Com 331 milhões de euros investidos até junho, o setor hoteleiro português atrai capital ibérico e norte-americano.
Comentários: 0
Hotel
Senhormario, CC BY-SA 4.0 Creative commons
Lusa
Lusa

O investimento hoteleiro em Portugal tem registado uma forte dinâmica em 2025, somando 331 milhões de euros no primeiro semestre, um crescimento de 33% face ao mesmo período do ano passado, segundo dados das consultoras Cushman & Wakefield (C&W), JLL, CBRE e Savills, divulgados dia 27 de julho de 2025.

Apesar da incerteza económica global e da instabilidade geopolítica, o mercado português continua a atrair investidores privados de elevado património, com especial destaque para grupos familiares espanhóis que veem em Portugal um mercado estável e com elevado potencial de valorização.

“O apetite pelo investimento em hotelaria em Portugal continua estável, atendendo aos volumes de investimento verificados”, afirmou Gonçalo Garcia, da C&W. Entre as transações de maior dimensão realizadas até ao momento em 2025, destacam-se os hotéis Anantara Vilamoura e Cascais Miragem.

Segundo a JLL, os números confirmam “o contínuo interesse dos investidores no setor e refletem a robustez do mercado turístico português”, sublinhou Augusto Lobo, responsável pela área de capital markets da consultora.

A CBRE vai mais longe e projeta que o investimento hoteleiro supere os 600 milhões de euros até ao final do ano, valor superior ao registado em 2024. De acordo com José Maria Coutinho, da CBRE, 71% do investimento continua a ser assegurado por investidores internacionais e Portugal surge pela primeira vez no topo das preferências dos investidores europeus.

Os ‘family offices’ espanhóis, muitos já com presença consolidada em Portugal, têm mostrado um apetite crescente por ativos em localizações “prime”, com foco em estratégias de longo prazo. Paralelamente, regista-se também um aumento do interesse por parte de investidores individuais norte-americanos e sul-americanos, motivados pela resiliência do setor e pela estabilidade relativa da Europa.

Pedro Simões, da Savills, sublinhou que o setor hoteleiro representou cerca de 20% do investimento imobiliário nacional em 2024, com 486 milhões de euros num total de 2,4 mil milhões, e que as estimativas para 2025 apontam para “uma fatia crescente”, com um aumento homólogo de 16% no primeiro semestre.

O crescimento sustentado do turismo, especialmente o proveniente dos EUA, tem sido fundamental para esta atratividade. Os turistas norte-americanos destacam-se atualmente pelo crescimento tanto em número como em despesa média em Portugal.

Mais de 100 hotéis saem do papel até 2028

Este ambiente favorável tem também estimulado a construção de novas unidades. A C&W contabiliza cerca de 110 novos projetos hoteleiros com inauguração prevista até 2028, dos quais 30 deverão abrir ainda no segundo semestre de 2025. A grande maioria será de 4 e 5 estrelas. Já a JLL indica um total de 115 projetos em desenvolvimento, dos quais 71 já em fase de construção, num total de 12.172 quartos. A CBRE confirma ainda a abertura de 25 unidades em 2025 (cerca de 2.800 quartos), com pelo menos mais 11 inaugurações previstas até ao final do ano.

Apesar de alguns atrasos causados por processos de licenciamento, não se verificam cancelamentos devido ao contexto económico, garantem as consultoras. O 'pipeline' de novos projetos mantém-se sólido: Lisboa lidera com 3.300 quartos em desenvolvimento, seguindo-se o Algarve (3.000) e a Região Norte (2.000).

Com perspetivas promissoras para o segundo semestre de 2025, o mercado hoteleiro português demonstra robustez e resiliência, consolidando-se como um dos destinos de investimento mais atrativos da Europa, tanto para grandes fundos internacionais como para investidores privados e grupos familiares, especialmente de origem espanhola.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta