'Flex offices' registam taxa de ocupação superior a 85% e acolhem 6.000 postos de trabalho no país.
Comentários: 0
coworking
Foto de Copernico no Unsplash

Os 'flex offices', também conhecidos por espaços de coworking, são alternativas aos escritórios tradicionais e oferecem às empresas a possibilidade de usufruírem de espaços flexíveis e de zonas comuns partilhadas num modelo de prestação de serviços. E estão cada vem mais "voga" em Portugal, segundo a CBRE. 

"Os contratos são cada vez mais longos e que quem procura os 'flex offices' são, mais do que pequenas empresas e freelancers, empresas com diferentes dimensões e de setores distintos que muita vezes encontram nesta solução a flexibilidade necessária para entrar no mercado português ou testar a expansão de uma área de negócio", revela a consultora, em comunicado.

A taxa de penetração deste tipo de espaços é atualmente de 2,7% , segundo os dados da CBRE, num total de cerca de 4.500.000 m2 de escritórios em Lisboa. Adicionalmente, os flex registam uma taxa de ocupação a nível nacional superior a 85%. Foi também registado que, em 2023, foram acolhidos 6.000 postos de trabalho em Lisboa e que a procura no Porto continua a crescer.

"Um exemplo disto mesmo foi a colocação do LACS na totalidade do edifício Boavista Office Center, com cerca de 7.800 m2, tendo sido esta a maior transação de 'flex offices' já registada em Portugal, num dos edifícios de escritórios mais emblemáticos da cidade Invicta", indica a CBRE.

"A mudança de paradigma no mundo do trabalho é inegável e hoje estamos certos de que enormes mudanças se têm verificado, sobretudo ao longo dos últimos dois anos, e que caminhamos para uma evolução crescente. O segmento dos 'flex offices' é dinâmico e tem despertado cada vez mais interesse na Europa e em Portugal o que significa, para as empresas, flexibilidade e agilidade", comenta André Almada, Senior Diretor Offices, na CBRE Portugal, citado em comunicado.

A oferta de experiências é outra tendência que, segundo a consultora, tem vindo a ser verificada, tendo em conta que os 'flex offices' pretendem fomentar um sentimento de comunidade, oferecendo experiências diferenciadoras a todos aqueles que trabalham nestes espaços, para elevar o nível de pertença e satisfação em relação ao espaço.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar