Comentários: 0
5 “segredos” para lidar com pessoas difíceis e tóxicas
GTRES

Com ou mais paciência, é preciso saber lidar no dia a dia com pessoas difíceis e tóxicas, nomeadamente no trabalho. Podes ter colegas mais “nervosos” ou ansiosos, e até invejosos, ou um chefe demasiado controlador. Podes até ter de lidar com clientes que devem pouco à simpatia... Há que saber aprender a lidar com estas pessoas sem que tal afete os teus comportamentos.

Para a Forbes, a resolução destes e de outros problemas não é assim tão difícil. Estes são, segundo a publicação, os cinco “segredos” a ter em conta no dia a dia para lidar com pessoas difíceis e tóxicas.  

1  –Verifica a tua atitude mental 

O primeiro passo a dar na hora de lidar melhor com pessoas difíceis é verificar se não adotamos uma postura de vítima. “Esquece” termos como “não é justo” ou “não está certo” e opta por encarar os problemas de frente, lutando por aquilo que acreditas.

2 – Assimila a ideia de que não é nada pessoal 

Não faz sentido pensares que o problema é teu e que devias ter dito “isto” ou feito “aquilo” em determinado momento. Lembra-te que podes ser um alvo fácil para outra pessoa descarregar as suas frustrações e/ou inseguranças.

3 – Mostra gratidão 

Pode parecer louco ou até impossível mostrar gratidão por alguém que parece gostar de tornar a tua vida pior, mas mostrar gratidão a alguém poderá ser uma arma poderosa. Porquê? Porque elimina julgamentos. 

4 – Faz “reset” todos os dias

Sim, é difícil esquecer o que aconteceu ontem, mas ao manter as frustrações ou memórias do passado vivas no pensamento irás aumentar a ansiedade e expetativa quando te deparares com um novo problema. Faz “reset” e não deixes que o ontem determine o hoje. 

5 – Mantém o sentido de humor

O pior de lidar com pessoas tóxicas não é o que estas fazem ou dizem, mas a influência que têm no nosso bem-estar e felicidade. Por isso toma nota: perder o sentido de humor numa determinada situação significa que já não estás a ser tu próprio. É fulcral continuares, tu próprio, a controlar a tua vida e a fazer as tuas capacidades, nomeadamente a tua atitude e humor, independentemente de alguma coisa ou alguém.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade