Ter um jardim, varanda ou terraço florido todo o ano nem sempre é fácil. Aqui reunimos as plantas de exterior mais resistentes.
Comentários: 0
Plantas de exterior no jardim
Foto de Jill Wellington en Pexels

As plantas dão sempre um ótimo toque de decoração. E têm o poder de trazer a natureza para dentro e fora de casa. Na hora de escolher, importa saber quais são as plantas mais adequadas para ter no interior da casa ou num espaço exterior. Para que não restem dúvidas, neste artigo reunimos algumas plantas de exterior que são perfeitas para decorar a varanda, terraço ou jardim.

Na hora de decorar um espaço ao ar livre importa escolher a mobília, os objetos decorativos e … as plantas. E aqui é importante escolher as espécies que são resistentes às condições mais adversas do clima. Estas são as chamadas plantas de exterior que te permitem ter um espaço verde e florido durante todo o ano.

Escolher plantas residentes para o jardim
Foto de Gary Barnes en Pexels

Plantas de exterior resistentes: quais são?

Na hora de decidir que tipo de plantas de exterior para o jardim, um bom truque é optar por plantas autóctones. Isto porque este tipo de planta de exterior resiste ao frio e ao calor de Portugal.

Além de serem plantas resistentes também não precisam de ser regadas muitas vezes, nem necessitam de um resguardo do vento ou do frio. A verdade é que conseguem florescer sem grandes cuidados.

Algumas características principais destas plantas são as folhas espessas que reduzem a necessidade da fotossíntese, assim como uma folha em formato de agulha que permite conservar a humidade.

Melhores plantas para jardim, varanda ou terraço
Foto de Elle Hughes en Pexels

5 plantas de exterior resistentes o ano todo

O mundo das plantas é muito variado e são quase infinitas as combinações possíveis. Há quem prefira pintar o jardim lá de casa apenas de verde e há quem goste de ter pontos de cor. Por isso mesmo, reunimos as plantas mais resistentes para ter no jardim, varanda ou terraço, que se mantêm bonitas durante os 12 meses do ano:

  1. Buganvília: esta planta trepadeira pode chegar até aos 10 metros de altura quando apoiada em muros e outras plantas. E é resistente tanto ao frio como ao calor. Mantém um arbusto verde durante os meses chuvosos e nos mais quentes tem de ser regada para que consiga presentear-te com belas folhas de cor lilás;
  2. Catos e suculentas: estas são plantas resistentes que, na sua maioria, necessitam de pouca rega e adaptam-se bem às diferenças de temperatura. Existem vários tipos, tamanhos e algumas espécies podem brotar flor. Uma solução prática para ter um jardim sempre bonito e verdejante;
  3. Aloé Vera: além de ter propriedades medicinais, principalmente no que respeita à cicatrização, esta planta resiste a baixas temperaturas com facilidade e tolera solos com baixa fertilidade, o que a torna ideal para jardins de pedra;
  4. Alfazema:  muito utilizada em jardins esta planta tem aroma característico e algumas espécies têm flor todo o ano;
  5. Tomilho e Alecrim: estas ervas aromáticas além de serem bastante resistentes ao frio e ao calor, podem ser usadas na culinária. Ideal para quem gosta de ter vários tons de verde espalhado pelo jardim.

O importante para ter um jardim ou varanda sempre florido e verdejante é escolher o tipo de plantas que mais se adequa ao espaço exterior. Para tal é importante ter em conta a localização das plantas, tipo de solo, assim como saber escolher o tipo de plantas de exterior resistentes todo o ano.

Melhor plantas de exterior
Foto de Min An en Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade