Para quem tem terra e já pensou em criar uma quinta autossuficiente, existem alguns fatores que devem ser avaliados.
Comentários: 0
horta autossuficiente
GTRES

Se tens uma casa no campo, é muito provável que tenhas também uma parcela de terreno que não está a ser utilizada. Uma das opções para aproveitar esse espaço é cultivar a tua própria comida e até criar alguns animais - e com os preços da comida a subir no supermercado é uma alternativa interessante a ter em conta. Meio hectare é suficiente para abastecer a casa com os alimentos necessários.

Para quem tem terra e já pensou em criar uma quinta autossuficiente, existem alguns fatores que devem ser avaliados antes de iniciar o projeto. Como John Seymour explicou no seu livro The Self-Reliant Life and How to Live It, as questões a serem consideradas são as seguintes.

Ter uma vaca leiteira

Ao criar uma quinta esse é um dos dilemas que vêm à mente primeiro. A vaca leiteira é um animal lucrativo que traz muitos benefícios para a casa e para a própria quinta. Para começar, o seu esterco é um fertilizante natural e ecológico que nos poupa de comprar tantos produtos artificiais. Além disso, o leite fresco é muito mais saudável do que o leite pasteurizado e não só para a família, mas o resto dos animais também se beneficiam com o consumo do soro.

ter uma vaca leiteira
Pixabay
Mas manter uma vaca custa dinheiro e também é necessário que alguém esteja sempre em casa para ordenhá-la regularmente, portanto, como qualquer animal, não é recomendável que a tenhas se passares longos períodos fora.

Apesar da responsabilidade e das despesas envolvidas, o fornecimento gratuito de leite e estrume torna-a as vacas num investimento muito lucrativo. Durante os meses de inverno a vaca deve ficar dentro de casa, por isso é necessário comprar feno, pelo menos uma tonelada. Se preferires comprar uma cabra não terá tanta oferta de soro de leite e esterco, mas por outro lado o consumo de feno e palha também será menor.

  • Como dividir o terreno

Metade da superfície pode ser usada para a erva e, dessa parte, metade seria pastagem permanente para animais. Muitas vezes, depois de um tempo, a erva é superpastoreada e é necessário mover a vaca. Ao deixar a erva descansar por um tempo, permite que cresça melhor e possa ser usada novamente. Esse processo de rotação é importante para tirar o máximo proveito de uma fazenda autossuficiente.

como organizar o terreno para uma horta
DORLING KINDERSLEY
Para as áreas onde a vaca está, não é necessário instalar uma cerca, uma corda será suficiente, pois esses animais se acostumam facilmente. As vacas Jersey são as mais adequadas para essas pequenas fazendas, como Seymour recomenda. A área dedicada ao pasto (que corresponde a aproximadamente a meio hectare) será suficiente para alimentar a tua vaca durante os meses de verão.

A outra parte da terra é utilizada para cultivo intensivo de forma rotativa. Dividimos a área em quatro zonas, uma dos quais é usada para erva (por quatro anos) e os outros para diferentes produtos como batata, leguminosas e tubérculos (cenoura, alface, etc).

Graças ao método de rotação conseguimos que o campo respire, e sempre assim todos os anos temos solo fértil onde podemos cultivar produtos de melhor qualidade. Embora pareça que um quarto de hectare seja pouco espaço para cultivar, a longo prazo é mais lucrativo, pois o solo com tempo de recuperação é mais fértil para as lavouras.

Ter porcos em casa

Sendo uma pequena quinta, é pouco provável que o solo esteja suficientemente fresco para manter os porcos saudáveis, por isso a melhor opção é que estejam num habitat onde troquemos a palha regularmente. A melhor solução é um recinto móvel com uma cerca móvel. Este animal não precisa passar muito tempo ao ar livre, mas podes deixá-los pastar na parte do hectare que fica livre após a colheita, se houver tempo entre as colheitas.

ter porcos
Pixabay
Quanto à alimentação, basta comprar trigo, cevada e milho. Isso será suficiente suplementado com leite desnatado e soro de vaca, além de algumas culturas forrageiras de nossa colheita. No caso de ter um javali (porco macho) e uma fêmea, podem ser obtidos 20 leitões por ano, destinando alguns para engorda e abastecimento pessoal e outros para venda, com os quais é possível pagar o abastecimento alimentar do resto da leitões. animais.

Ter galinhas
ter galinhas em casa
Pixabay

Quanto às aves, o melhor é ter uma casa (galinheiro) para esses animais no canto do pomar e deslocá-la para que fertilizem a terra com os seus excrementos. Só precisas de comprar um pouco de grão e alguns suplementos de proteína para o inverno, e para ter ovos caseiros e ecológicos suficientes, não são necessárias muitas galinhas, pois uma dúzia pode alimentar uma família inteira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta