
Passos promete discutir aumento de salário mínimo: O primeiro-ministro comprometeu-se esta segunda-feira com os parceiros sociais a discutir o aumento do salário mínimo ainda este ano. A informação foi dada aos jornalistas pelas confederações sindicais e patronais após o encontro de quase três horas com Pedro Passos Coelho com vista à preparação do próximo Conselho Europeu, marcado para 20 e 21 deste mês. Embora o primeiro-ministro não tenha definido uma data, a UGT “ficou com a ideia” de que o aumento do salário mínimo seria discutido até maio, altura em que a Troika deverá deixar o país. (Dinheiro vivo)
PME recorrem menos à banca para entrar em novos mercados: Cerca de duas dezenas de Pequenas e Médias Empresas (PME) têm optado por usar financiamento próprio para conseguirem um lugar no mercado externo. Um inquérito conduzido pela consultora SBI, mostra que cerca de 60% dos empresários questionados preferem usar o seu próprio dinheiro para investir na internacionalização e apenas 5% recorrem à banca. Ao mesmo tempo, 30% também conseguem obter fundos através do capital de risco, 25% captam dinheiro dos business angels (empresários individuais que investem num negócio) e 10% valem-se dos apoios estatais. (Público)
Bancos querem discutir com o Governo forma de limpar balanços: A possibilidade de os bancos poderem retirar do balanço ativos menos atrativos e colocá-los num veículo, ou numa sociedade, está a despertar "muita curiosidade" junto do setor, que foi apanhado de surpresa pela ideia do Governo. Várias instituições já admitiram que pode fazer sentido a transferência e posterior titularização de carteiras de crédito à habitação, dívida das empresas públicas e imóveis. (Diário Económico)
Para poder comentar deves entrar na tua conta