
Quantos anos dura um frigorífico? Quando é que devo substituir o meu frigorífico? Vale a pena manter um frigorífico em casa por mais de 10 anos? Estas são as perguntas dos consumidores portugueses, que dificilmente sabem quando trocar um dos eletrodomésticos mais importantes no dia a dia.
Neste artigo, além de considerarmos um estudo da DECO Proteste para um consumo mais sustentável, vamos apresentar alguns sinais que te ajudarão a entender quando é que deves trocar um frigorífico velho por um frigorífico novo, com tecnologia atualizada e muito mais eficiente.
Vale a pena manter um frigorífico de 10, 15 ou 20 anos em casa?
Segundo um estudo de avaliação dos impactos ambientais, a DECO Proteste tentou perceber se vale a pena manter um frigorífico de 20 anos em casa. Com o passar do tempo, os frigoríficos antigos têm uma eficiência energética menor, ao contrário dos modelos mais recentes que estão produzidos a pensar na sustentabilidade e numa melhor eficiência.
Para esta análise foi escolhido um frigorífico de 2013 que embora não fosse de uma marca conceituada tinha uma boa eficiência energética. Depois foi escolhido um frigorífico de 2019, com classe energética A+++ e portanto mais eficiente. Eis a conclusão obtida pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor:
Comparação de Frigoríficos | |||
Ano do Frigorífico | Classe Energética | Consumo (kWh/ano) | Preço a pagar por ano |
2013 | Classe A | 429,24 kWh/ano | 93,19 euros |
2019 | Classe A+++ | 124,10 kWh/ano | 26,94 euros |
Como é possível verificar na tabela acima, o frigorífico de 2013 consome 305,14 kWh/ano a mais do que o frigorífico de 2019. Tal significa que o frigorífico mais recente permite poupar 70% de energia elétrica em comparação com o equipamento mais antigo.
Quando é que a DECO aconselha a trocar de frigorífico?
Para os consumidores que querem causar um reduzido impacto ambiental é aconselhável a aposta num frigorífico mais recente, com classe energética mais alta. São equipamentos mais caros, mas compensam porque minimizam a tua pegada de carbono.
Segundo a DECO, não existe uma data específica para trocar um frigorífico velho por um novo. Contudo, a entidade deixa claro que um frigorífico de 20 anos não é uma boa ideia para o teu bolso.
Este é dos poucos eletrodomésticos que está constantemente ligado à corrente elétrica, todos os dias do ano e 24h por dia. Como tal, é melhor fazer uma compra inteligente, que permita poupar nas despesas de eletricidade - mesmo quando essa poupança se verifica a longo prazo.
Sinais que provam que o teu frigorífico está velho
Abaixo deixamos-te alguns sinais que provam como está na hora de mudar para um novo frigorífico. As avarias técnicas, mas também o uso incorreto deste equipamento vão diminuir o seu tempo de vida útil e forçar a mudança.

- Avarias comuns dos frigoríficos: os alimentos estragam-se rapidamente? O congelador está a fazer ruídos? Existem problemas nas ventoinhas ou nos circuitos elétricos? Pede um orçamento a um técnico e tenta perceber se é melhor fazer as devidas reparações a um frigorífico ou comprar um novo;
- Sobreaquecimento do frigorífico: existem falhas no compressor que levam ao sobreaquecimento do frigorífico? Quando os anos passam é normal isto acontecer, sobretudo quando tem mais de 10 anos. O sobreaquecimento também pode ser causado pelo local onde o teu equipamento se encontra. Nunca coloques o frigorífico sob a exposição direta do sol;
- O congelador tem muito gelo: origina problemas no desempenho, o que pode afetar a qualidade dos alimentos e leva ao aumento da conta da luz. Mantém a porta aberta do congelador para o gelo derreter, contudo se o problema persistir deves comprar um frigorífico novo;
- Conta da luz sempre a subir? O frigorífico é dos poucos eletrodomésticos que fica constantemente ligado à corrente, logo a tua conta pode disparar. Isto é comum quando o equipamento tem mais de 10 anos ou quando a sua eficiência energética é baixa. Um frigorífico com maior eficiência energética ajuda-te a poupar dinheiro e polui menos, graças ao menor consumo de eletricidade;
- Qualidade dos frigoríficos: além da classe energética, existem marcas mais económicas e outras de renome. Tendo em conta as exigências europeias para um futuro mais sustentável, é preferível apostar em marcas que lutem por um planeta mais limpo com a tecnologia mais inovadora. Fala com os especialistas das lojas e tenta fazer a melhor compra;
- Uso incorreto do frigorífico: não abras a porta do frigorífico de 5 em 5 minutos, nem o deixes sujo por muito tempo. Podes perfeitamente fazer a manutenção do frigorífico e realizar a sua limpeza sozinho.

É mais económico reparar ou substituir um frigorífico?
Se o teu frigorífico tem mais de 10 anos e precisa de reparações semanais, é melhor economizar para comprar um novo eletrodoméstico. Um frigorífico mais recente e mais eficiente ajuda-te a reduzir as despesas anuais com a eletricidade, como não precisará de intervenções técnicas nos primeiros 5 anos.

Antes de trocar para um frigorífico novo deves fazer um estudo do mercado e perceber quais as lojas que oferecem os maiores descontos e promoções. São os consumidores que de uma maneira autónoma devem ser capazes de fazer comparações entre dois ou mais eletrodomésticos antes de tomar qualquer decisão.
Para poder comentar deves entrar na tua conta