pagaram 27 milhões em impostos
De 2020 a 2022, o Estado só encaixou 27 milhões de euros em receita fiscal na tributação de fundos de investimento imobiliário. Em causa estão dados que constam num relatório de auditoria aos benefícios fiscais aos fundos de investimento imobiliário, feito pelo Tribunal de Contas (TdC) a pedido da Assembleia da República.

Tribunal de Contas critica controlo fiscal dos fundos imobiliários
O Tribunal de Contas encontrou falhas no controlo efetuado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ao regime fiscal de que beneficiam os fundos de investimento imobiliário, segundo um relatório de auditoria divulgado.

AdC aprova venda de 2 shoppings La Vie a fundo de capital de risco
O Fundo Shoppings Iberia já pode avançar com a compra de dois shoppings La Vie localizados na Caldas da Rainha e na Guarda. Isto porque a Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a transação do controlo exclusivo destes dois ativos de retalho.

Imobiliário ao rubro: Apollo compra Bridge Investment Group
É mais um negócio que mostra a importância do setor imobiliário a nível mundial. Falamos da compra da gestora de fundos imobiliários Bridge Investment Group por parte da gestora global de ativos Apollo, nos EUA, por 1,5 mil milhões de dólares (1,43 mil milhões de euros).

Berkshire bate recordes e Buffett já tem um plano: o Japão
A Berkshire Hathaway, do multimilionário Warren Buffett, continua a aumentar os seus lucros, ano após ano, mantendo a maior parte dos ativos em ações. Recentemente, numa carta anual aos acionistas, o famoso “guru” revelou os seus planos para o futuro: sedimentar investimentos no Japão.

Edifício de escritórios em Matosinhos muda de mãos por 13 milhões
É mais um negócio imobiliário que vem confirmar que o segmento de escritórios em Portugal está a dar sinais de estar a retomar. Falamos de um edifício localizado em Matosinhos, no Grande Porto, com uma área bruta locável de cerca de 5.000 metros quadrados (m2), que mudou de mãos, tendo sido comprado pelo Fundo Valor Prime, um Fundo de Investimento Imobiliário Aberto comercializado pelo Banco Montepio.

Compra falhada na Comporta leva empresário português ao capital de risco
Foi em 2017 que o empresário português Pedro de Almeida tentou comprar a Herdade da Comporta, que estava arrestada pela justiça portuguesa na sequência do processo do Grupo Espírito Santo. Mas o Ministério Público não aprovou a operação.

Fundo português diversifica portfólio para logística com 8,7 milhões
O fundo de investimento imobiliário português Property Core Real Estate Fund, gerido pela Square AM, reforçou a sua diversificação de ativos com a compra de uma unidade industrial em Santo Tirso.

Portugueses já investiram 74 milhões nos fundos imobiliários da CORUM
São cerca de 700 os investidores em Portugal que já investiram nos três fundos da Sociedade de Investimento Imobiliário de origem francesa CORUM Investments – CORUM Origin, CORUM XL e CORUM Eurion – que detêm ativos imobiliários comerciais em todo o mundo. E investiram aproximadamente 74 milhões de euros. “Um dos objetivos que temos para 2025 é conseguirmos chegar pelo menos aos 100 milhões de euros, ou seja, mais 26 milhões durante este ano”, diz ao idealista/news Marcelo Capitão, Sales Director Portugal da CORUM Investments.

Como vender casas de luxo com estratégia e sofisticação
Vender uma casa de luxo em Portugal é um processo complexo que exige uma abordagem estratégica e personalizada. Seguir as práticas imobiliárias convencionais não é suficiente. Para ter sucesso na venda de propriedades de alto valor, é essencial compreender o perfil do comprador de luxo, que valoriza não apenas a propriedade em si, mas também o estilo de vida que esta pode oferecer. Deixamos-te algumas dicas para vender casas de luxo com sucesso.

Imobiliário: fundos de investimento com rentabilidade recorde em 2024
Os fundos de investimento imobiliário em Portugal atingiram uma rentabilidade média histórica de 35,1% entre novembro de 2023 e novembro de 2024, segundo dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP).

Fundo francês compra 49% do braço imobiliário d'Os Mosqueteiros
O fundo francês LeadCrest Capital Partners comprou uma participação de 49% na Alcapredial, o braço imobiliário português do grupo Os Mosqueteiros em Portugal, dono dos supermercados Intermarché.

Dos relvados para a Bolsa: fundo imobiliário de Messi brilha em Espanha
O futebolista Lionel Messi, que joga no Inter Miami (EUA), surge como presidente do conselho da Edifício Rostower Socimi em documentos publicados pela Portfolio Stock Exchange, considerado um pequeno mercado europeu alternativo. O único acionista da Edificio Rostower é o fundo de investimento imobiliário que pertence à família do craque argentino: Limecu Espana 2010.

Concorrência aceita compra de dona de hotéis no Douro pela Explorer
A Autoridade da Concorrência (AdC) não se opõe à aquisição da sociedade J. A. S. E.

Fundos imobiliários com “impacto mais intenso” em choques de liquidez
A descida dos juros, o aumento da poupança e o incumprimento “contido” criam condições para que os fundos de investimento entrem em 2025 sem pressões de liquidez. Mas caso haja um choque por via de elevados resgates de capital, os fundos de investimento imobiliário sentiriam um “impacto mais intenso” do que o mercado de ações e a dívida pública, conclui a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).