Administração Pública vai poder comprar viagens e alojamento na Internet

A Administração Pública vai passar a poder comprar viagens e alojamento através da Internet, algo que não podia fazer até agora, salvo raras exceções. O objetivo é o de conseguir o “melhor preço possível e com isso ter uma despesa pública mais eficiente”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Portugal mantém o 29º lugar no ranking sobre corrupção no setor público

Portugal continua a ser o 29º país menos corrupto do mundo. Em causa está o ranking de 2017 sobre níveis de corrupção no setor público, que contempla 180 países e foi elaborado pela Transparency International (TI). Portugal, que ocupa a mesma posição que tinha em 2016, obteve 63 pontos em 100 possíveis, mais um que no ano passado e os mesmos que Qatar e Taiwan e menos dois que a média europeia.

Construção: novo site do IMPIC já está online

O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), antigo Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI), tem um novo site desde ontem (dia 1). O portal da entidade presidida por Fernando Silva está agora “mais intuitivo na ótica do utilizador, com um layout simples, com uma estruturação funcional e interativa, cuja tónica assenta nos principais serviços prestados aos cidadãos e às empresas”.
Estado paga rendas de 12 milhões de euros por imóveis que não utiliza

Estado paga rendas de 12 milhões de euros por imóveis que não utiliza

O Estado tem um património imobiliário composto por quase 23 mil imóveis, entre edifícios e terrenos, com uma taxa de ocupação de 75%. E além de ser proprietária, a administração pública é também inquilina, tendo em vigor mais de 2030 contratos de arrendamento, que custam perto de 12 milhões de euros ao erário público.

Sabes o que vai mudar na vida dos funcionários públicos a partir de hoje?

Trabalhar mais horas e ter menos férias é a realidade dos funcionários públicos a partir de hoje. Além disso, acaba-se a garantia de trabalho para a vida que havia no Estado. Os trabalhadores que foram admitidos a partir de 2009 podem passar a ser despedidos, no âmbito da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), que harmoniza uma dezena de leis num único diploma com mais de 400 artigos, entra hoje em vigor.