O fim do programa dos vistos gold é uma das medidas inseridas no pacote Mais Habitação que mais polémica tem gerado entre os investidores estrangeiros, sobretudo, os interessados no mercado imobiliário nacional. Este cenário traz consequências para a economia do país, deixando vários projetos em suspenso. É o caso de 10 projetos culturais que estavam a ser negociados por 34 milhões de euros, sobretudo no interior do país, que foram interrompidos. Em causa estão novos projetos cinematográficos.
O Governo de António Costa quer mesmo levar para a frente o fim do dos vistos gold, tendo já aprovado em Conselho de Ministros, no passado dia 30 de março, o diploma que acaba com este programa de atribuição de autorizações de residência por investimento. Resta agora saber se o Presidente da República vai promulgar, vetar ou enviar esta medida para o Tribunal Constitucional.
Embora o fim dos golden visa não seja já definitivo, a verdade é que a intenção de o Executivo socialista acabar com o programa já está a ter efeitos visíveis no investimento estrangeiro, nomeadamente na cultura. Sabe-se que 170 investidores estrangeiros planeavam investir 34 milhões de euros em 10 projetos culturais em Portugal e que, depois do fim anunciado dos vistos gold, acabaram por ser suspensos, escreve o Jornal Económico.
Em causa estão projetos ligados à arte cinematográfica, que seriam desenvolvidos em particular no interior do país e que contavam com investimento vindo dos EUA, Canadá e Médio Oriente, por exemplo. O ministério da Cultura confirmou a existência de projetos culturais aprovados, sem adiantar mais detalhes, conta a mesma publicação.
Importa lembrar que com o fim deste programa, António Costa quer levar a que todos os investidores abrangidos pelos vistos gold passem a usufruir da lei geral, que prevê a concessão de autorização de residência para investimento empresarial, científica ou cultural. Mas a verdade é que, mesmo assim, os investidores estrangeiros estão a interromper os projetos que tinham planeados para Portugal.
Para poder comentar deves entrar na tua conta