Abastecer a despensa e o frigorifico está cada vez mais caro e a alimentação representa grande parte do orçamento familiar.
Comentários: 0
preços de alimentos
Foto de Gustavo Fring no Pexels

A alimentação representa uma fatia significativa do orçamento das famílias e, nos últimos tempos, o preço dos alimentos disparou. Os cestos das compras são, aliás, cada vez mais pequenos e mais caros, nomeadamente por efeito da inflação em alta.

A braços com um custo da habitação já muitas vezes difícil de suportar, porque os preços das casas subiram mais do que os rendimentos disponíveis e com a prestação da casa com aumentos à vista, os portugueses deparam-se agora também com faturas da energia e outros serviços mais altas. É hora de fazer contas à vida e saber poupar quando se vai às compras. 

No artigo desta semana da Deco Alerta abordamos o delicado tema da subida dos preços dos alimentos para consumidor final e apresentamos-te um conjunto de truques para poupar quando fores às compras.

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Os preços dos alimentos não param de aumentar! Já era muito difícil manter as minhas finanças pessoais equilibradas, mas com o actual custo de vida nem sei como agir. Podem partilhar algumas ideias para enfrentar o incremento dos preços?

Abastecer a despensa e o frigorifico está cada vez mais caro. Para a maioria dos consumidores a alimentação representa grande parte do orçamento familiar. Por isso, partilhamos contigo algumas dicas para poupares na hora de ir ao supermercado e até para evitar gastos supérfluos com vista à poupança.

poupar no supermercado
Foto de Gustavo Fring no Pexels

Antes de sair para as compras

  1. Elabora um plano semanal de refeições: assim consegues perceber mais facilmente que alimentos são necessários e quais estão em falta;
  2. Reaproveita as sobras;
  3. Sempre que possível prepara as refeições em casa;
  4. Defina um orçamento com o valor máximo que podes gastar.

Nas compras

A primeira regra de ouro é elaborares, e envolvendo todos os elementos do teu agregado familiar, uma lista de compras com os alimentos ou artigos em falta. Não só controlas melhor os gastos, como prevines o desperdício. Depois e com a lista na mão:

  1. Não vás com fome ao supermercado, pois a tendência é comprar mais produtos do que realmente necessitas;
  2. Se possível, não leves as crianças contigo;
  3. Não te esqueças dos sacos reutilizáveis: pouparás na tua carteira e ajudas o meio ambiente;
  4. Segue atentamente as promoções e aproveita bem os cupões de desconto;
  5. Analisa os produtos de marca branca, podem ser uma boa opção;
  6. Compara os preços atendendo ao litro e quilo: vê o preço unitário e compara com outras opções.

Em casa procura conservar bem os alimentos, tanto no frigorífico, como na despensa. Presta atenção aos prazos de validade de alimentos de forma a consumir primeiro os mais antigos.

Com estas dicas poderás poupar e promoverás uma boa gestão financeira familiar.

*Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 38, do endereço eletrónico gas@deco.pt. Liga-nos pela linha whatsapp: +351 966 449 110. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site: deco.pt

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta