investimento imobiliário

Investimento em imobiliário cai 50% - hotéis e retalho destacam-se

O imobiliário atravessou um momento de maior turbulência em 2023, fruto do contexto socioeconómico global. Em Portugal, assistiu-se a uma diminuição de 50% do investimento imobiliário em comparação com o ano anterior. A entrada de capital em imóveis comerciais totalizou 1.600 milhões e os setores de hoteleira e retalho "brilharam”, captando a maior parte do investimento (40% e 35%, respetivamente).
Logística em alta em Portugal

Logística em Lisboa: Panattoni Park Lisbon-City concluído em 2025

O segmento da logística em Portugal continua no radar dos investidores. O Panattoni Park Lisbon-City, o segundo da promotora imobiliária logístico-industrial norte-americana no país – o primeiro encontra-se em Valongo –, vai nascer em Santa Iria da Azóia (Loures), às portas de Lisboa. Terá 85.000 metros quadrados (m2) de Área Bruta Locável (ABL), distribuídos por diversos espaços de armazém e de escritórios, e estará concluído no final de 2025. “Será um dos projetos logísticos com maior expressão da Grande Lisboa”, referem em comunicado a Savills e a Cushman & Wakefield (C&W), responsáveis pela comercialização do ativo. 
Investimento em imobiliário comercial em Portugal

Investimento em imobiliário comercial cresce 17% no primeiro semestre

A atividade de investimento em imobiliário comercial registou um volume de negócios de 749 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, mais 17% que no período homólogo. Foram feitas cerca de 40 operações, tendo o valor médio por transação rondado 20 milhões de euros. Em causa estão dados que constam na 41ª edição do Marketbeat Portugal, da Cushman & Wakefield (C&W), que revelam ainda que os ativos de retalho concentraram 38% do volume total investido, seguindo-se a hotelaria (36%).
Imobiliário em Lisboa

Inflação e juros levam imobiliário a dois ritmos - que setor brilha mais?

O mercado imobiliário continua a dar provas de resiliência. Mas não é imune ao atual contexto económico pautado pela alta inflação e subida de juros. A verdade é que o desempenho da atividade imobiliária em Portugal deu-se a dois ritmos nos primeiros três meses de 2023: enquanto o investimento comercial, a venda de casas e a ocupação de escritórios desaceleraram, a atividade da logística, retalho e hotelaria brilhou, superando os patamares registados nos últimos dois anos.  
Primeira loja da Mercadona em Lisboa será no Lumiar

Mercadona “aterra” em Lisboa: câmara aprova loja no Lumiar

O plano de expansão da Mercadona em Portugal vai ganhar um novo capítulo, com a chegada a Lisboa da cadeia de supermercados espanhola. A primeira loja da marca na capital vai nascer no Lumiar, em concreto num edifício na Quinta do Lambert que terá dois pisos e uma área comercial de 3.422 metros quadrados (m2). 
Investir em imobiliário em Portugal

Investimento em imobiliário a bater recordes – “2022 é ano estranho”

“É um ano muito estranho este que estamos a viver. A nós corre bem. É um sentimento um pouco esquizofrénico”. É desta forma que Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield (C&W) em Portugal, inicia a apresentação da 39ª edição do Marketbeat Portugal. Segundo a consultora, 2022 pode ser um ano de recordes em termos de investimento em imobiliário comercial, com vários negócios em pipeline e em vias de “sair do papel” até final do ano, o que permite concluir que Portugal continua no radar dos investidores estrangeiros. Não há, no entanto, como fugir ao contexto atual, marcado por alta inflação, taxas de juro a subir e elevados custos de construção, por exemplo, pelo que se antevê que haja um travão no investimento em 2023.  
Investimento imobiliário

Investimento imobiliário é refúgio contra subida de juros e inflação

O ambiente atual é marcado pela alta inflação e pela subida das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu. Todos estes fatores vão influenciar os mercados e o imobiliário não é exceção. Para já, o mercado de investimento imobiliário continua a ser um refúgio para os investidores nacionais e internacionais. Mas há desafios à vista.

Renovado Quarteirão do Rossio terá uma das maiores lojas Zara do mundo

As obras do emblemático Quarteirão do Rossio, no coração de Lisboa, estão a decorrer a bom ritmo. São sete edifícios, num total de cerca de 10.000 m2, que estão a ganhar nova vida, devolvendo à Baixa Pombalina um conjunto de imóveis com mais de 200 anos de história. O Quarteirão do Rossio abrirá renovado em setembro de 2023, e ali vai nascer uma das maiores lojas da Zara do mundo, senão a maior.
Venda de centro comercial do Porto

Venda de centro comercial La Vie no Porto cai por terra

Não foi desta que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu o centro comercial La Vie, no Porto. Depois de ter estado em fase avançada de negociação, a transação imobiliária não chegou a ser selada por falta de acordo entre as partes. Mas nada está perdido: o banco estatal deverá iniciar em breve um novo processo de venda deste shopping.