
A imagem de uma cama rede é sinónimo de uma bela sesta ou pelo menos momentos de descanso e relax. Nestes dias de calor, seja de férias ou numa pausa de um dia de trabalho, há melhor cenário que o de uma pessoa fresca em casa, deitada numa espreguiçadeira a baloiçar-se com um livro na mão ou encostado no peito? Mas cuidado, na hora de comprar uma cama de rede deves ter em conta certos elementos, pois nem tudo vale e imaginar-se como uma múmia ou a cair dela pode parecer divertido, mas quando se trata disso, não é.
Manuel Delgado, designer de interiores do Ikea, dá-nos as seguintes pistas para escolhermos a melhor cama de rede:
A estrutura da cama de rede: nem tudo vale
Não, nem tudo vale se não quiseres acabar no chão... “Na hora de escolher uma cama de rede, a primeira coisa que devemos ter atenção é o tipo de suporte ou estrutura que vamos precisar. Existem alguns com sistema de anclagem e, neste caso, devemos confirmar com um especialista se o material do muro de contenção é adequado para suportar o peso da rede mais uma pessoa adulta (aprox. 120kg)”, aponta Delgado.
Se tens um jardim, há "a opção de prendê-la às árvores, nesse caso, além de verificar as medidas de segurança, será importante ter uma distância entre as árvores entre cerca de 3 e 3,5 metros. No entanto, a nossa recomendação é ter um suporte de chão, pois além de garantir maior segurança, dá-nos valor acrescentado, porque permite que movamos a rede livremente por todo o espaço", explica o responsável.

O material da cama de rede: também não vale tudo
Outro fator fundamental na hora de escolher a cama de rede é o material. “Independentemente da cor, o mais importante é que seja feito de um material respirável e impermeável que seque rapidamente. Embora as mais tradicionais sejam geralmente feitas de tecidos de fibra natural, igualmente resistentes e respiráveis, será sempre aconselhável optar por redes mais modernas feitas de tecidos reciclados como o poliéster, que são muito mais fáceis de manter e resistem melhor a manchas e à exposição ao sol”, aconselha o designer de interiores.
Melhor uma cama de rede com ou sem travessa de madeira?
Finalmente, e independentemente do tamanho da superfície (que varia entre 250 e 350 cm incluindo cordas e estrutura anclagem), temos a opção de escolhê-las com ou sem travessa. “Apesar de a escolha ser subjetiva, a nossa recomendação é que optemos por uma cama de rede com travessa se for para ser usada por crianças e idosos, pois assim mantém o seu formato e facilita o sentar nela. Se, por outro lado, o que queremos é ocupar o menor espaço possível quando não estamos a usar, então a melhor opção será escolher uma cama de rede simples, só com tecido”, conclui o especialista.
Para poder comentar deves entrar na tua conta