A proposta foi entregue ao Governo com o intuito de ser considerada a tempo de ser incluída no Orçamento de Estado de 2026.
Comentários: 0
Arquitetos
Freepik
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A Ordem dos Arquitetos (OA) entregou ao Governo da AD e aos Grupos Parlamentares uma proposta para a criação da carreira especial dos Arquitetos da Administração Pública, tendo em vista a valorização das competências específicas que estes profissionais desempenham no setor público.

Uma vez que os arquitetos se encontram integrados em carreiras gerais que não reconhecem a especificidade, responsabilidade e exigência das suas atribuições, esta proposta baseia-se no reconhecimento da elevada complexidade das funções técnicas e estratégicas que os arquitetos da Administração Pública desempenham, assim como do impacto direto que têm no ordenamento do território, na segurança e salubridade das construções, na preservação do património edificado e na qualidade de vida das populações no geral.

Neste sentido, a OA demonstra, com fundamentos legais, estatísticos e comparativos, que os arquitetos preenchem os requisitos legais para a criação de uma carreira especial, que a sua remuneração está desfasada da realidade nacional e europeia (representando 49% da média europeia) e que a extinção da carreira de arquiteto, no não de 2009, agravou a escassez de técnicos qualificados e comprometeu a atratividade da função pública.

Arquitetos
Freepik

E é com base nestas conclusões que a Ordem dos Arquitetos pretende ir ao encontro dos seguintes objetivos:

  • Estancar a desvalorização da profissão de arquiteto na administração pública;
  • Garantir o reconhecimento das competências específicas dos profissionais;
  • Combater a baixa atratividade da carreira pública e a falta de incentivos;
  • Promover a retenção de profissionais qualificados, uma vez que muitos foram para o setor privado à procura de melhores oportunidades.

Em comunicado, Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos, revela que "a criação da carreira especial dos arquitetos da Administração Pública é um objetivo de longa data da Ordem dos Arquitectos, que tem vindo a encetar contactos e a desenvolver o trabalho de base necessário para que esta proposta seja devidamente considerada pelo Governo e pelo Parlamento”. E é neste sentido que a mesma já foi entregue ao Governo e aos Grupos Parlamentares, com a intenção de ainda poder vir a ser considerada a tempo de ser incluída no Orçamento de Estado para 2026.

Ainda no âmbito desta iniciativa, foi criada, pela Ordem dos Arquitectos, a Plataforma Integrada dos Arquitetos da Administração Pública (PIAAP). Trata-se de uma ferramenta que pretende ser um espaço de articulação e envolvimento do maior número de profissionais possível, de modo a criar uma grande mobilização a favor desta ação.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta