Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vistos gold

Últimas notícias sobre "Vistos gold" publicadas em idealista.pt/news

Qual o património adquirido através dos vistos gold? BE quer um retrato completo

Os deputados do Bloco de Esquerda querem saber onde estão e que uso está a ser dado aos imóveis comprados por estrangeiros através dos vistos gold, para perceber a sua influência na especulação imobiliária. Os bloquistas pediram ao Ministério da Administração Interna (MAI) um retrato exaustivo dessas propriedades.

Notícia sobre:

Casas devolutas compradas com vistos gold no Programa de Renda Acessível - o objetivo do BE

O BE quer que os imóveis devolutos em Lisboa adquiridos no âmbito dos vistos gold possam ser requisitados para fins públicos e reforçar a oferta de habitação, definindo a obrigatoriedade das casas integrarem o Programa Renda Acessível (PRA)

Notícia sobre:

Vistos gold chineses em queda: novas regras e coronavírus afastam investimento

Já se começam a sentir os efeitos do travão aos vistos gold no país. Em fevereiro foram atribuídas apenas oito autorizações de residência a chineses, menos de metade do número observado no mês anterior, segundo dados que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A epidemia do coronavírus e o novo ano chinês são outras causas que poderão estar na origem da quebra.

Notícia sobre:

Confederação do turismo alerta para “impacto negativo” do fim dos vistos gold em Lisboa e Porto

A limitação da atribuição de vistos gold resultantes de investimentos imobiliários às regiões de baixa densidade terá um “impacto negativo”, considera a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), mostrando-se preocupada com o assunto, que tem, de resto, gerado muita polémica.  

Notícia sobre:

“Vistos gold não são responsáveis pelo aumento dos preços das casas”

Ponto final na atribuição de vistos gold a estrangeiros que invistam em imobiliário em Lisboa e Porto, através da compra de casas que custem pelo menos 500.000 euros. Um tema que tem gerado polémica e que em nada está a influenciar a subida dos preços das casas, diz ao idealista/news Aniceto Viegas, diretor-geral da promotora imobiliária Avenue.  

Notícia sobre:

Vistos gold a perder força: investimento cai 47% num ano

O investimento captado por via de Autorizações de Residência para Atividades de Investimento (ARI), como são conhecidos os vistos gold, caiu 47% num ano, tendo passado de 85,6 milhões de euros em janeiro de 2019 para 45,4 milhões de euros no primeiro mês deste ano. Em termos mensais, ou seja, face a dezembro de 2019, o investimento subiu 3%.

Notícia sobre:

Travão aos vistos gold entra em vigor em 2021

A fim da atribuição de vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto na sequência de investimentos imobiliários está a gerar alguma confusão. Segundo Tiago Antunes, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, trata-se de uma medida – aprovada na especialidade na sequência de uma proposta de alteração ao OE2020 – que ainda vai demorar algum tempo a entrar em vigor. 

Notícia sobre:

Vistos gold: já há investidores estrangeiros a cancelar compras em Portugal  

Começam a surgir as primeiras reações ao fim dos vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Depois de confirmado o “travão” à atribuição de Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – como é conhecido o regime –, houve investidores, sobretudo chineses e brasileiros, a cancelar contratos de promessa de compra e venda e até escrituras.

Notícia sobre:

Confirmado travão aos vistos gold em Lisboa e Porto

É oficial: a concessão de vistos gold a cidadãos estrangeiros de países de fora da UE que comprem imóveis em Lisboa e Porto – nas respetivas áreas metropolitanas –, que custem pelo menos 500.000 euros, deixará de estar em vigor. Em causa está uma proposta de alteração ao OE2020 apresentada pelo PS que foi aprovada na votação na especialidade, com votos a favor dos socialistas e do PSD e votos contra do BE e PAN.

Notícia sobre: