O Martim Moniz será transformado num “novo jardim para as pessoas”, segundo o projeto vencedor do concurso internacional para a operação de requalificação desta icónica praça lisboeta. A proposta prevê a criação de uma grande zona verde com mais espaço para conviver, desde esplanadas, um parque infantil, até um miradouro.
O projeto é da autoria das arquitetas paisagistas Filipa Cardoso de Menezes & Catarina Assis Pacheco - Arquitetura Paisagista, Lda, segundo o jornal Público, e aponta para uma redução da circulação automóvel nesta zona, que passará a fazer-se apenas pelo lado poente - junto ao Centro Comercial do Martim Moniz e Rua da Palma, que será renovada.
“Numa desconstrução da ‘ilha’ central, remodela-se o sistema de circulação viária da praça, onde convergem diversos meios de transporte, e propõe-se a reposição do traçado integral da antiga Rua da Palma, devolvendo-lhe a importância do passado”, refere a proposta, apresentada em reunião de vereação nesta quarta-feira, 8 de novembro, e citada pelo jornal.
A praça do Martim Moniz será o elemento central, em torno da Capela de Nossa Senhora da Saúde. Ali deverá nascer um “amplo espaço verde”, com vários circuitos pedestres, um anfiteatro com bancadas, uma ciclovia, e espaços de fruição, desde cafetarias a um parque para crianças. Dali, explica a publicação, será possível contemplar a colina da Mouraria e o Castelo de São Jorge.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta