Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vistos gold

Últimas notícias sobre "Vistos gold" publicadas em idealista.pt/news

Venda de casas de luxo em alta com a pandemia

Os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 não afetaram negativamente o mercado imobiliário. Pelo contrário, as vendas de imóveis estão a crescer em todo o mundo e não se registou uma desaceleração na compra de imóveis, com os investidores em casas de luxo a liderar o mercado. Esta é uma das conclusões a retirar do relatório Global Luxury Landscape de 2021, desenvolvido pela Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS), a rede imobiliária do multimilionário Warren Buffett. 

Notícia sobre:

Vistos gold: investimento a descolar

Notícia sobre:

Vistos gold: investimento cai 60% em julho e mais de 40% nos primeiros 7 meses do ano

O investimento captado através dos vistos gold caiu 60% em julho, face a igual mês de 2020, para 22,1 milhões de euros, de acordo com as contas feitas pela Lusa com base nos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Entre janeiro e julho, o investimento captado recuou mais de 40% em termos homólogos.

Notícia sobre:

Fundos de investimento e sociedades comerciais “fintam” fim dos vistos gold

As anunciadas restrições ao programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – entram em vigor a 1 de janeiro de 2022 e determinam o fim da atribuição dos chamados vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto – está a abrir novas portas de negócios, tendo em conta a captação de investimento estrangeiro. Em cima da mesa está, por exemplo, o lançamento de fundos de investimento e a constituição de sociedades comerciais, de modo a contornar as limitações ao investimento que autoriza a residência permanente.

Notícia sobre:

Vistos gold: são concedidos menos e há novos investidores

O investimento captado através da concessão de vistos gold tem vindo a diminuir nos últimos tempos, uma queda que pode ser justificada, entre outros fatores, pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e pelas alterações legislativas relacionadas com o programa – a lei muda a partir de 1 de janeiro de 2022. Há também novos investidores – oriundos de outros países – a investir em Portugal, nomeadamente através da compra de casas no valor de 500.000 ou de 350.000 euros, se se tratar de uma construção com pelo menos 30 anos.

Notícia sobre:

Vistos gold: investimento cai 81% em maio para 27,7 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos gold caiu 81% em maio, em termos homólogos, para 27,7 milhões de euros, de acordo com as contas feitas pela Lusa com base nos dados do SEF. Em maio do ano passado, o investimento tinha ascendido a 146,1 milhões de euros. Face a abril (51,2 milhões de euros), o investimento resultante do programa de Autorização de Residência para Investimento (ARI) recuou 45,8%.

Notícia sobre:

Interesse nos vistos gold cresce a poucos meses da entrada em vigor das novas regras

A procura por vistos gold – Autorizações de Residência para Investimento (ARI), na sua designação oficial – está a acelerar, uma tendência que se deve manter nos próximos meses, tendo em conta que em janeiro de 2022 os investidores imobiliários estrangeiros (de fora da União Europeia) que invistam no litoral e nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto deixarão de ter acesso ao precioso Golden Visa. 

Notícia sobre:

Compra de casas por estrangeiros: reflexo na economia a 5 anos multiplica por 7 o valor inicial

Que impacto tem e terá no futuro o investimento feito por estrangeiros ou portugueses regressados em imobiliário na economia? Um estudo da Associação Portuguesa de Resorts (APR) conclui, por exemplo, que por cada euro investido na compra de uma habitação por um novo residente estrangeiro o reflexo na economia nacional cinco anos depois rondará sete milhões de euros.

Notícia sobre: