Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos

As soluções dos arquitetos para a habitação e gestão do território

A Ordem dos Arquitetos (OA) divulgou esta quarta-feira (30 de abril de 2025) um documento dirigido aos partidos políticos, em plena pré-campanha eleitoral, propondo soluções para problemas nacionais da habitação, planeamento urbano, mobilidade e gestão do território, que entende serem "incontornáveis na agenda política nacional".

Revisão do simplex dos licenciamentos urbanísticos “será profunda”

Foi um dos temas que mais polémica gerou este ano no setor imobiliário e da construção. A entrada em vigor do simplex dos licenciamentos urbanísticos – o Decreto-Lei n.º 10/2024 – deu-se a dois tempos, com algumas medidas a avançarem em janeiro e outras em março. O Governo da AD anunciou, entretanto, que haverá mudanças na lei. Uma revisão que “será profunda”, revela ao idealista/news o presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). Segundo Avelino Oliveira, “só há uma solução, alterar e corrigir o que está mal”. “Felizmente o Governo reconheceu isso e estamos a trabalhar com o Ministério e a Secretaria de Estado para melhorar os diplomas alterados e corrigir o que se pode corrigir”.
Arquitetura em Portugal

Mais de 2.600 arquitetos pediram para trabalhar fora do país numa década

“A situação remuneratória dos arquitetos é muito má e devia envergonhar Portugal”, dizia-nos no início do ano Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). Em comunicado, a entidade revela, agora, que numa década, entre 2014 e 2023, mais de 2.600 arquitetos – em concreto 2.609 – solicitaram à OA certificados para a prática da profissão no estrangeiro. 
Concurso público para projeto na Quinta das Lavadeiras

Concurso público para projeto na Quinta das Lavadeiras gera polémica

Foram identificadas 11 propostas potencialmente fraudulentas no concurso público de conceção Habitação na Rua da Quinta das Lavadeiras, em Santa Clara, Lisboa, que foi promovido pela Lisboa Ocidental SRU, com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos (SRLVTOA), revelou a própria secção regional da Ordem dos Arquitetos (OA). A situação vai merecer participação ao Ministério Público.
Arquitetos querem alterações no simplex urbanístico

Arquitetos querem "alteração rápida e assertiva" ao simplex urbanístico

A morosidade nos processos de licenciamento mantém-se, sendo necessário retificar alguns aspetos do simplex urbanístico – o Decreto-Lei n.º 10/2024, que entrou em vigor na totalidade a 4 de março – e das respetivas portarias. Quem o diz é a Ordem dos Arquitetos (OA), que propõe uma “alteração rápida e assertiva ao simplex urbanístico”. 
Estado da arquitetura em Portugal

Arquitetos e arquitetos paisagistas querem ordem profissional conjunta

A Ordem dos Arquitetos (OA) e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) assinam esta quinta-feira (21 de março de 2024), em Lisboa, um protocolo com vista a trabalharem em conjunto sobre a possibilidade de “num futuro próximo” apresentarem ao legislador proposta para uma ordem profissional conjunta. Uma colaboração “mais próxima” que tem como objetivo responder aos desafios existentes.
Arquitetos estão contra escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025

Arquitetos criticam escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025

O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo2025), que decorrerá de 13 de abril a 13 de outubro do próximo ano, foi desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e pelo seu atelier KKAA. Será a primeira vez que o país apresenta um pavilhão nacional numa exposição mundial com um edifício que não é desenhado por um arquiteto português, lamenta a Ordem dos Arquitetos (OA), criticando os “requisitos solicitados por Portugal no Concurso de Conceção Construção”. 
Arquitetos portugueses

Mariana Pestana é nova curadora-chefe do centro de arquitetura do MAC/CCB

A arquiteta e investigadora Mariana Pestana é a nova curadora-chefe do Centro de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a Fundação CCB. A curadora, licenciada em arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e em Architectural Design pela Bartlett School of Architecture, em Londres, foi selecionada através de um concurso aberto em junho de 2023, ao qual concorreram 25 pessoas, e irá entrar em funções a 01 de março.
Arquitetos atentos às cooperativas de habitação e à descarbonização

Arquitetos atentos a novos sistemas construtivos e às cooperativas

“Estamos num momento de certa mudança de paradigma ao nível do setor da construção e a arquitetura será, talvez, uma das principais disciplinas que estará envolvida nisso. Temos de mudar algumas das metodologias e alguns dos processos construtivos”. O alerta é dado por Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), em entrevista ao idealista/news. A necessidade de apostar na descarbonização e em novos materiais, como por exemplo a madeira, não está a passar ao lado dos arquitetos, garante, assegurando também que a “questão das cooperativas de habitação é um tema que é muito caro” entre a classe. 
Entrevista a presidente da Ordem dos Arquitetos

“A situação remuneratória dos arquitetos devia envergonhar Portugal”

Avelino Oliveira recebe-nos na sede nacional da Ordem dos Arquitetos (OA), em Lisboa – as instalações da OA ocupam o antigo edifício dos Banhos de São Paulo, classificado como imóvel de interesse público –, e afirma, convicto, que “é bom que a sociedade perceba que os arquitetos são aqueles que mais percebem de habitação”. Nesse mesmo dia (23 de janeiro de 2024) iria reunir-se com Marcelo Rebelo de Sousa para falar sobre os problemas que a classe atravessa, regressando depois ao Porto, onde nasceu, em 1970. Em entrevista ao idealista/news sublinha, sem rodeios, que “a situação remuneratória dos arquitetos devia envergonhar Portugal” e que a arquitetura nacional “está num dos níveis mais altos da Europa”. “Diria até do mundo”, acrescenta.
Ordem dos Arquitetos preocupada com novo simplex urbanístico

Simplex? “Tenho a certeza que têm de ser introduzidas alterações”

O simplex dos licenciamentos urbanísticos – o Decreto-Lei n.º 10/2024 – tem feito correr muita tinta. A grande maioria das 26 medidas do diploma entram em vigor dia 4 de março, mas algumas já têm efeitos desde 1 de janeiro de 2024, como por exemplo o facto de deixar de ser obrigatório apresentar, por defeito, a licença de utilização quando se compra uma casa. Em entrevista ao idealista/news, Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), considera que há pontos positivos e negativos e deixa em aberto a possibilidade do próximo Governo saído das eleições no dia 10 de março vir a alterar algumas das medidas contempladas no documento aprovado pelo Executivo socialista de António Costa.  
Marcelo veta estatutos dos engenheiros e arquitetos

Engenharia e arquitetura: Marcelo veta decretos que alteram estatutos

O Presidente da República, depois de ouvido os respetivos bastonários, decidiu devolver, sem promulgação, à Assembleia da República, os decretos que alteram os estatutos da Ordem dos Engenheiros e dos Arquitetos. Marcelo Rebelo de Sousa justificou as decisões deixando críticas ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. 
Arquitetos

"Mensagem de Marcelo com veto não podia ser mais clara", diz OA

A Ordem dos Arquitetos (OA) destaca que a mensagem transmitida pelo veto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Mais Habitação, “não poderia ser mais clara”, apontando soluções de “difícil operacionalidade”. Numa declaração enviada à Lusa e assinada pelo presidente da OA, Gonçalo B
Qual é o estado da arquitetura em Portugal?

Qual é o estado da arquitetura em Portugal? A Ordem quer saber

A Ordem dos Arquitetos lançou esta quinta-feira (15 de setembro de 2022) um inquérito aos membros, até 15 de outubro, para conhecer a prática da profissão e o estado da arquitetura em Portugal, visando “responder aos desafios que se colocam” aos profissionais, anunciou esta entidade.