Estrangeiros a comprar casa em Portugal

Estrangeiros procuram menos habitação com fim dos vistos gold e RNH

Os últimos meses foram marcados por mudanças profundas nos incentivos fiscais destinados aos cidadãos estrangeiros em Portugal: os vistos gold para investimento imobiliário terminaram em outubro e o regime para Residentes Não Habituais (RNH), nos antigos termos, acabou em 2024. O fim anunciado destes benefícios fiscais coincide com um arrefecimento na procura internacional de casas à venda no final de 2023, sobretudo pelos norte-americanos. E, no mesmo período, também se observou uma diminuição do interesse estrangeiro em arrendar casa em Portugal, tal como sugerem os dados do idealista/data. Mas, apesar desta menor atração, os estrangeiros continuam a representar mais de 22% do total da procura de casas para comprar e arrendar no nosso país.
Resort sénior em Portugal

Resort para envelhecer saudável é o 1º do mundo e nasce em Portugal

Aquele que é o primeiro resort do mundo que promove o envelhecimento saudável vai nascer em Portugal. Será numa herdade em Benavente que vai ser construído o novo resort de 5 estrelas que promete redefinir o conceito de vida sénior. Este é um projeto da Life Plan Resorts, que contará com um investimento superior a mil milhões de euros.
Regime de Residentes não habituais

Fim do RNH: regime transitório admite inscrições até março de 2025

Os contribuintes elegíveis poderão inscrever-se no regime fiscal dos residentes não habituais (RNH) até 31 de março de 2025, sendo que esta inscrição produz efeitos a 2024 e poderá manter-se por 10 anos, segundo um ofício da AT. No documento, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) quis dar conta
Preço das casas em Portugal

Comprar casa: preços aceleram em 13 dos 24 municípios mais populosos

A aquisição de habitação tem vindo a arrefecer ao longo de 2023, por via dos altos juros e baixo poder de compra. Mas como a oferta de habitação disponível no mercado continua a ser insuficiente para suprir as necessidades das famílias (embora esteja a dar sinais de subida), os preços das casas continuam a subir. O que salta à vista é que, ao contrário do que se verificou na primeira metade do ano passado, os preços das casas para comprar voltaram a acelerar no verão de 2023. E esta é uma tendência sentida em 13 dos 24 municípios mais populosos do país, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Fim do RNH em Portugal

Novo regime de RNH está em vigor sem clarificar todos os beneficiários

O regime de residentes não habituais (RNH) terminou, tal e qual como o conhecemos, com a entrada em vigor do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). E deu lugar a outro benefício, bem mais restrito, para estrangeiros que pretendam viver em Portugal: o incentivo fiscal à investigação científica e inovação, que conta com novos beneficiários. Mas, ao que tudo indica, este novo regime fiscal substituto do RNH está em vigor sem que o Governo tenha clarificado quem são estes novos profissionais que podem beneficiar da taxa reduzida sobre os rendimentos em 2024. Em falta está a publicação de uma portaria que vem regular o novo incentivo fiscal à investigação e inovação, avança fonte oficial do IAPMEI ao idealista/news.
Período transitório de RNH

Fisco recusa pedidos de RNH – e só depois pede provas de elegibilidade

O regime de residentes não habituais (RNH) chegou ao fim no início deste ano, tendo sido substituído por um incentivo mais restrito dirigido a profissionais ligados à inovação e ciência. Além disso, também está em vigor um período transitório do RNH para os estrangeiros que comprovem que estavam a planear sua mudança para Portugal ainda em 2023. Mas como está a Autoridade Tribuária e Aduaneira (AT) a tratar destes pedidos de RNH? Ao que tudo indica, o Fisco está a recusar automaticamente todos os pedidos de RNH e só depois é que pede aos candidatos provas da sua elegibilidade.
Turistas estrangeiros em Portugal

Turismo em Portugal: estrangeiros dormem menos noites em novembro

A atividade turística em Portugal é muito impulsionada pela chegada de estrangeiros ao país. Mas em novembro observou-se um abrandamento do número de dormidas por quem chega de fora face ao mês anterior. O que também salta à vista é que os cidadãos estrangeiros pernoitaram menos noites em Portugal em novembro. Foram mesmo os turistas britânicos, alemães e norte-americanos que registaram o maior número de dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal.
Compra de casas por estrangeiros

Residentes fora da UE em contraciclo: compram mais casas em Portugal  

A venda de casas em território nacional está a cair em 2023. E esta tendência surge não só porque os próprios portugueses estão a comprar menos, mas também porque os cidadãos europeus arrefeceram a procura perante a perda de poder de compra e elevados juros no crédito habitação. Mas há exceções. Quem vive fora da União Europeia (UE) está mesmo a comprar mais casas em Portugal, tendo o número de transações registado uma subida homóloga de 8,7% no verão de 2023. O fim dos vistos gold em outubro e o término do regime de residentes não habituais já em 2024 pode ajudar a explicar o contraciclo gerado pela corrida à compra de casas por estrangeiros fora da UE, que atingiu máximos de 5 anos.