Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arquitetos

Últimas notícias sobre "Arquitetos" publicadas em idealista.pt/news

Projeto da MELOM entre os finalistas do maior concurso de arquitetura do mundo

O projeto da MELOM “In-Between - Entre paredes…Entre Espaços…Entre Memórias… Entre a Ordem e a Cidade…” é um dos finalistas do maior concurso de arquitetura do mundo, o World Architecture Festival (WAF), que decorre este ano em Lisboa, entre os dias 1 e 3 de dezembro. Isto na categoria “Future Projects - Competition Entries”.

Notícia sobre:

Casa de luxo de Ronaldo no Castilho 203 tem uma nova ‘marquise’ construída pelo futebolista que é "ilegal"

A nova ‘penthouse’ de Cristiano Ronaldo em Lisboa situa-se no edifício Castilho 203 e custou-lhe mais de 7 milhões de euros. O futebolista decidiu entretanto fazer algumas alterações na casa de luxo e uma delas passou por instalar no topo do edifício uma ‘marquise’ que não consta no projeto original e que está à vista. Os arquitetos do edifício dizem estar “chocados” com esta alteração e a Câmara Municipal de Lisboa promete que vai avaliar a situação e agir em conformidade.

Notícia sobre:

Museu de Siza Vieira e Carlos Castanheira na China inaugurado amanhã

O MOAE – Huamao Museum Of Art Education (Museu de Arte e Educação) de Dongqian Lake, em Ningbo, na China – um trabalho conjunto dos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, que nos últimos anos têm trabalhado em conjunto naquele território –, é inaugurado este sábado (21 de novembro de 2020). 

Notícia sobre:
Atelier GV+Arquitectos

“A arquitetura muda a vida das pessoas e dos lugares que habitam"

Gonçalo Nobre da Veiga nasceu e estudou em Santarém e terminou o sencundário (o 12º ano) em Lisboa, na António Arroio, “por ser uma escola mais virada para as Artes”. Entrou em Arquitetura na Universidade Lusíada – “O ultimo ano foi feito em Florença, Itália, ao abrigo do programa Erasmus” – e mudou-se para Angola em 2006. Foi aí, em Luanda, que surgiu o atelier GV+Arquitectos, em 2010. “Temos clientes nas mais variadas áreas de atividade que vão desde a banca à habitação, da hotelaria e restauração a escritórios de grandes empresas, mas também lojas comerciais ou projetos públicos e a particulares”, conta em entrevista ao idealista/news.

Notícia sobre:

Arquiteto italiano coautor do CCB morre vítima do coronavírus

O coronavírus fez a primeira vítima mortal de uma figura ilustre da arquitetura internacional. Vitorrio Gregotti era conhecido, no mundo, como um dos pais da arquitetura moderna pelos traços de linhas retas e o conceito de urbanismo; em Itália foi contribuiu para desenhar a atual paisagem urbana do país; e em Portugal foi coautor do Centro Cultural de Belém (CCB). Este domingo, dia 15 de março de 2020, faleceu aos 92 anos devido a uma pneunomia agravada pelo Covid-19.

Notícia sobre:

Arquitetas irlandesas vencem Pritzker 2020: é a primeira vez que uma dupla de mulheres é galardoada

As irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, fundadoras do atelier Grafton Architects, são as vencedoras do Prémio Pritzker 2020, o mais importante galardão da arquitetuta mundial – considerado o Nobel da arquitetura. É a primeira vez que a Fundação Hyatt distingue uma dupla de mulheres. São também as primeiras personalidades irlandesas a receber o prémio.

Notícia sobre:

Recém-criado Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura quer combater precariedade do setor

O setor da construção parece estar a recuperar da crise e há no mercado da arquitetura mais encomendas e mais trabalho e emprego, o que não significa que as condições laborais tenham melhorado. É neste contexto que nasceu o Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura (MTA).

Notícia sobre:

Estas 9 impressionantes obras arquitetónicas são as favoritas dos arquitetos

Notícia sobre:

A única casa de Raul Lino no Porto vai afinal ser conservada em novo projeto imobiliário

Depois de muita contestação e polémica à volta da demolição da única casa com a assinatura do arquiteto Raul Lino no Porto, os investidores do novo complexo habitacional vieram dar garantias de que, afinal, a moradia vai ser conservada, tal como reclamou a autarquia. Os donos do lote de terreno no gaveto da rua de Carlos Dubini com a de Ciríaco Cardoso dizem que têm um novo projeto, agora da autoria do arquiteto Jorge Ventura, que é completamente diferente do anterior.

Notícia sobre: