Arquitetos estão contra escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025

Arquitetos criticam escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025

O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo2025), que decorrerá de 13 de abril a 13 de outubro do próximo ano, foi desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e pelo seu atelier KKAA. Será a primeira vez que o país apresenta um pavilhão nacional numa exposição mundial com um edifício que não é desenhado por um arquiteto português, lamenta a Ordem dos Arquitetos (OA), criticando os “requisitos solicitados por Portugal no Concurso de Conceção Construção”. 
Arquitetos portugueses

Mariana Pestana é nova curadora-chefe do centro de arquitetura do MAC/CCB

A arquiteta e investigadora Mariana Pestana é a nova curadora-chefe do Centro de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a Fundação CCB. A curadora, licenciada em arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e em Architectural Design pela Bartlett School of Architecture, em Londres, foi selecionada através de um concurso aberto em junho de 2023, ao qual concorreram 25 pessoas, e irá entrar em funções a 01 de março.
Ordem dos Arquitetos preocupada com novo simplex urbanístico

Simplex? “Tenho a certeza que têm de ser introduzidas alterações”

O simplex dos licenciamentos urbanísticos – o Decreto-Lei n.º 10/2024 – tem feito correr muita tinta. A grande maioria das 26 medidas do diploma entram em vigor dia 4 de março, mas algumas já têm efeitos desde 1 de janeiro de 2024, como por exemplo o facto de deixar de ser obrigatório apresentar, por defeito, a licença de utilização quando se compra uma casa. Em entrevista ao idealista/news, Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), considera que há pontos positivos e negativos e deixa em aberto a possibilidade do próximo Governo saído das eleições no dia 10 de março vir a alterar algumas das medidas contempladas no documento aprovado pelo Executivo socialista de António Costa.  
Maria Fradinho

Maria Fradinho: "A arquitetura ajuda o ser humano na sua felicidade"

É impossível não reparar na fachada da Casa do Arco, em Ílhavo, Aveiro, mesmo às portas da emblemática Vista Alegre. Simples e perfeita como um desenho de criança. Quando a arquiteta Maria João Fradinho Ribeiro abre a porta daquele que é o refúgio da sua família, o encanto é ainda maior: enormes janelas de vidro inundam o espaço de luz, mesmo num dia escuro de chuva.

Joel Esperança: “Cada obra deve ter o seu próprio grão, a sua própria matéria”

Joel Esperança recebeu-nos numa casa especial. A Quinta do Rei será sempre um pouco sua e do atelier Contaminar, apesar de já estar habitada pelos proprietários. “Foram 13 anos, desde o primeiro rabisco até agora”, confidencia o arquiteto. E mesmo depois da obra entregue, existe uma permanente preocupação, tal como explica em entrevista ao idealista/news para a rubrica “Em casa do arquiteto”.
Arquiteto Pedro Carrilho

Pedro Carrilho: “O nosso trabalho é entender o lugar, as pessoas, e desenhar”

Alguma vez pensaste em como serão as casas ou os ateliês dos arquitetos? Reproduzem nos seus espaços o que transmitem nos projetos que desenham ou preferem uma dimensão diferente, mais intimista ou pessoal? O idealista/news inaugura uma nova rubrica que promete levar-te aos lugares dos grandes nomes da arquitetura portuguesa, que nos abrem as suas portas para mostrar a decoração que escolheram para viver ou trabalhar, falar dos seus projetos, e contar a sua visão do design, refletindo sobre o estado atual da arquitetura.
Foto de terry narcissan tsui @Pexels

Mais Habitação: arquitetos avisam Parlamento de riscos nas obras

A Ordem dos Arquitetos pediu aos deputados que valorizem os contributos técnicos ao pacote Mais Habitação, avisando que a qualidade e a segurança das obras pode estar em causa. Os arquitetos classificam como positiva a intenção do Governo em modificar algumas dimensões da simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo e ordenamento do território, mas defendem que há que ter em conta vários aspetos.
Demas Nwoko

Arquiteto Demas Nwoko recebe Leão de Ouro na Bienal de Veneza

O arquiteto e artista nigeriano Demas Nwoko vai ser distinguido com o Leão de Ouro de carreira pela Bienal de Arquitetura de Veneza, que será entregue a 20 de maio, na abertura da exposição internacional, em Itália. Demas Nwoko nasceu em 1935 em Idumuje-Ugboko, no sul da Nigéria, filho de um Obi (g