CMVM lança comparador de fundos PPR para investidores portugueses
A CMVM lançou esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, um comparador de instrumentos financeiros, arrancando com a comparação de PPR sob a forma de fundos de investimento, numa iniciativa com que quer dar mais "confiança e proteção ao investidor" na subscrição destes produtos. Com este comparador, os investidores podem comparar três dimensões de Planos Poupança Reforma (PPR) sob a forma de fundos de investimento.
Fundos veem demasiada “pressão” para investirem no residencial nacional
A gestora de fundos imobiliários Tristan Capital, presente em Portugal desde 2019 com investimentos em escritórios e logística, admite cautela no setor residencial. Apesar de ver oportunidades, a empresa considera que a instabilidade política e a pressão sobre o mercado dificultam decisões de investimento neste segmento. Em entrevista ao Jornal de Negócios, o diretor-geral Yassine Berkane sublinha que “no setor residencial, a dinâmica é bastante boa em Portugal, porque o que motiva investidores como nós é o desequilíbrio entre a oferta e a procura."
Ilhas Borromeo chegam à Bolsa: Kaleon estreia-se em Milão e Paris
A Kaleon, empresa líder na gestão, proteção e promoção de bens culturais e artísticos, anunciou o seu projeto de cotação na Euronext Growth® em Milão e Paris. A operação tem como objetivo apoiar o percurso de crescimento da empresa, reforçando o seu papel de protagonista na valorização do património histórico italiano e internacional.
Grupo imobiliário português cria área de negócio para captar vistos gold
O grupo Pagani Capital, que tem como fundador e CEO João Pagani Toscano, está em reestruturação com uma nova área de negócio, o ‘private equity’, que irá atuar em simultâneo com o imobiliário, focada em fundos de investimento e em captar vistos gold. O seu primeiro fundo, Pagani Capital Partners Fund, já foi lançado e tem como objetivo levantar 32 milhões de euros: vai servir para investir num ecoresort no Algarve e já está em fase de captação.
OE2026: liquidação da Imofundos avança no próximo ano
O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças disse esta quinta-feira (10 de novembro de 2026) esperar que a liquidação da Imofundos (empresa gestora de fundos de investimento imobiliário), que "se arrastava desde 2022", avance no próximo ano, sendo salvaguardada a "integração dos trabalhadores noutras estruturas do Estado".
Golden visa: procura por parte de fundos de investimento está a acelerar
Os fundos de investimento e as sociedades gestoras estão a sentir um interesse cada vez maior por parte de investimentos elegíveis para vistos gold (Golden Visa). A procura está a crescer, sobretudo, por parte dos americanos, isto apesar do investimento não estar diretamente relacionado com a autorização de residência para atividade de investimento (ARI).
Habitação acessível recebe mais 575 milhões no programa PT2030
A reprogramação do Portugal 2030 prevê um reforço de 575,62 milhões de euros para habitação acessível, numa tentativa do Governo de alinhar os fundos com as novas prioridades da União Europeia. Além disso, 106 milhões de euros serão alocados à defesa, refletindo a reafetação de verbas promovida pela Comissão Europeia. A medida surge também para absorver projetos que não puderam ser concluídos a tempo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Pestana Group reforça presença na Europa com novo hotel em Bruxelas
O Pestana Hotel Group entrou no mercado belga, com a aquisição de um hotel em Bruxelas, com 150 quartos, adiantou, em comunicado divulgado esta quarta-feira, dia 22 de outubro de 2025. Questionado pela Lusa, o grupo não divulgou o valor do investimento. “O Pestana Hotel Group, maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa, anuncia a expansão da sua presença na Europa, com a aquisição de um novo hotel, em Bruxelas”, lê-se na mesma nota, na qual indicou tratar-se do Pestana Brussels Schuman, um hotel urbano com 150 quartos.
Blackrock, Nvidia e Microsoft compram empresa de ‘data centers’
O fundo de investimento Blackrock e um grupo formado pelas tecnológicas Nvidia e Microsoft anunciaram esta terça-feira (15 de outubro de 2025) a aquisição da Aligned Data Centers, por cerca de 34,38 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares).
Extendam e Highgate adquirem emblemático hotel Hilton Porto Gaia
A Extendam e a Highgate acabam de anunciar a aquisição conjunta do hotel de 5 estrelas Hilton Porto Gaia, nesta que é a primeira parceria entre as duas empresas.
Empresa de alarmes protagoniza maior IPO europeu desde 2022
A empresa de alarmes Verisure Plc anunciou planos para captar cerca de 3,1 mil milhões de euros através de uma oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês) em Estocolmo, num dos lançamentos mais aguardados do setor e que poderá ser o maior da Europa nos últimos três anos.
Blackstone promete investir 104 mil milhões de euros no Reino Unido
O fundo de investimento Blackstone comprometeu-se quarta-feira (17 de setembro de 2025) a investir no Reino Unido 90 mil milhões de libras (104 mil milhões de euros), após anúncios semelhantes de empresas norte-americanas coincidindo com a visita de Estado de Donald Trump ao país.
Escolas: King’s College School Cascais investe 75 milhões em novo campus
O arranque do novo ano letivo em Cascais fica marcado pela inauguração oficial do campus completo do King’s College School, resultado de um investimento de 75 milhões de euros – o maior de sempre numa escola em Portugal. O projeto coloca o país no mapa das infraestruturas educativas de nível mundial, oferecendo um colégio que rivaliza com os melhores estabelecimentos internacionais.
Fundos imobiliários em Portugal crescem 23% num ano: porquê?
A subida dos preços dos imóveis mexe com os bolsos das famílias que compram ou arrendam casa. Mas também tem impacto nos fundos de investimento imobiliário, que viram o valor sob gestão subir cerca de 23% num ano para cerca de 18,5 mil milhões de euros em junho, um dos maiores valores registados.
Teixeira Duarte recebe impulso de novo investidor que detém quase 10%
A Teixeira Duarte, uma das maiores construtoras nacionais, registou recentemente mudanças significativas na sua estrutura acionista. Eduardo Sardo, dono da imobiliária IDS, e Gaspar Ferreira, empresário à frente do grupo imobiliário Ferreira, consolidaram a sua posição através da Dualis Capital, passando a deter quase 10% do capital social da empresa.
Fundos de investimento imobiliário: mercado nacional bate recordes
A N2AM – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) apresentou as conclusões do estudo anual “Organismos de Investimento Alternativo Imobiliário – Retrato da Atualidade em Portugal”, que revela a consolidação do forte crescimento do setor em 2025. O estudo, que assinala a sua segunda edição, analisa a dinâmica da indústria nacional de fundos de investimento imobiliário, abordando os seus principais indicadores económicos.
Explorer quer comprar carteira de hotéis de luxo em Portugal aos bancos
Este tem tudo para ser um dos maiores negócios imobiliários do ano. Em causa está a compra, por parte da Explorer Investmentes, de uma carteira de hotéis de luxo e outros ativos turísticos que está na posse de vários bancos. A transação rondará os 660 milhões de euros.
Compra do Grupo Hospitalar das Beiras comunicada à AdC
A Luz Saúde e a C2 MedCapital, fundo de capital de risco fechado, notificaram a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do controlo conjunto sobre o Grupo Hospitalar das Beiras. O GHB detém as sociedades Imosaúde das Beiras, Imosaúde das Beiras II e o Hospital Privado da Covilhã. A sociedade HPC vai explorar o hospital, com abertura prevista para o próximo ano.
Fundo Fortitude Capital quer investir nos principais estádios portugueses
O Fortitude Capital, fundo de investimento liderado pelo banqueiro português António Esteves, tenciona investir em estádios de futebol portugueses. O Benfica, recorde-se, anunciou recentemente um ambicioso projeto imobiliário (Benfica District) avaliado em 220 milhões de euros.
Portugal destaca-se na UE pela dependência financeira externa
Entre 2014 e 2020, Portugal foi o país da União Europeia mais dependente dos fundos de coesão para financiar o investimento público, com 90% desse investimento sustentado por esses apoios. Este valor coloca Portugal muito acima da média europeia, que se ficou pelos 14%, segundo o relatório do Tribunal de Contas Europeu.
Square AM investe em Portugal e Espanha – e compra edifício em Barcelona
A gestora de fundos imobiliários portuguesa Square Asset Management (Square AM) prevê investir mais 200 milhões de euros em Portugal e Espanha este ano, tendo comprado recentemente um edifício em Barcelona (Espanha) por 40 milhões de euros.
Fundo gerido pela Square AM compra imóvel arrendado à Conforama
Os investidores estão, definitivamente, de olhos postos no imobiliário comercial em Portugal, nomeadamente nos segmentos de retalho e logística. Prova disso é, por exemplo, a compra de um ativo logístico em Albufeira arrendado à loja de mobiliário Conforama por parte do fundo de investimento imobiliário aberto português Property Core Real Estate Fund, que é gerido pela Square Asset Management (Square AM). A transação foi fechada por 5,5 milhões de euros.
Fundos imobiliários querem apostar em casas de renda acessível
A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) já havia iniciado conversações com o antigo Executivo da AD sobre a simplificação da entrada de fundos de investimento imobiliário no mercado de arrendamento acessível.
CORUM lança novo fundo imobiliário aberto a pequenos investidores
A CORUM Investments passou a disponibilizar o fundo imobiliário CORUM Eurion a todos os pequenos investidores em Portugal, depois da aprovação do regulador nacional. Até agora reservado a investidores profissionais, o fundo — lançado em 2020 e focado em ativos da Zona Euro com critérios ESG (ambientais, sociais, etc..) — junta-se assim aos fundos CORUM Origin e CORUM XL já disponíveis ao público em geral.
Habitação pesa apenas 6,6% no arrendamento dos fundos imobiliários
Nos últimos anos, têm surgido vários incentivos fiscais para que os fundos de investimento imobiliário apostem no arredamento habitacional. Mas os dados mais recentes do Tribunal de Contas (TdC) sugerem que estas medidas tiveram um impacto limitado na dinamização do mercado residencial português.