Comentários: 0

Portugal está quase no final da tabela quando se fala do salário médio na zona euro, ocupando agora o 12º lugar, num total de quinze países analisados. Em contrapartida, é o país onde mais horas se trabalha por ano. O cenário é extraído de um relatório da Organização Muncial do Trabalho (OIT). 

De acordo com o relatório KILM da OIT, que reúne 17 indicadores sobre o mercado laboral em cerca de 200 países, o salário médio em Portugal era de 1.094,7 euros em 2012, o último ano para o qual existem dados disponíveis. Comparando com os países da zona euro referidos no relatório, verifica-se que o valor é superior apenas ao da Eslováquia (888 euros), Estónia (887) e Letónia (685), escreve o Diário Económico.

Por outro lado, frisa o jornal, o país da zona euro com o salário médio mais elevado é o Luxemburgo, com 4.171 euros, seguido da Finlândia, com 3.206 euros e da Bélgica, com 2.955 euros. Em quarto lugar está França (2.738 euros) e só em quinto surge a Alemanha (2.538 euros). Por sua vez, Espanha encontra-se dois lugares acima de Portugal, em décimo lugar, com um salário médio mensal de 1.883 euros. 

O relatório da OIT mostra que os portugueses, apesar de ganharem menos, são dos que mais horas dedicam ao trabalho anualmente.

De acordo com o documento, diz o diário, em Portugal o número anual de horas trabalhadas por pessoa foi, em 2013, de 1.852, enquanto na Alemanha, por exemplo, se fixou em 1.363 horas. Um dos países da zona euro mais próximos a Portugal no que respeita a este indicador é a Estónia, que também acompanha no valor relativo aos salários. Já no Luxemburgo, que lidera a tabela dos salários da zona euro, trabalha-se menos 203 horas por ano do que em Portugal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade