
Rumores do dia
Hotéis Tivoli podem ser vendidos por 333 milhões: O consórcio formado pela norte-americana Pimco, pela espanhola Iberostar e pela suíça Helvetia terá oferecido a melhor proposta para comprar Tivoli Hotels & Resorts, sendo que o Grupo Espírito Santo (GES) tem em cima da mesa quatro propostas pela cadeia hoteleira. Segundo o Jornal de Negócios, que cita o jornal espanhol Expansion, este consórcio ofereceu 333 milhões de euros pela Tivoli Hotels & Resorts, superando as outras três ofertas que o GES está a analisar. (Jornal de Negócios)

Rumores do dia
Governo está a preparar emissão em dólares: O plano de financiamento do Estado está a ser completado com um empréstimo sindicado em dólares – potenciando o interesse manifestado pelos investidores norte-americanos – e com a emissão de obrigações a 15 anos. O objetivo é garantir, no fim do ano, dois terços dos recursos necessários em 2015. (Jornal de Negócios)

Rumores do dia
Governo propõe corte salarial nos contratos coletivos que caduquem: O Governo quer limitar os direitos dos trabalhadores quando os contratos coletivos caducarem. Prémios de assiduidade, subsídios de turno, pagamento de trabalho noturno ou isenção de horário de trabalho são alguns benefícios que podem desaparecer ou sofrer alteração. Ou seja, os contratos coletivos que caduquem só garantem mesmo o salário base. A proposta é discutida terça-feira entre Governo e parceiros sociais. (Rádio Renascença)

Rumores do dia
Governo vai optar por “saída limpa” do resgate: O Governo vai optar por uma saída limpa do programa da Troika, não acionando, para já, um programa cautelar. A dificuldade de negociar com os parceiros europeus em período de pré-campanha eleitoral e o facto de o Tesouro português ter já uma almofada financeira equivalente ao que seria a linha de crédito do cautelar são dois motivos fundamentais para explicar a decisão.

Rumores do dia
Governo prepara-se para iniciar batalha jurídica com Galp Energia: O Governo já começou a preparar-se para uma guerra que terá de travar com a Galp Energia para tentar fazer um reequilíbrio dos contratos de concessão na área do gás natural. O executivo invocará a alteração de circunstâncias no setor do gás.

Rumores do dia
Governo afasta descida das indemnizações por despedimento ilegal: O Governo não deverá avançar com qualquer proposta para a redução das indemnizações pagas aos trabalhadores em caso de despedimento ilegal.

Rumores do dia
Gás de garrafa é 50% mais caro que o natural: O preço do gás de garrafa é, em média, 50% superior ao do gás natural.

Rumores do dia
Pires de Lima diz que retoma económica ainda não chega a todos: Pires de Lima, ministro da Economia, espera que a consolidação orçamental possa abrir margem para reduzir a carga fiscal nos próximos anos e adiantou que ainda há um caminho a percorrer para que as pessoas sintam a recuperação económica. “Há um caminho importante a fazer para que esta retoma económica possa chegar ao bolso da generalidade dos portugueses”, disse.

Rumores do dia
Reforma de pensões pode não avançar: A reforma do sistema de pensões pode ser só para "FMI ver" e não ser, assim, aplicada. A tese é defendida pelo economista Álvaro Santos Almeida, em entrevista à Renascença, no dia em que arranca a última avaliação do resgate da Troika.

Rumores do dia
Economia terá crescido 2,2% no primeiro trimestre: A economia portuguesa terá crescido 2,2% em termos homólogos no primeiro trimestre do ano. A estimativa é do gabinete de estudos económicos da Universidade Católica (NECEP) e aponta para um crescimento de 0,2% face ai último trimestre de 2013. Segundo o NECEP, a “economia portuguesa ainda não regressou à normalidade”, restando recuperar cerca de 2% dos 7% perdidos desde 2010. (Dinheiro Vivo)

Rumores do dia
Passos Coelho admite “desonerar salários e pensões” em 2016: O primeiro-ministro admitiu “desonerar salários e pensões em 2016” e deixou claro que no Orçamento do Estado para 2015 não haverá ainda alívio da carga fiscal ou salários e pensões a níveis de 2010. Em entrevista à SIC, Passos Coelho não avançou qual será a medida que irá substituir no próximo ano a CES, mas garantiu que “terá de continuar a existir redução da pensão”, ainda que o corte “nunca será tão grande como é hoje”. (Diário Económico)

Rumores do dia
Christie’s pode fazer venda direta de obras de Miró não vendidas em leião: A leiloeira Christie's poderá vender diretamente qualquer das 85 obras de Miró que pertenciam ao BPN, caso não venham a ser alienadas em leilão.

Rumores do dia
ADSE não aumenta em 2015: O Governo não deverá aumentar a ADSE no próximo ano. O desconto dos funcionários públicos e pensionistas vai manter-se nos 3,5% e desaparece a contribuição da entidade empregadora (o Estado) de 1,25% sobre os vencimentos pagos. A garantia foi dada ao Jornal de Negócios por fonte do Ministério das Finanças. (Rádio Renascença)

Rumores
Portugal fica no Top15 do desemprego global até 2019: Mesmo com retoma e reformas estruturais que elevam “a economia e a inovação para um nível superior”, como diz o primeiro-ministro, Portugal ficará no grupo dos 15 piores países do mundo em termos de desemprego nos próximos cinco anos, pelo menos.

Rumores do dia
Governo quer duplicar transportes de mercadorias na ferrovia e portos: Aumentar em 40% o transporte de mercadorias na ferrovia e duplicar esse movimento nos portos nacionais são duas metas que o Governo pretende atingir com o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, divulgado esta terça-

Rumores do dia
RTP decide até maio se avança com despedimento coletivo: O presidente da RTP, Alberto da Ponte, garantiu que até maio a empresa saberá se avança com um despedimento coletivo e apelou para que até àquela data seja encontrado “um caminho” com os sindicatos. Segundo o responsável, até maio é preciso ter encontrado “uma luz evidente que podemos ir por ali, ou então teremos de invocar um orçamento retificativo”. (Dinheiro Vivo)

Rumores
Energia elétrica custa mais 40% em Portugal que em França: O presidente executivo da PSA Peugeot Citroën, Carlos Tavares, afirma que os custos da energia elétrica em Portugal são 40% mais elevados do que em França e adianta que vai discutir o assunto com o secretário de Estado dos Transportes. "Os custos da energia elétrica em Portugal são 40% mais elevados do que em França, o que é um fator de não competitividade. Tudo o que puder ser feito para melhorar essa competitividade em termos de energia vai ajudar a indústria automóvel e também as outras indústrias", diz. (Jornal i)

Rumores do dia
Empresário angolano quer comprar quadros de Miró ao Estado: Passos Coelho tem em cima da mesa uma solução para evitar a venda das 85 obras Miró, na posse do Estado. Rui Costa Reis, empresário angolano de origem portuguesa, apresentou uma proposta ao Governo para aquisição das obras do artista catalão que ronda os 44 milhões de euros. E impôs como condição para a realização do negócio a manutenção da coleção em Portugal. O Porto é a cidade escolhida para a exposição das obras durante 50 anos. (Diário Económico)

Rumores do dia
Fundo de indemnizações deve atingir cinco milhões de euros em julho: O Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), que serve para pagar parte das indemnizações por despedimento, deverá atingir um valor de cinco milhões de euros em julho.

Rumores do dia
BBVA quer sair de Portugal: Depois de o banco BBVA ter concretizado a venda da área de pensões na América Latina e de ter alienado algumas filiais em países como o Panamá, o diário espanhol "El Confidencial" diz que o presidente do segundo maior banco de Espanha, Francisco González, começou a sondar

Rumores
Défice orçamental de 2013 deverá atingir no máximo 5%: O INE revela esta segunda-feira o valor do défice orçamental em 2013, em contas nacionais, a óptica que conta para Bruxelas, esperando os analistas contactados pela Agência Lusa que tenha ficado entre os 4,9% e os 5% do PIB. A previsão mais optimista é a do BBVA que sublinha que "a consolidação orçamental em 2013 foi melhor do que a esperada", com um défice estimado em cerca de 4,9% do PIB ou 4,5%.

Rumores
Governo prepara segundo Orçamento Retificativo desde fevereiro: O Governo está à espera das decisões do Tribunal Constitucional (TC) sobre normas do Orçamento do Estado (OE) para 2014 para avançar com um segundo Orçamento Retificativo (OR). Segundo o Diário Económico, a necessidade de novo OR já existe e decorre de aumentos de despesa em alguns ministérios, sendo que o documento, que está a ser trabalhado desde fevereiro, servirá ainda para acomodar eventuais chumbos do TC às medidas do OE para 2014. (Diário Económico)

Rumores
Privatização da EGF deve arrancar hoje e tem vários interessados: O Conselho de Ministros deve aprovar hoje o caderno de encargos da privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), isto apesar da oposição de várias autarquias. A privatização da “sub-holdins” da Águas de Portugal terá lugar através de um concurso público internacional aberto a todos os interessados que preencham os requisitos traçados no caderno de encargos, um procedimento que difere do que sucedeu nas últimas privatizações. (Diário Económico)

Rumores
PSD diz que não haverá mais cortes além da tabela salarial única: A troca de acusações entre PS e PSD está cada vez mais acesa.

Rumores
Fatura da Sorte dá Audis em abril: A data só será conhecida esta semana mas estima-se que a partir do início de abril o Fisco vai começar a atribuir todas as semanas um Audi A4 - 2.0 TDI, com 136 cavalos, caixa manual e pintura metalizada aos consumidores finais que pedem faturas com o número de identificação fiscal (NIF). Já para os dois sorteios anuais extraordinários da "Fatura da Sorte" a escolha recaiu sobre os Audi A6 - 2.0 TDI, com 177 cavalos, caixa manual e pintura metalizada.