Comentários: 0

O fundo norte-americano Blackstone acaba de chegar a acordo com o banco espanhol Santander para comprar 51% do negócio imobiliário do Banco Popular. O negócio envolve a aquisição de crédito e imóveis e implica a criação de uma sociedade para a qual são passados 30.000 milhões de euros de ativos imobiliários do Popular e 100% do capital da Aliseda, a filial que juntava património imobiliário do Popular. O Santander vai manter 49% do capital.

A operação surge na sequência da compra pelo Santander do Banco Popular pelo preço simbólico de um euro, no âmbito da resolução deste, e que foi agora aprovada pela Comissão Europeia.

De acordo com a comunicação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o negócio passa pela criação de uma sociedade para a qual são passados 30.000 milhões de euros de ativos imobiliários do Popular e 100% do capital da Aliseda, a filial que juntava património imobiliário do Popular.

Blackstone compra ao Santander 51% do negócio imobiliário do Popular
Santander

Santander comprou Popular por 1€ e agora está a reestruturar-se

O presidente do espanhol Santander, Rodrigo Echenique, diz que a operação de venda permite ao banco centrar-se na atividade comercial e "é um passo importante para a integração do Popular no Santander".

O Santander espera ter a operação concluída no primeiro trimestre de 2018, após obtidas as necessárias autorizações dos reguladores.

Para permitir a compra, o Conselho de Administração do Banco Santander concordou com um aumento de capital de 7 mil milhões de euros, que garantirão o capital e as provisões necessários para que o Banco Popular possa operar com normalidade.

Esta operação tem impacto em Portugal, uma vez que o Santander Totta irá integrar a operação do Banco Popular Portugal, nomeadamente os seus 1.000 trabalhadores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade