A cadeia hoteleira Meliá investirá entre 2025 e 2026 um total de 575 milhões de euros, 43% acima dos 400 milhões do biénio 2023-2024, e encerrará este exercício com 400 hotéis, mais 17 do que no ano passado.
O presidente executivo do grupo, Gabriel Escarrer, numa conferência de imprensa na Feira Internacional de Turismo (Fitur), afirmou que as previsões para este ano são muito positivas, com um aumento das reservas registadas superior a 10% em média.
O responsável alertou ainda que os preços deverão subir cerca de 5%, devido ao reposicionamento da empresa para marcas de luxo ou semiluxo.
A Meliá conta com 12 hotéis em Portugal e celebra este ano o seu 70.º aniversário, com presença em 44 países e um investimento previsto de 250 milhões de euros.
Em termos de receitas, Gabriel Escarrer espera um crescimento, sobretudo devido à maior qualidade dos hotéis e ao aumento das tarifas, com uma evolução melhor nos destinos de férias do que nas cidades.
A empresa espera continuar a consolidar a sua aposta na qualidade e nos clientes com elevado poder de compra, especialmente americanos, asiáticos e do Médio Oriente.
As reservas registadas estão agora 10% acima das registadas no mesmo período do ano passado, com evoluções superiores nas Canárias, nos destinos de neve e nas Caraíbas, verificando-se também um aumento das reservas antecipadas.
Em relação aos preços, o executivo da Meliá explicou que este é um momento de “normalização” após os fortes aumentos pós-pandemia e antecipou uma subida, para este ano, em torno de 5%.
No turismo de incentivos e congressos, o crescimento das reservas está acima dos 10%, impulsionado pelos mercados emissores espanhol, britânico e americano.
Na Europa, destaca-se o aumento em Milão, devido aos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam em 6 de fevereiro, prevendo-se um primeiro trimestre muito positivo.
Em 2025, a empresa assinou 51 hotéis, com 9.189 quartos, e abriu 28 estabelecimentos, com 2.794 quartos, encerrando o ano com 383 hotéis abertos, dos quais 63% em carteira de hotéis ‘premium’ ou de luxo.
Além disso, tem no seu portefólio outros 83 hotéis que abrirão entre 2026 e 2027,78% dos quais de luxo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta