
Chegar à Lua parece ser tarefa impossível, mas comprar um pedaço de terra no único satélite natural da Terra nem por isso. Este não é o slogan da Moon States, mas podia muito bem ser: a empresa norte-americana, liderada por Dennis M. Hope, vende parcelas de terreno na Lua por 34 euros – cada 0,4 hectares (4.000 metros quadrados). Tom Cruise, Nicole Kidman ou John Travolta, bem como dois ex-presidentes dos EUA, já investiram neste negócio e são coproprietários da Lua. A verdade é que o preço está ao alcance do comum dos mortais.
Mas de onde vem toda esta loucura? O Outer Space Treaty, de 1967, proíbe qualquer país de reivindicar soberania sobre qualquer corpo celeste. Este acordo, promovido pelos EUA e pela URSS em plena corrida espacial, foi assinado por 113 países desde a sua ratificação. No entanto, este documento não fala de particulares reivindicando a posse da Lua, algo que Dennis M. Hope “implementou” nos anos 80.
O visionário enviou uma carta às Nações Unidas, anunciando que se dizia dono da Lua e de nove planetas e que pretendia parcelar a sua superfície e vendê-a. Desde então, é a isso que se tem dedicado.

Estima-se que a venda de terrenos na Lua tenha registado lucros de nove milhões de euros, adiantou Dennis M. Hope. Uma parcela de terreno de 0,4 hectares é vendida por 34 euros, pelo que a venda de toda a superfície lunar significaria uma operação de 32,774 milhões de dólares (29.751 milhões de euros).
A sua empresa, a Moon States, tem seis milhões de clientes, ou seja, seria propriedade dessas pessoas, entre as quais se encontram os Tom Cruise, Nicole Kidman e John Travolta, bem como dois ex-presidentes dos EUA, segundo Dennis M. Hope.
Para a gestão destas terras e dos seus recursos, o empresário criou uma instituição onde participam estes proprietários, a que chamou de Governo Galáctico – tem a sua própria constituição e bandeira, bem como moeda própria.
No entanto, e na verdade, não há suporte legal para a invenção de Dennis M. Hope, pelo que as escrituras de venda dos lotes da Lua carecem de ser validadas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta