
População empregada cresce em Portugal no 2.º trimestre de 2025
A população empregada em Portugal, no 2.º trimestre de 2025, atingiu 5248,3 mil pessoas, um aumento de 1,3% face ao trimestre anterior e de 2,9% comparado com o mesmo período de 2024. Este crescimento reflete a recuperação contínua do mercado de trabalho, apesar dos desafios económicos globais. Segundo o INE, o teletrabalho mantém-se relevante, com 20,9% dos trabalhadores e a taxa de desemprego caiu para 5,9%, menos 0,7 pontos percentuais que no trimestre anterior, evidenciando uma melhoria no acesso ao emprego.

Salários mais altos e ensino superior, o perfil de quem teletrabalha
Em 2024, o teletrabalho foi 10 vezes mais comum entre os trabalhadores com ensino superior do que entre os que têm no máximo o ensino básico. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Portugal, Balanço Social 2024”, da autoria de Bruno P. Carvalho, João Fanha, Miguel Fonseca e Susana Peralta.

Networking e empresas a crescer: a “magia” dos escritórios flexíveis
As pessoas circulam pelos corredores prestes a entrar numa reunião virtual, que muitas vezes acontece numa ‘phone booth’ ou numa sala de reuniões que foi marcada através de uma app. Salas essas que podem fazer alusão a temas específicos, como filmes. E sim, também existem salas de cinema. Há ainda espaços lounge, muita luz natural, terraços com vistas desafogadas para Lisboa, amplas zonas de copa. E tudo flui sempre de forma informal e descontraída. Há trabalhadores independentes (freelance) de diferentes áreas de atividade, há pequenas e médias empresas e também organizações já com muitos trabalhadores. E há eventos ao final do dia que promovem o networking e oferecem momentos de lazer. Tudo em prol do work-life balance. A “magia” dos escritórios flexíveis vai além do “tradicional” coworking e parece estar, definitivamente, a ganhar espaço no segmento de escritórios em Portugal.

Este mini frigorífico é ideal para refeições fora de casa
O trabalho faz parte da nossa vida — e sair de casa cedo, enfrentar trânsito e manter o bom humor até ao escritório já é um desafio por si só.

Via verde para trabalhadores estrangeiros: o que é?
A nova “via verde” para a imigração entrou em vigor no dia 1 de abril de 2025, com a assinatura oficial do protocolo pelo primeiro ministro Luís Montenegro.

Recrutamento: IA está a mudar “regras do jogo” no mercado de trabalho
Pandemia, teletrabalho, regime híbrido, regresso aos escritórios, sustentabilidade, eficiência energética, digitalização, Inteligência Artificial (IA). É caso para dizer que tudo sofreu mudanças com o súbito aparecimento da Covid-19, nomeadamente a relação entre empresas e trabalhadores, a par das dinâmicas entre colegas, mantidas muitas vezes à distância de um clique. Agora, cinco anos depois do uso obrigatório de máscaras e de confinamentos e desconfinamentos, as companhias, atentas ao novo ‘modus operandi’ e à evolução da tecnologia, estão a mudar as “regras do jogo”, muito além do que diz respeito à gestão dos tempos e espaços dos escritórios. E a IA entrou em força no mercado laboral e nos processos de recrutamento.

Redução salarial: quando é que se pode baixar o salário?
O mercado de trabalho no nosso país tem muito que se lhe diga. Há muitas leis desconhecidas por grande parte dos funcionários.

Empregos mais estranhos do mundo: profissões que poucos conhecem
Estás à procura de trabalho e não consegues encontrá-lo? Talvez seja esta a tua oportunidade de procurar um emprego para além da tua imaginação.

Subsídio de Natal: empresas que não pagam, têm penalização?
A época Natalícia é, para muitos, a melhor altura do ano. Apesar da azáfama habitual das compras e da correria que estas exigem todos os anos, é uma época em que reinam sentimentos como a alegria, gratidão e generosidade.

Custos do trabalho sobem 4,7% na Zona Euro – em Portugal crescem 7,1%
Os custos horários do trabalho aumentaram 4,7% na área do euro e 5,2% na União Europeia (UE) no segundo trimestre de 2024, em comparação com o período homólogo, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Em Portugal, no entanto, o crescimento foi superior, de 7,1%.

Cowork português IDEA Spaces é um dos 100 melhores do mundo
A empresa portuguesa de espaços de cowork IDEA Spaces é a única do setor a nível nacional a ser distinguida no ranking The Tallys 2024, que distingue os 100 melhores espaços de cowork a nível mundial: ocupa o 67º lugar, tendo subindo 21 posições face ao ranking do ano passado.

Mercado de trabalho está com dificuldade em integrar desempregados
O mercado de trabalho em Portugal parece estar de boa saúde, com a taxa de desemprego a cair para 6,1% no segundo trimestre de 2024.

Salários em Portugal: remuneração bruta total mensal média aumenta
A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 6,4%, para 1.640 euros, no trimestre terminado em junho de 2024 (correspondente ao segundo trimestre do ano), em relação ao mesmo período de 2023, revelou esta terça-feira (13 de agosto de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE), adiantando que a componente regular e a componente base daquela remuneração aumentaram 6,6% e 6,4%, situando-se em 1.295 euros e 1.214 euros, respetivamente. Em termos reais, a remuneração também acelerou, neste caso 3,6%.

Subsídio de refeição em cartão: é possível recusar?
Os trabalhadores por conta de outrem têm, geralmente, um subsídio mensal de alimentação.

Escritórios em Lisboa: mercado recupera e volta a níveis pré-pandemia
Há boas notícias no segmento de escritórios em Lisboa, tendo o primeiro trimestre ficado marcado por um crescimento significativo da absorção de espaços, que ascendeu a 76.131 metros quadrados (m2). “Vermos o mercado a recuperar novamente e a voltar aos valores pré-pandemia deixa-nos confiantes em relação ao restante ano de 2024”, indica em comunicado Bernardo Zammit e Vasconcelos, Head of Agency da Worx Real Estate Consultants.

“O anúncio da morte dos escritórios é manifestamente exagerado”
“Ao contrário do propalado por alguns, o anúncio da morte dos escritórios é manifestamente exagerado. O espaço físico continua vivo e de boa saúde”. A garantia é dada por Inês Sequeira, Head of Hospitality da Maleo, empresa que tem sete centros de escritórios em Portugal, todos em Lisboa, mas que pretende “apostar em novas geografias”. “Por natureza, o Porto surge como primeira hipótese, apesar de estarmos a analisar outras localizações”, adianta, em entrevista ao idealista/news.

Subsídio de turno: quem tem direito e em que casos se aplica
Trabalhar de noite é algo que, normalmente, não atrai a maioria dos trabalhadores.

Nómadas digitais: há uma nova aplicação que lhes vem facilitar a vida
Os nómadas digitais vêm dos quatro cantos do mundo para Portugal com o objetivo de conjugar o teletrabalho, com turismo e lazer. E, agora, vão poder ter acesso a um balcão único desenhado especialmente para si, oferecendo apoio ao emprego, acesso aos bancos e muito mais. É precisamente isso a que se propõe a Vlancer, uma plataforma digital criada em Israel, que chegou agora a Portugal com um investimento que pode chegar aos 1,5 milhões de euros.

Desemprego em Portugal desceu para 6,1% até junho – e verão ajudou
O contexto económico está instável. Mas o mercado de trabalho está a passar um bom momento, motivado também pela proximidade do verão. No segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego em Portugal caiu para 6,1%.

Agenda do Trabalho Digno: alterações entram em vigor a 1 de maio
As alterações ao Código do Trabalho e a outros diplomas, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foram esta segunda-feira, dia 3 de abril, publicadas em Diário da República. E vão entrar em vigor já no próximo dia 1 de maio, segundo um comunicado do Ministério do Trabalho. Há novidades em relação ao teletrabalho, baixas médias, contratos de trabalho temporários e direitos dos jovens.

Semana de 4 dias: empresas podem inscrever-se até 15 de fevereiro
O projeto-piloto referente à semana de 4 dias de trabalho está prestes a arrancar em Portugal. E a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que há 90 empresas que já manifestaram interesse em aderir a esta iniciativa, que vem avaliar a aplicação de novas formas de organização do tempo de trabalho no setor privado. As empresas interessadas em aderir à semana de 4 dias têm até dia 15 de fevereiro para concretizarem a inscrição definitiva, adiantou ainda Ana Mendes Godinho.

Tendências de trabalho: o que os proprietários comerciais têm de saber
Um aumento global no trabalho híbrido alimentará o crescimento dos flexspaces locais e dará maior ênfase à experiência do escritório. Os proprietários de espaços comerciais podem adaptar as suas ofertas para melhor beneficiar as pessoas, os lucros e o planeta.

Quanto tempo passam os portugueses a trabalhar? Mais de 37 anos
Na União Europeia (UE), um jovem de 15 anos deverá passar, em média, 36 anos a trabalhar, segundo estimativa do Eurostat referente a 2021. Está é uma realidade que difere nos 27 Estados-membros: é na Holanda onde a vida ativa de trabalho dura mais tempo (42,5 anos) e na Roménia menos (31,3 anos).

Crise energética: Governo admite regresso do lay-off simplificado
O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, admitiu esta domingo, dia 13 de março de 2022, em Milão, Itália, o regresso do ‘lay-off’ simplificado para as empresas que eventualmente tenham de diminuir ou suspender a produção devido à escalada dos preços da energia.“Ainda não tem muito s

Mudar de emprego em 2022? 5 dicas para (saber) usar o LinkedIn
Mudar de emprego é sempre uma das grandes resoluções de ano novo. E o melhor mesmo é não esperar mais e começar desde já a investir numa estratégia que te permita encontrar o trabalho que ambicionas. O LinkedIn é a mais poderosa rede social profissional do momento e pode dar uma ajuda nessa tarefa. Mas é preciso saber usá-la corretamente, o que implica pensar e construir a tua marca pessoal para te destacares aos olhos dos potenciais empregadores.