Para aliviar o stress ou criar companheirismo dizer palavrões pode ajudar. Mas pode levar a processos legais e até despedimentos.
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Dizer asneiras no local de trabalho? As regras a respeitar
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Para aliviar o stress, descomprimir, soltar emoções fortes - de raiva, mas também de alegria -, ou fomentar vínculos de companheirismo, dizer asneiras pode ajudar. Os palavrões não são obrigatoriamente sinais de um vocabulário mais pobre ou menos inteligência e, muitas vezes estão interiorizados e são até proferidos de forma instintiva, sem a pessoa se dar conta. Mas num ambiente de trabalho há regras a cumprir para que este tipo de linguagem não seja considerado falta de profissionalismo ou imaturidade.

O advogado Richard Alaniz, citado pela CNN Business, refere que a vulgarização de algumas palavras “profanas” pode fazer com que se tornem banais, mas não significa que tenha de “se tornar parte da cultura da empresa”. Alaniz alerta ainda para a eventualidade de este tipo de linguagem poder conduzir a questões legais, como rescisões de contrato e, em casos mais graves, despedimentos.

A CNN, citada pelo ECO, reunir algumas regras que se devem ter em consideração no uso de palavrões no local de trabalho, que agora aqui também reproduzimos.

Preservar a reputação

Dizer repetidamente palavras consideradas ofensivas pode transparecer, para os colegas e chefia, que alguém não tem controlo na linguagem e nas emoções. Pode fazer sentir melhor mas não significa que faça ganhar mais respeito entre os seus pares. Pelo contrário, ter o hábito de dizer muitas asneiras pode em alguns casos gerar desconforto e afastar colegas.

Assumir e pedir desculpa

Por mais que se seja cuidadoso com a linguagem no local de trabalho, é possível que saia uma asneira sem intenção, principalmente em momentos de maior stress. O mais importante é o que se decide fazer no momento seguinte. Segundo os especialistas, alguém que diz asneiras só nestes momentos, e tem sempre uma justificação, pode ser menos julgado pelos colegas.

Não escrever 

A especialista em carreiras norte-americana Vicki Salemi aconselha a evitar o uso destas palavras em emails, mensagens de voz ou textos relacionados diretamente com o trabalho. “O objetivo é reduzir qualquer risco associado à sua reputação”, reforça.

Conhecer a “audiência”

Dizer palavrões pode depender do local onde os diz, e a quem se dirige quando o faz. Os palavrões podem ser sinal de um ambiente informal, “incentivar a camaradagem, aliviar a tensão e o stress”, defende o professor de psicologia de Massachusetts, Timothy Jay. “É muito melhor do que qualquer tipo de agressão física”, reforça.

“Faz parte da nossa inteligência emocional, saber como e quando usar estas palavras. Se pensar nisso através de uma perspetiva moral, não vai compreender o quão comum e normal pode ser. Toda a gente conhece este tipo de linguagem [palavrões]”, sublinha o psicólogo.

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