Com as crescentes dificuldades na captação e manutenção de talento no mercado de trabalho, há algumas estratégias que ajudam a promover um ambiente laboral mais humano e harmonioso.
É neste contexto que a Adecco Portugal revela cinco práticas que prometem fazer a diferença, pela positiva, no bem-estar, motivação e desempenho das equipas de trabalho. São dicas simples, mas cientificamente comprovadas, que reforçam a saúde emocional dos trabalhadores e, consequentemente, o seu compromisso com a cultura e objetivos das empresas para as quais trabalham.
Em comunicado, Vânia Borges, Diretora de Recursos Humanos da Adecco Portugal, afirma que “pequenas ações do dia a dia, quando consistentes e intencionais, podem ter um impacto profundo no ambiente de trabalho”.
Segundo a responsável, “num mercado onde o 'burnout', o stress e a mobilidade profissional são uma realidade, aprender a promover bem-estar no trabalho deixou de ser uma opção - é uma decisão estratégica”.
As cinco formas de reforçar a felicidade e a produtividade das equipas identificadas pela Adecco são:
- Celebrar pequenas vitórias, mas com significado: a Universidade de Harvard indica que, quando os colaboradores são reconhecidos pelas pequenas conquistas e recebem um bom feedback, sentem-se mais motivados e com um sentimento de realização pessoal. A aprendizagem de algo novo é algo que também contribui para a sua motivação;
- Dar autonomia e espaço à proatividade: sentir liberdade para organizar o trabalho e tomar as próprias decisões motiva e reforça a confiança e adaptação dos colaboradores. Além disso, ambientes que promovem a proatividade e a criatividade tendem a ser mais resilientes;
- Refletir sobre o que correu bem: é importante incentivar a momentos de reflexão acerca das conquistas diárias ou semanais, por mais pequenas que sejam, assim como reconhecer publicamente essas vitórias. Isto reforça a autoestima e a clareza sobre o valor do próprio trabalho. Ter um momento de partilha entre colegas é também importante para fortalecer a união entre a equipa;
- Trabalhar com base nas forças individuais: de acordo com dados da Gallup, trabalhadores que tiram proveito dos seus pontos mais fortes têm menos 57% de probabilidade de entrar em ‘burnout’. Neste sentido, importa envolver os profissionais em tarefas que se alinhem às suas competências naturais, de modo a aumentar o entusiasmo, a produtividade e a fidelização à empresa;
- Valorizar as relações humanas no dia a dia: um bom ambiente no local de trabalho, com relações positivas, é um dos principais fatores de fidelização. Por esse motivo, é tão importante promover interações, desde uma simples conversa informal a um gesto de apoio ou momento de descontração.
A Adecco destaca, ainda, a importância da promoção de micro-momentos de felicidade para o bom ambiente laboral, sendo uma estratégia de longo prazo com impacto real na produtividade, saúde mental e ligação entre colaboradores e empresa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta