Norte-americana Nuveen compra britânica Schroders

Nasce um gigante global de gestão de ativos: Nuveen compra Schroders

A gestora de ativos norte-americana Nuveen anunciou esta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026) um acordo para adquirir a britânica Schroders por cerca de 9.000 milhões de libras esterlinas (cerca de 10.370 milhões de euros). Em causa está uma transação recomendada pelo conselho de administração da Schroders, que criará uma das maiores empresas globais de gestão de ativos, com quase 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,1 mil milhões de euros) em ativos sob gestão.
Colliers

Canadiana Colliers compra espanhola Ayesa Engineering por 589 milhões

Este tem tudo para ser um dos negócios imobiliários internacionais do ano. Falamos da compra, por parte da canadiana Colliers, líder global em gestão de investimentos imobiliários, da empresa espanhola Ayesa Engineering S.A.U. (Ayesa Engineering), a divisão de engenharia do Grupo Ayesa, com sede em Sevilha. Uma transação que se consumará por cerca de 700 milhões de dólares (589 milhões de euros), prevendo-se a conclusão da mesma no segundo trimestre de 2026.
Sede da Xerox em Lisboa foi vendida à Quest Capital

Sede da Xerox em Lisboa muda de mãos: foi comprada pela Quest Capital

O edifício-sede da Xerox em Lisboa mudou de mãos, tendo sido comprado pela luso-espanhola Quest Capital, que junta a espanhola Albatross Capital e a portuguesa Quântico. Uma transação – o valor do negócio não é conhecido – que comprova que Portugal continua no radar dos investidores imobiliários, nacionais e estrangeiros.
Investimento imobiliário em Portugal

Imobiliário: GRC IM aposta no sul da Europa – e tem novo partner

A GRC Investment Managers (GRC IM), empresa especializada em investimento e gestão imobiliária com escritórios em Madrid e Lisboa, anunciou que reforçou a sua estratégia de crescimento no sul da Europa com a entrada de Massimo Massimilla como novo partner de investimentos. O responsável, que irá desempenhar as suas funções a partir do escritório de Lisboa, onde reside, irá liderar o desenvolvimento e estruturação de novas oportunidades de investimento da empresa em Portugal e Itália, acelerando a presença em novos mercados num momento de forte atividade nas áreas de hotelaria, residencial e financiamento alternativo.
Tróia

Arrow Global prepara novo investimento milionário em Portugal até 2030

Portugal vai continuar a ser um dos principais destinos de investimento da Arrow Global nos próximos anos. A gestora britânica de ativos, que já gere no país um portefólio avaliado em cerca de 2,6 mil milhões de euros, planeia aplicar mais 1,6 mil milhões de euros até 2030, reforçando a aposta em empreendimentos turísticos, imobiliário e golfe. O grupo é atualmente o maior operador de golfe em Portugal e mantém-se “ativamente a analisar oportunidades de investimento” em várias regiões.
Hotel Infante Sagres muda de mãos

Hotel Infante de Sagres (no Porto) muda de mãos

É mais uma notícia que demonstra que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários, nomeadamente no setor hoteleiro. Falamos da compra do hotel Infante de Sagres, no Porto, por parte do grupo Experimental, baseado em França, em parceria com o fundo de investimento também gaulês Extendam.
Ismael Clemente

"Portugal é, de certa forma, uma mini-Merlin"

A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
João Pagani Toscano

Grupo imobiliário português cria área de negócio para captar vistos gold

O grupo Pagani Capital, que tem como fundador e CEO João Pagani Toscano, está em reestruturação com uma nova área de negócio, o ‘private equity’, que irá atuar em simultâneo com o imobiliário, focada em fundos de investimento e em captar vistos gold. O seu primeiro fundo, Pagani Capital Partners Fund, já foi lançado e tem como objetivo levantar 32 milhões de euros: vai servir para investir num ecoresort no Algarve e já está em fase de captação.

Hospitalidade de luxo: “Apostamos em edifícios com carácter”

O Grupo Aspasios nasceu em Barcelona (Espanha) em 2005 com a missão de “oferecer uma nova forma de alojamento urbano, isto é, apartamentos turísticos premium geridos de forma digital”, revela o CEO, Ezequiel Salzberg. A expansão para Portugal aconteceu em 2022, tendo a empresa já projetos em Lisboa e Porto. “[O país] é um pilar fundamental na nossa estratégia de crescimento”, confidencia ao idealista/news, adiantando que a aposta passa por “edifícios com carácter, muitos deles reabilitados”, onde o património é preservado, “combinando-o com soluções funcionais e contemporâneas”.
Hotéis no Porto

Hotel de luxo Le Monumental Palace comprado pelo grupo espanhol H10

Integrou o portefólio do Banco Espírito Santo (BES) e passou para as mãos do empresário Mário Ferreira em 2013. O empresário português vendeu-o, depois, ao grupo francês Paris Inn Group, detentor da marca hoteleira de luxo Maison Albar, por cerca de 38 milhões de euros. Falamos do Maison Albar - Le Monumental Palace, um hotel de luxo no Porto com 63 quartos e 13 suites que volta agora a ter novo dono, tendo sido vendido pelo grupo Centaurus (ex-Paris Inn Group) ao grupo espanhol H10.
Sérvia

Sérvia dá luz verde a hotel de luxo do genro de Trump com nova lei

O Parlamento sérvio aprovou recentemente uma lei especial que permite a Jared Kushner, genro de Donald Trump, construir um hotel de luxo nos edifícios do antigo quartel-general do Exército e do Ministério da Defesa jugoslavo, em Belgrado. Estes edifícios, destruídos durante os bombardeamentos norte-americanos em 1999, são considerados monumentos históricos e símbolos da agressão sofrida pelo país. O projeto prevê a criação de um hotel de luxo, 1.500 habitações e um museu, integrando assim um investimento de grande escala no centro da capital sérvia.
A transformação de uma antiga fábrica de massas em escola

De fábrica de massas a escola: um “projeto único” em Alcântara

Esta é a história de uma antiga fábrica de massas que foi transformada numa escola internacional. Localizada em Alcântara, uma zona de Lisboa que está a atrair cada vez mais empresas e promotores e investidores imobiliários, nomeadamente no segmento residencial, a Lisboan International School nasce nos icónicos edifícios da antiga fábrica de massas “A Napolitana”: instalações que foram adquiridas ao Grupo Auchan, que ali teve escritórios. “Visitei muitos projetos escolares ao longo dos anos e, para mim, este é um projeto absolutamente único”, começa por dizer ao idealista/news o islandês Gudmundur Jonsson, diretor da escola, que começou a funcionar no presente ano letivo.
Pequim

Crise imobiliária força investidores internacionais a vender ativos na China

O setor imobiliário na China enfrenta uma pressão crescente, com investidores internacionais a tentar vender imóveis adquiridos por milhares de milhões de dólares, muitas vezes a preços significativamente inferiores aos de compra. Desde o final de 2024, a BlackRock, Carlyle Group e outros gestores de investimento têm registado perdas substanciais na alienação de edifícios comerciais, enquanto bancos credores, como o HSBC e o Standard Chartered, alertam para um aumento dos incumprimentos de empréstimos.
Algarve

Turismo do Algarve reforça promoção no mercado norte-americano

O Turismo de Algarve regressa ao continente americano para reforçar a promoção do destino mais a sul do nosso país junto dos mercados do Canadá e dos EUA. Depois de ter estado, no início de outubro, nas Bahamas e em Las Vegas para participar nas feiras de turismo de luxo e turismo de negócios ILTM North America e IMEX America, o Turismo do Algarve está de regresso à América para outros eventos do setor.

Hospitalidade: grupo espanhol Aspasios lança dois projetos no Porto

“Criamos alojamentos turísticos nos quais vai querer ficar, mas sobretudo aos quais vai querer voltar”, lê-se no site do Grupo Aspasios. O grupo espanhol, com presença em Barcelona, Madrid, Lisboa e Porto, está a apostar forte no segmento da hospitalidade em Portugal, tendo anunciado a expansão da sua operação a nível nacional com o lançamento de dois novos empreendimentos na cidade Invicta: o Casa Falcão Boutique Hotel e os Aspasios Formosa Apartments.
Vilamoura

Compra de casas por estrangeiros cai para mínimos de 2021

Os compradores com domicílio fiscal fora de Portugal adquiriram 2.107 alojamentos no segundo trimestre, uma quebra homóloga de 14,5%, tendo representado 4,9% do total, o mais baixo desde 2021, divulgou esta segunda-feira (22 de setembro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Permira y Blackstone adquieren parte de un portal inmobiliario en Oriente Medio

Permira e Blackstone apostam em portal imobiliário no Médio Oriente

As firmas de capital privado Permira e Blackstone adquiriram uma participação de 525 milhões de dólares (447 milhões de euros) no portal imobiliário Property Finder, especializado em imóveis no Médio Oriente e detido pelo fundo General Atlantic. Esta operação valoriza o portal em cerca de 2.000 milhões de dólares (1.700 milhões de euros) e representa uma aposta no mercado imobiliário em zonas como Dubai, onde os preços da habitação têm registado forte subida.
Lufthansa

Construtoras portuguesas unidas no projeto da fábrica da Lufthansa

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e a Ferreira Construção juntaram-se numa candidatura para construir a futura fábrica da Lufthansa Technik em Santa Maria da Feira. O projeto vai nascer no parque industrial Lusopark, num terreno de 230.000 metros quadrados (m2) adquirido pela multinacional alemã, e deverá criar cerca de 700 postos de trabalho. O investimento, avaliado em 227,6 milhões de euros, contempla uma unidade de 54.000 m2 dedicada à manutenção, reparação e revisão de motores e componentes de aeronaves.